Buscar

1. GENERALIDADES A ciência da engenharia denominada mecânica dos fluidos desenvolveu-se através de um entendimento das propriedades dos fluidos1 (t...

1. GENERALIDADES
A ciência da engenharia denominada mecânica dos fluidos desenvolveu-se através de um entendimento das propriedades dos fluidos1 (tanto em repouso quanto em movimento), da aplicação das leis fundamentais da mecânica e da termodinâmica e da experimentação metódica.
O significado etimológico da palavra hidráulica é a “condução de água” (do grego hydor, água e aulos, tubos condução). Entretanto a engenharia hidráulica envolve a aplicação de princípios e métodos da engenharia para o controle, conservação e utilização dos fluidos. A hidráulica pode ser dividida em Geral ou Teórica e Aplicada ou Hidrotécnica. A Hidráulica Geral se aproxima muito da mecânica dos fluidos e pode ser subdividida em Hidrostática2, Hidrocinemática3 e Hidrodinâmica4; já a Hidráulica Aplicada é a aplicação prática dos conhecimentos científicos da Mecânica dos Fluidos e da observação criteriosa dos fenômenos relacionados à água parada ou em movimento. As áreas de atuação da Hidráulica Aplicada são: Urbana (sistemas de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, sistema de drenagem pluvial, canais); Rural: (sistemas de drenagem, sistemas de irrigação, sistemas de água potável e esgotos); Instalações Prediais: (industriais, comerciais, residenciais e públicas); Lazer e Paisagismo; Estradas (drenagem); Defesa contra inundações; Geração de energia; Navegação e Obras Marítimas e Fluviais. Os instrumentos utilizados na atividade profissional da Hidráulica Aplicada são: analogias, cálculos teóricos, e empíricos, modelos físicos, modelos matemáticos de simulação, hidrologia. Os acessórios, materiais e estruturas utilizados na prática da Hidráulica Aplicada são: Tubulações, aterros, barragens, bombas, canais, válvulas, vertedores, etc.


Essa pergunta também está no material:

HIDRAULICA_AGRICOLA (1)
115 pág.

Hidráulica I Universidade Federal do PiauíUniversidade Federal do Piauí

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A mecânica dos fluidos é uma ciência da engenharia que estuda as propriedades dos fluidos, tanto em repouso quanto em movimento. Ela se baseia nas leis fundamentais da mecânica e da termodinâmica, além de utilizar a experimentação metódica. A engenharia hidráulica, por sua vez, aplica os princípios e métodos da engenharia para o controle, conservação e utilização dos fluidos. Ela pode ser dividida em hidráulica geral (que se aproxima da mecânica dos fluidos e engloba a hidrostática, hidrocinemática e hidrodinâmica) e hidráulica aplicada (que se dedica à aplicação prática dos conhecimentos científicos da mecânica dos fluidos e à observação dos fenômenos relacionados à água parada ou em movimento). A hidráulica aplicada atua em diversas áreas, como sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, sistemas de irrigação, entre outros. Os profissionais dessa área utilizam instrumentos como analogias, cálculos teóricos e empíricos, modelos físicos, modelos matemáticos de simulação e conhecimentos de hidrologia. Além disso, são utilizados acessórios, materiais e estruturas como tubulações, barragens, bombas, canais, válvulas, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais