Buscar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Prévia do material em texto

PAGE 
Magé, Rio de Janeiro
2016
INTRODUÇÃO:
Este trabalho trata-se de uma pesquisa entre duas pedagogas, uma gestora e uma professora, afim de compreender a clareza do conceito do pedagogo na escola, da função de que cada uma ocupa, como se dão as revelações de trabalho e o objetivo geral deste estudo é definir o perfil do pedagogo que exerce suas atividades profissionais em espaços escolares.
DESENVOLVIMENTO:
Entrevista com a professora Clarisse.
  
1) Em que campo da pedagogia você atua?
Resposta: Licenciatura, professora Clarisse.
2) Em que ano você se formou?
Resposta: No ano de 2010.
3) Descreva as funções do seu cargo.
Resposta: Professora na Educação Infantil.
4) Quais as dificuldades do seu trabalho?
Resposta: As dificuldades são muitas, tanto a violência, quanto a carência a qual atinge a vida da escola, encontra-se também a não participação da família, a falha na infraestrutura escolar e a falta de material, isso provoca um desgaste emocional.
5) Quais as vantagens do seu trabalho?
Resposta: A vantagem é saber que você pode ser útil para melhorar a formação dos futuros cidadãos que irão conviver com seus filhos.
6) A tecnologia está presente em suas ações? De que maneira?
Resposta: Sempre, o uso da informática na Educação implica em novas formas de se comunicar, de pensar, ensinar, aprender, ajuda aqueles que estão com aprendizagem muito além da esperada, me auxilia na integração dos conteúdos curriculares, entre outros.
7) Há situações relacionadas à inclusão em seu campo de atuação?
Resposta: Sim, os alunos estão sendo incluídos nas escolas independentes das características que possam apresentar.
8) As questões de diversidade cultural são trabalhadas? De que maneira?
Resposta: A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre as quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
9) Que conselhos você daria para uma estudante de pedagogia que deseja realizar o mesmo trabalho que você?
Resposta: Siga em frente e nunca desanime frente as dificuldades, que são muitas.
Entrevista com a professora Marta Ferreira.
1) Em que campo da pedagogia você atua?
Resposta: Licenciatura plena em Pedagogia (Gestão, O.E, O.P, Supervisão).
2) Em que ano você se formou?
Resposta: No ano de 2000.
3) Descreva as funções do seu cargo.
Resposta: Organização e Gestão de Sistemas e instituições de ensino englobando:
1- Planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação.
2- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares.
3- Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional em contextos escolares (Transcrição do Art. 4º, parágrafo único da Resolução CNE/CP nº1 de 15 de Maio de 2016 publicado no Diário Oficial Brasília 16/05/2006, Seção 1, p, 11).
4) Quais as dificuldades do seu trabalho?
Resposta: A remuneração do salário. O trabalho é árduo, extenso e não valorizado.
5) Quais as vantagens do seu trabalho?
Resposta: Quando o trabalho é feito em coletivo, como por exemplo o planejamento. A colaboração de toda a equipe refeita no bom desenvolvimento do trabalho e no bom rendimento do aluno, até mesmo aqueles que têm dificuldade na aprendizagem avançam quando as ações são promovidas à estimular o aluno de forma prazerosa proporcionando resultado imediato.
6) A tecnologia está presente em suas ações? De que maneira?
Resposta: Sempre. Facilita a execução do trabalho como por exemplo na utilização de equipamentos: computadores, Datashow, telefone, mídias...
7) Há situações relacionadas à inclusão em seu campo de atuação?
Resposta: Sim, atendemos aproximadamente 20 alunos na sala de recursos.
8) As questões de diversidade cultural são trabalhadas? De que maneira?
Resposta: Sim, através de projetos “Valores na Educação”.
9) Que conselhos você daria para uma estudante de pedagogia que deseja realizar o mesmo trabalho que você?
Resposta: Não desista dos seus sonhos, a Educação precisa de você... As dificuldades sempre estarão presentes, porém sempre serão superadas... Coragem e avance sempre!!
Frente à diversidade cultural, política e subjetiva que cada aluno traz consigo, assim como cada professor também carrega enraizada em seu ser, o pedagogo é o profissional responsável por abrir caminhos frente a essas diversidades de modo que elas sejam expostas ao mundo como processos conscientes que são elementos constituintes do ser e que por isso não podem ser descartados nas relações humanas, nem mesmo entre os pequenos aprendizes nos anos iniciais de escolarização.
Mas para isso o pedagogo atenta-se para o currículo, ou seja, para aquilo que se deve ser ensinado como ponto principal e também para a metodologia, ou seja, para como se deve ensinar.
O pedagogo deve estar atento ao currículo escolar para que este, ao ser registrado, mostre apenas os saberes cientificamente consagrados em depreciação dos saberes popularmente considerados parte da cultura de uma região. Cultura e currículo, costumes locais e disciplinas escolares, dogmas de fé e ciência, cabem todos no planejamento de bom currículo escolar que preza pela diversidade e pela integração do aluno.
 Como membro de uma comunidade, no entanto todo esse processo do direito à educação escolar se dá em uma sociedade como a nossa marcada estruturalmente por desigualdades, discriminação e processos de negação do “outro”, os diferentes e marginalizados. Uma escola para todos e todas foi a grande luta do século XX. Universalizar a escolarização, expandir os sistemas escolares, garantir o acesso de todas as crianças e jovens, ampliar os anos de escolarização obrigatória. Estas têm sido metas continuamente revisitadas, reconfiguradas e atualizadas ainda não plenamente conquistadas, apesar dos grandes avanços realizados.
CONCLUSÃO:  
 
O trabalho do pedagogo faz sentido em longo prazo, é um processo de construção contínuo e nas falas percebe-se a importância dada a esse fato, o crescimento pessoal e profissional se dá no coletivo das ações e situações cotidianas, nos combates diários e nas diversidades, assim como nas alegrias, nas conquistas positivas, constituindo-se dualidades permanentes. 
De certa forma, acredita-se que se conseguiu atingir o objetivo de apresentar as análises do sentido do trabalho para pedagogos, e assim, possibilitar apresenta-las como sujeito sociais da e para Educação Escolar, apresentando sua historicidade. Foi possível constatar os diferentes momentos do trabalho, o ser humano na sua integridade de ser social, produzindo, transformando, em poucos momentos lutando contra a acomodação sendo sujeito da próxis, transformações das circunstâncias com a atividade humana.
São os cotidianos escolares, nas suas diversidades, flexibilidades, inseguranças, responsabilidades. Os pedagogos que atuam nas escolas de hoje, com algumas exceções, são pedagogos que apesar de toda a fragilidade, procuram fazer o melhor nas situações que ocorrem no cotidiano escolar, e que fogem do seu controle e à sua própria formação.
REFERÊNCIAS:
 
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? .-2.ed.- São Paulo: Cortez, 1999.
MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MINARELLI, J.A. Empregabilidade: o caminho das pedras. São Paulo: Editora Gente, 1995.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
aNA meirilian pedro solano
Dione pereira de carvalho camargo
Marcela cavalcante carreira
suienne silva marques vieitas
produção textual interdisciplinar em grupo
Magé, Rio de Janeiro
2016
aNA meirilian pedro solano
Dione pereira de carvalho camargo
Marcela cavalcante carreira
suienne silva marques vieitas
produção textual interdisciplinar em grupo
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia- Licenciatura da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Pedagogia em Espaços Escolares e não Escolares; Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Ético-Raciais e Seminário Interdisciplinar III.
Professores: Amanda Zili, Eduardo Alberto da Silva, Leandro Leocádio, Lucy Mara Conceição, Sandra Regina dos Reis, Sandra Vedoato, Taísa Grasiela Gonçalves, Tatiane Jardim, Tirza Cosmos, Vilze Vidotti Costa.

Continue navegando