Buscar

Módulo 1 e 2 teoria política

Prévia do material em texto

Adriana Fraga da Motta - RA: D988DD7 - Serviço Social - 3º Semestre
Teoria Política – Módulo 1
1. Alternativa: C - A estrutura da obra de Aristóteles é dividida em cinco tratados separados e entre eles é abordado a organização familiar onde diz que o Estado se estabelece a partir da organização familiar.
2. Alternativa: C - No feudalismo a sociedade era dividida entre clero, nobres e servos, onde o poder estava centralizado nas mãos dos donos das terras, os senhores feudais.
3. Alternativa: C – O surgimento da polis (cidade-estado) foi o elemento decisivo para que a política fosse criando suas bases no mundo grego.
4. Alternativa: C – Exercício de poder pela maioria no interesse próprio.
5. Alternativa: C – A figura real está sujeita a uma constituição, mesmo que não escrita. Seus poderes são limitados pela lei.
6. Alternativa: D – O Recall foi criado nos Estados Unidos e permite revogar a eleição de um legislador ou funcionário eletivo.
7. Alternativa: B – O escravo só tinha sua mão de obra para oferecer e não possuía direito algum.
8. Alternativa: C – Foi uma junção de várias cidade-estado pois a organização política da Grécia era dada pelas condições geográficas e econômicas, pois ela era dividida em pequenas unidades econômicas.
Módulo 2
1. Alternativa: A – A Igreja Católica tinha um papel autoritário no sentido de controlar e fazer a manutenção sagrada em grande parte da Europa, para não perder sua hegemonia.
2. Alternativa: D – Tomás de Aquino retomou os conceitos de Aristóteles e os adaptou às condições da sociedade cristã, afirmando que a ação política é ética e a lei um mecanismo regulador que promove a felicidade.
3. Alternativa: D – Para Tomás de Aquino esses conceitos não se chocam ou se confundem, eles são harmônicos mesmo sendo distintos.
4. Alternativa: B – Para Tomás de Aquino existe somente: a Lei Externa, Lei Divina, Lei Humana e Lei Natural.
5. Alternativa B – A arte era influenciada pela ciência.
6. Alternativa: E – Os servos recebiam terras dos senhores feudais para o cultivo, dessa forma desenvolvia uma relação de obediência e subordinação, mas em nenhum momento essas terras passariam a ser dos servos.
7. Alternativa: B – A arte era influenciada pela ciência.

Continue navegando