Buscar

modelo MAPA (iniciação esportiva)

Prévia do material em texto

1874038-5
João Paulo da Conceição Tosta
O Badminton foi criado no século XIX na Inglaterra, inspirado no jogo que era praticado na Índia chamado de Poona. O nome do esporte esta relacionado com a Badminrton House, local que supostamente foi jogado pela primeira vez, A Badminton House era propriedade do Duque de Beaufort’s.
Sua consolidação se deu com a fundação da “Federação Internacional de Badminton”, em 1934. atualmente o nome desse órgão é Federação Mundial de Badminton (BWF) e sua sede está localizada na cidade de Gloucestershire, na Inglaterra. Hoje mais de 130 países são membros da federação, alguns países que dominam esse esporte são: China, Indonésia, Coréia e Malásia.
Essa modalidade foi incluso nas Olimpíadas na década de 90, sua estréia aconteceu nas olimpíadas de Barcelona em 1992. Em 1993 foi criada a “Confederação Brasileira de Badminton”.
Jogo de peteca na rua.
01 peteca, 01 giz para marcação.
02 ou mais participantes a partir dos 5 anos de idade.
Um jogador inicia impulsionando a peteca para o alto, numa manobra semelhante ao saque usado no vôlei. Ele segura a peteca com uma das mãos e com a outra dá um tapa, de baixo para cima.
Todos os jogadores precisam manter a peteca no ar dando-lhe tapas, para impedi-la de cair no chão, o participante que deixar cair perde ponto na partida. Agilidade, Cooperação, Coordenação motora, Atenção, Velocidade,Força são habilidades fundamentais nessa brincadeira.
A brincadeira é praticada na rua, onde os participantes marcam o meio com o giz simulando a rede, e também as linhas finais de cada time.
 Um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo e sacar a peteca, fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária.
 Ao receber a peteca em seu campo, a equipe tem o direito de fazer um único movimento para devolvê-la ao campo adversário. Caso não consiga fazê-lo com apenas um toque, é declarado ponto da equipe adversária.
Caso a peteca atravesse a linha de fundo ou as linhas laterais ao ser mandada para o campo adversário, é declarado ponto da equipe adversária.
Nunca tive a oportunidade de praticar essa modalidade.
Não se sabe com precisão como o beisebol surgiu. Porém, estudiosos acreditam que sua criaçãoo seja baseada em esportes de taco e bola da Inglaterra, assim como o Cricket. A primeira referência de algo relacionado ao esporte que se tem conhecimento data de 1744, numa publicaçãoo britânica chamada “A Little Pretty Pocket-Book”, que, através de rimas, descreve um campo com caracterí­sticas semelhantes as do beisebol, tendo o que seria o “infield” em formato triangular e postes no lugar das bases.
Em 1755 foram escritos relatos por William Bray que descreviam um jogo com bases, criado na Inglaterra chamado “rounders”.
Em 1796 foi citado num livro alemão um jogo que envolvia dois times, no qual o rebatedor tinha três chances para acertar a bola e só era necessária uma eliminação para que as equipes invertessem de posição.
Na década de 1830, foram feitos artigos sobre jogos pela América do Norte, conhecidos como “town ball”, “round-ball” ou “base-ball”, com descrições detalhadas que se aproximavam muito do beisebol (diferenciavam-se por ter cinco bases ao invés de quatro e aconteciam eliminações caso a defesa pegasse a bola após o primeiro quique no campo). Após um encontro em de historiadores em 1907 nos EUA, conclui-se que o Beisebol foi inventado em 1839, por Abner Doubleday em Nova Iorque.
Em 1845, um bombeiro membro do clube “Knickerbockers” da cidade de Nova Yorque comandou a criação de códigos voltados para o jogo, que modificaram diversas regras (algumas ainda presentes no esporte) e adotou-se uma bola menor e mais dura que as utilizadas anteriormente. A primeira partida oficial nos Estados Unidos ocorreu em 19 de Junho de 1846, entre os Knickerbockers e o New York Nine, que teve o placar final de 1-23.  À partir daí­, durante o restante do século XIX, o código dos Knickbockers serviu de base para a formulação das regras do beisebol moderno.
Brincadeira de Taco
01Garrafa Pet(para servir de base), 01 bola de tênis, bastões(podem ser feitos com cabos de vassoura), giz para marcar a base.
4 participantes ou mais, crianças acima de 08 anos.
Duas crianças são os rebatedores, que ficam com o taco de madeira para protegerem a base da dupla de lançadores. O objetivo dos lançadores é derrubar a base com a bolinha ou com chutes. Agilidade, Cooperação, Coordenação motora, Atenção, Mira, Velocidade,Força são habilidades fundamentais nessa brincadeira.
o grupo é dividido em dois times: um começa com os tacos – são os rebatedores – e outro com a bola – são os lançadores.
  Os lançadores devem tentar derrubar a base oposta com a bolinha, enquanto os rebatedores devem defender a base com o taco. 
Se o rebatedor acertar a bola, o lançador que a jogou corre para pegá-la. Enquanto, isso, os rebatedores correm entre as bases e batem os tacos quando se cruzam. Cada batida vale um ponto.
Quando o lançador pega a bola, os rebatedores param de correr. Se a base for derrubada, os times trocam de posição. Se houver mais de duas duplas os rebatedores saem, os lançadores viram rebatedores e uma nova dupla ocupa os lugares de lançador.
Nunca tive a oportunidade de praticar essa modalidade.

Continue navegando