Buscar

atividade 1 - hidráulica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hidraulica 
Curso de Engenharia Civil (2020/1) 
 
Importância da Hidrodinâmica na Engenharia Civil
Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE
Hidrodinâmica é parte da Física que estuda os fluidos em movimento, na engenharia civil aplicasse esse conteúdo em vários aspectos sendo um deles os cálculos para dimensionar a vazão, pressão e volume das obras hidráulicas.
De acordo com Azevedo Netto foram os holandeses que executaram as primeiras obras hidráulicas no Brasil que incluíam construções de diques, obras de drenagem, execução de canais e ancoradouros (AZEVEDO NETTO, 1886:39). A atuação dos portugueses nas obras hidráulicas deu-se através dos trabalhos desenvolvidos pelos engenheiros enviados para a Colônia. As principais obras hidráulicas desse período forma destinadas a “suprir as cidades com água através de aquedutos e chafarizes públicos” (AZEVEDO NETTO, 1886:39).
 No período imperial, com o advento dos melhoramentos urbanos, iniciaram-se os estudos e a execução de obras de saneamento, da produção naval, do sistema de navegação, da reaparelhagem dos portos, entre outros. Nesses tempos a mão de obra especializada para tais obras era vinda do exterior como citado acima, viu se então a importância de implementar a Hidráulica e sendo assim a explicação da Hidrodinâmica como disciplina no curriculum de engenharia civil, pois era especificamente para formar profissionais habilitados para desenvolver obras de melhoramento do país.
 Os melhoramentos se mostravam necessários para construção da nação moderna. Sendo atribuída ao planejamento e execução de obras ligadas aos diversos usos dos recursos hídricos, atendendo às necessidades básicas da população e possibilitando melhorias na saúde pública e também nas atividades econômicas desde então. Os sistemas fluviais de navegação demandam obras como diques e comportas, além do estudo de cursos d’água e planejamento de rotas. No setor de saneamento, executa obras de abastecimento e tratamento de água, sistemas de esgoto etc. Nesta área, os órgãos estatais são os principais empregadores.
Na construção civil, ele planeja o sistema de abastecimento de água e o de esgoto dos prédios, determinando os materiais mais adequados, como encanamentos e tubulações.
1

Continue navegando