Buscar

PEÇA 01 CIVIL NPJ

Prévia do material em texto

DOUTO JUIZ DE DIREITO DA ... VARA CIVEL DA COMARCA DE LONDRINA ESTADO DO PARANÁ.
JOÃO, brasileiro, em uma união estável, profissão, inscrito no CPF n°..., e RG n° ..., com endereço eletrônico..., residente e domiciliado na Rua das Bromélias, n° 100, Londrina-PR, vem, por meio de seu procurador (procuração em anexo e abaixo assinado) propor a presente:
AÇÃO DE USUCAPIÃO RURAL
Com fulcro no art. 191 da CF/88 e art. 1.239 CC e 246 do CPC, em face de JULIÃO, brasileiro, casado, profissão..., inscrito no CPF sob o nº ..., RG nº ..., residente e domiciliado na Rua..., nº ..., Bairro..., cidade..., estado..., pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
1- Dos fatos
Tem-se que o autor possui o imóvel n° ..., localizado à Rua das Bromélias, nº 100, na cidade de Londrina, estado do Paraná, há 9 (nove) anos. O referido imóvel é localizado na área rural e tem extensão de 35 (trinta e cinco) hectares.
O réu é proprietário do referido imóvel (conforme consta na certidão de registro juntada), cujas propriedades confrontantes são: a propriedade a Fazenda da Paz LTDA de propriedade da pessoa jurídica Fazenda da Paz LTDA., endereço ..., e a propriedade de Francisco e Rosa, endereço ..., conforme planta do imóvel e demais especificações anexas.
O autor nunca sofreu qualquer tipo de contestação ou impugnação por parte de quem quer que seja, sendo a sua posse, portanto, e sem oposição e ininterrupta durante todo esse tempo, sem que o proprietário tenha manifestado interesse em reaver a posse do bem. 
O possuidor desde que entrou para o imóvel agiu como se fosse o próprio dono, tendo fixado nele moradia sua e de seu companheiro, bem como tornado a terra produtiva, tirando dela o seu sustento. Inclusive vale ressaltar que o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) era realizado pelo possuidor.
O possuidor não é proprietário de nenhum outro imóvel, seja ele rural ou urbano. Dessa forma, estando presentes todos os requisitos legais exigidos, o autor faz jus à presente ação.
2- Do Direito
Assegura o art. 191 da CF/88 e art. 1.239 do CC que adquirirá a propriedade do imóvel, mediante usucapião especial rural, a situação fática que apresentar a junção de alguns elementos fundamentais, quais sejam:
a) Imóvel rural com extensão até 50 hectares;
b) Exercício da posse sobre esse imóvel sem oposição e ininterrupta pelo lapso temporal de 05 anos;
c) O imóvel utilizado para fins de moradia; e o possuidor, mediante trabalho seu ou com auxílio da família, devem ter tornado a terra produtiva.
d) Possuidor não ser proprietário de nenhum outro imóvel, seja ele rural ou urbano;
Conforme anuncia o art. 941 do CPC, a presente ação, então, terá o condão de declarar o domínio do imóvel ao possuidor, autor da mesma. 
3- Dos pedidos e dos Requerimentos
Ante o exposto, pede seja julgada procedente a presente ação, concedendo ao autor o domínio útil do imóvel em questão.
Para tanto requer:
a- Que seja citado o réu, que é o proprietário do imóvel litigioso para responder a presente ação, bem como requer a designação de audiência de conciliação;
b- Requer ainda nos termos do artigo 246, §3° do Código de Processo a citação de todos os confinantes, ou seja, todos os proprietários dos imóveis que fazem divisa com o imóvel que se pretende usucapir;
c- Que sejam intimados, por via postal, os representantes da Fazenda Pública da União, Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios para que manifestem eventuais interesses na causa;
d- Intimação do Ministério Público, cuja manifestação se faz obrigatória no presente feito;
e- Promove a juntada da certidão do Registro Imobiliário e a planta do imóvel conforme especificado pelo artigo 320 do Código de Processo Civil;
f- Requer a procedência total dos pedidos apresentados;
g- Que a sentença seja transcrita no registro de imóveis, mediante mandado, por constituir esta, título hábil para o respectivo registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis.
Pretende o Autor provar suas argumentações fáticas, documentalmente, apresentando desde já os documentos acostados à peça exordia, protestando pela produção das demais provas que eventualmente se fizerem necessárias no curso da lide.
Dá-se à causa o valor de R$...
Nestes Termos, Pede e Espera Deferimento.
Local/ Data
Advogado
OAB

Continue navegando