Buscar

manejo e conservação do solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Assunto: Fase líquida e fase gasosa do solo 
1. Quais são os componentes da fase líquida do solo, e em que local do solo ela se encontra?
A fase líquida forma a solução do solo, onde se encontram elementos químicos. H2O + substâncias inorgânicas (íons e sais) e orgânicas dissolvidas. A solução do solo ocupa os poros menores do solo (microporos, que são os poros com diâmetro menor do que 0,05mm). Portanto, os microporos do solo são responsáveis pela retenção e armazenamento da fase líquida do solo.
2. Comente sobre a importância da fase líquida do solo?
A água é essencial para a sobrevivência das plantas e dos organismos do solo. Influencia a atividade microbiana e está diretamente relacionada a absorção de nutrientes pelas plantas. É o meio de onde as plantas absorvem os elementos químicos. Portanto, só são absorvidos pelas plantas os elementos que estão em forma acessível (íons), dissolvidos na solução do solo, e em contato com as raízes.
3. Qual é a relação existente entre a fase sólida e a fase líquida do solo?
A absorção de íons pelas plantas e perdas de íons (lixiviação, erosão) são as principais formas de diminuição de íons na solução do solo. Nesse caso há uma migração de íons da fase sólida para a fase líquida, para restabelecer o equilíbrio. A fase sólida funciona como um reservatório repondo os íons que saem da solução do solo pela absorção pelas plantas ou por perdas.
4. Quais são os componentes da fase gasosa do solo, e em que local do solo ela se encontra?
O ar do solo contém os mesmos componentes do ar atmosférico: O2; CO2 e N2. Entretanto, o ar do solo contém de 10 a 100 vezes mais CO2, e pouco menos de O2 do que o ar atmosférico. Isso ocorre devido a atividade dos microrganismos aeróbios decompositores e a respiração das raízes das plantas;A fase gasosa do solo ou ar do solo ocupa os macroporos do solo (poros com diâmetro maior do que 0,05mm). Macroporos – localizam-se entre os agregados.
5. Comente as consequências (pelo menos 3) da baixa aeração nos solos?
1) Não permite a troca de ar do solo com a atmosfera(solo pobre em O²)
2) Água em excesso que vai dificultar respiração radicular
3) Transporte de água e nutrientes prejudicado
6. O que é denitrificação, em que condições ela ocorre, e qual é a sua consequência?
É a redução do nitrato (NO3-) para formas gasosas (N2 e N2O), pela ação de microrganismos anaeróbios.Ocorre em condição de excesso de umidade no solo, que leva a falta de O2, e em presença de resíduos vegetais, que servem como fonte de energia para essas bactérias responsáveis pelo processo. Do ponto de vista agrícola, a denitrificação representa a perda de um nutriente importante e caro (o N). Do ponto de vista ambiental, a denitrificação é um problema, pois o N2O é um dos gases do efeito estufa.
7. Explique em que condições o solo possui baixa aeração?
Em condição de aeração deficiente no solo, o crescimento das plantas é prejudicado A maioria das plantas não sobrevive quando o teor de O2 no ar do solo é inferior a 10-15%. Exceção é a cultura do arroz cultivado em solos inundados e plantas aquáticas. Essas plantas possuem estruturas próprias (aerênquimas) que conduzem O2 do ar atmosférico até as raízes; Em condição de aeração deficiente no solo há diminuição na taxa de decomposição de restos vegetais e da matéria orgânica do solo pelos microrganismos aeróbios – acúmulo de matéria orgânica no solo - solos orgânicos. Em condição de aeração deficiente no solo, outros compostos passam a receber elétrons (sofrem redução). Com isso, nutrientes como N e S são reduzidos e convertidos para formas gasosas (N2O; N2 ; H2S) que são perdidos para atmosfera por volatilização; Outros nutrientes como o Fe e Mn na forma reduzida (Fe2+ e Mn2+ ) são mais solúveis, e com isso mais absorvidos pelas plantas, podendo ocorrer toxidez
8. Cite e esquematize o que é um solo ideal do ponto de vista físico (fase sólida, fase líquida, fase gasosa)?
Do ponto de vista físico, um solo ideal na fase líquida , e um solo com boa retenção de H2O e muitos microporos, pois são responsáveis pela retenção e armazenamento da fase líquida do solo.
Do ponto de vista físico, um solo ideal na fase sólida, e um solo com boa quantidade e qualidade de materiaorganica, sendo assim um solo repleto de composto humico.
Do ponto de vista físico, um solo ideal na fase gasosa, e um solo que an fases líquida (água) e gasosa (ar) ocupam os poros, que são formados pela agregação das partículas sólidas, ou seja, estas se juntam formando estruturas, entre as quais se formam poros pelos quais a água e o ar entram no solo.Como visto, as fases líquida e gasosa ocupam o espaço poroso do solo, o qual é formado pela agregação das partículas sólidas, sendo assim um solo ideal na fase gasosa vendo do ponto de vista físico e um solo com boa aeração e repleto de macro e micro poros. 
 
Assunto: Textura do solo
1. Defina textura do solo?
Refere-se a proporção relativa das partículas minerais areia, silte e argila presentes no solo. Tamanho das partículas, granulometria.
2. O que um solo precisa ter para ser classificado como arenoso, de textura média, argiloso e muito argiloso?
teor de argila menor que 15% e teor de areia acima de 85% = muito arenoso
teor argila 15% e teor de areia 35% textura média
teor de argila 60% e teor de areia até 36% = textura média
se tiver teor de argila acima de 60% = muito argiloso
3. Por que existem solos com maior ou menor teor de argila? É possível mudar a textura do solo, justifique? A textura do solo pode variar dentro de uma propriedade?
A textura do solo é função dos fatores de formação do solo, como material de origem, relevo, clima, tempo. Então dependendo da ação conjunta desses fatores temos solos com diferentes teores de argila. 
A textura é uma característica estável do solo, ou seja, não muda.
Sim a textura pode variar dentro de uma propriedade.
4. Explique a influência da textura do solo na disponibilidade de nutrientes?
A textura do solo influencia a CTC do solo. 
Solo mais argiloso, maior CTC e com isso menores perdas de cátions por lixiviação.
5. Há relação entre o teor de argila e a dose de calcário a ser aplicada em uma área? Justifique a resposta.
Quanto maior o teor de argila do solo, mais o solo será dreno do que fonte de P, solo argiloso possui maior CTC, maior poder tampão, e com isso a dose de calcário a ser aplicada para elevar o pH do solo deve ser maior.
6. Há relação entre o teor de argila e a dose de gesso a ser aplicada em uma área? Justifique a resposta.
NG (Kg/ha) = 6 x teor de argila, em g/kg g/kg = % x 10 NG = necessidade de gesso; teor de argila da camada subsuperficial do solo (20-40cm); (40-60cm) Ex: solo com 40% de argila = 400 g/kg de argila NG (kg/ha) = 6 x 400 = 2400 kg/ha Solos com altos teores de Al3+ (m% > 30% e Al3+ > 0,5 cmolc /dm3 ), e com baixos teores de Ca2+ (Ca ≤ 0,4 cmolc /dm3 ) na camada subsuperficial (20-40cm), são os que mais respondem a aplicação de gesso agrícola.
7. Onde a eficiência da adubação fosfatada é maior, em um solo arenoso ou em um solo argiloso? Justifique?
Eficiência maior em um solo arenoso, pois quanto maior o teor de argila maior vai ser o dreno do solo. Pois o fósforo se liga com óxidos de Alumínio e ferro e passa a estar indisponível para a planta. Surgindo assim uma perda estimada de 80% do fósforo que colocamos no solo.
8. Comente a influência da textura do solo na drenagem e na retenção de água no solo?
Solos mais arenosos tende a ter mais facilidade na drenagem, assim não deixando o solo encharcado diferente de solos argilosos. E o ponto positivo é que solos mais argilosos tende a ter uma retenção maior de água. Solos arenosos perdem água com muita facilidade.
9. Explique o efeito da textura na suscetibilidade do solo a compactação e na suscetibilidade a erosão?
Solos argilosos possuem maior coesão, quando secos, e maior adesão, quando úmidos, o que dificulta o preparo e torna-os mais suscetíveis a compactação. Solos arenosos são mais suscetíveis a erosão, pois apresentam menor agregação.
10. Quais sãoas limitações e quais são as vantagens dos solos arenosos?
água, perdendo toda água muito rápido. Grande suscetibilidade a erosão hídrica, baixos teores de matéria orgânica, baixa CTC, perdas elevadas de nutrientes por lixiviação; geralmente baixa fertilidade natural. O ponto positivo é que possui bastante macroporos. Limitações é que solos arenosos não possui microporos e tem baixa retenção de possui uma drenagem grande, grande aeração, facilita penetração de nutrientes, menos propenso a compactação.
11. Pode-se afirmar que quanto maior o teor de argila do solo melhor são as condições do solo para o desenvolvimento das plantas? Justifique
Não se pode dizer que quanto maior o teor de argila de solo melhor as condições do solo.
Solos muito argilosos o preparo é mais difícil são mais suscetíveis a compactação e podem ter baixa macroporosidade e pior drenagem. Com isso, pode favorecer o surgimento de doenças de raízes.

Outros materiais