Buscar

Exercício fixação ltda 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI
CURSO: DIREITO 7º PERÍODO
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL PROFA. MSC. JANAINA DE CASTRO
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO UNIDADE IV – Sociedade Ltda.
Rua Uruguai, n. 458, Centro, Bloco D1 - CEP 88302-202 - Itajaí – SC
NOME: 
1- (CESPE - 2007 - DPE - CE - Defensor Público) Marcos Oliveira, Antônio Silva e Paulo Perez constituíram sociedade designada Oliveira, Silva & Perez Serviços Gerais Ltda., para atuar no ramo de prestação de serviços de limpeza e conservação de outras pessoas jurídicas, sendo Paulo Perez o sócio majoritário. Tendo Paulo Perez sido executado pessoalmente, o credor requereu a penhora de suas quotas, a fim de garantir a execução.
Acerca da situação hipotética acima e das normas relativas às sociedades limitadas, julgue o item:
“Os sócios da Oliveira, Silva & Perez Serviços Gerais Ltda. respondem solidariamente pela exata estimação dos bens conferidos ao capital social até o prazo de cinco anos da data do registro da sociedade”.
a) Está correto.
b) Está errado.
c) Não há revisão legal na legislação pátria que trate sobre o tema.
d) Nenhuma das alternativas.
2- Se todas as quotas de uma sociedade limitada forem adquiridas por um único sócio, essa sociedade:
a) dissolve-se imediatamente
b) extingue-se de pleno direito, pois a legislação brasileira não admite a figura da sociedade unipessoal
c) pode subsistir sem a pluralidade de sócios até 180 dias
d) automaticamente transforma-se em firma individual
3- (CESPE - Exame de Ordem - 2006) Assinale a opção correta com relação ao direito societário moderno:
a) Na sociedade comum, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas.
b) constitui hipótese de dissolução e liquidação da sociedade empresária a unipessoalidade, caso a pluralidade de sócios não tenha sido recomposta no prazo de 180 dias.
c) O quorum de deliberação para a nomeação do administrador não-sócio, em sociedade limitada cujo capital social ainda não esteja integralizado, será de dois terços do respectivo capital social.
d) A formação do capital social da sociedade anônima deve se dar necessariamente com a contribuição pecuniária.
4- (MG - Exame de Ordem - 2007/03) Quais os requisitos para a exclusão extrajudicial de sócio de sociedade limitada?
5- (GO - Exame de Ordem - 2003/03) A Clínica de Repouso Santa Clara LTDA sociedade constituída por tempo indeterminado com o capital de 6 (seis) sócios, cujas quotas integralizadas eram em número de 100 para cada um e patrimônio total avaliado em R$3.000.000,00 (três milhões de reais), por meras divergências
de natureza administrativa, sem qualquer previsão legal, teve um dos sócios Joaquim Schmidt expulso da sociedade pelos demais, sem qualquer ressarcimento ou apuração de haveres, o que causou imediata reação por parte do sócio prejudicado, através da competente ação judicial.
PERGUNTA-SE:
A) Qual a ação proposta pelo mesmo, no sentido de recuperar seu capital investido?
B) Qual outro tipo de ação complementar ele pode propor no caso?
6- (MG - Exame de Ordem - 2008/02 – com adaptações) Chico Anísio é sócio do conhecido bar Chico do Gato (Chico do Gato Ltda. – Sociedade Empresária). Até o dia 01/10/2017, além de Chico Anísio, fazia parte da sociedade a Senhora Maria Oleaginosa. Chico adquiriu as cotas de Maria, registrando tal alteração na Junta, em 05/10/2017. Todavia, ainda não providenciou a recomposição da pluralidade do quadro social.
Pergunta-se: Quais as conseqüências jurídicas advirão desse fato?
7- (Exame de Ordem – CESPE – 2009/02) Os sócios da Frente e Verso Tecidos Ltda. praticaram atos desvirtuados da função da pessoa jurídica, constatando-se fraude relativa à sua autonomia patrimonial. Os credores propuseram a ação judicial competente e o juízo a quo decretou a desconsideração da personalidade jurídica da referida sociedade. Considerando a situação hipotética apresentada e a disciplina normativa da desconsideração da personalidade jurídica, assinale a opção correta.
a) A decretação da desconsideração da personalidade jurídica da Frente e Verso Tecidos Ltda. acarreta sua liquidação.
b) A decisão judicial importará na extinção da Frente e Verso Tecidos Ltda., com a posterior liquidação de seus bens materiais e imateriais.
c) A desconsideração da personalidade jurídica importará na retirada momentânea da autonomia patrimonial da Frente e Verso Tecidos Ltda., para estender os efeitos de suas obrigações aos bens particulares de seus sócios.
d) O juízo a quo não tem competência para decretar a desconsideração da personalidade jurídica da Frente e Verso Tecidos Ltda., mas apenas para decidir por sua dissolução, total ou parcial, nos casos de fraude relativa à autonomia patrimonial.
8- (CESPE - 2007 - TJ-TO - Juiz) Considere que SB Móveis Ltda. possua vários móveis, imóveis, marcas e lojas intituladas de Super Bom Móveis, em diversos pontos da cidade. Nessa situação, à luz da disciplina jurídica do direito de empresa, assinale a opção correta.
a) O ponto empresarial confunde-se com o imóvel onde funciona cada loja da SB Móveis Ltda
b) O aviamento e o nome fantasia Super Bom Móveis são elementos integrantes do estabelecimento empresarial da SB Móveis Ltda.
c) A lei veda a alienação do nome empresarial da SB Móveis Ltda.
d) Pelo princípio da veracidade, o nome empresarial da SB Móveis Ltda. deve se distinguir de outros já existentes.
9- (CESPE - 2008 - TJ-AL - Juiz) O massagista Rogério colocou nos fundos de sua casa equipamentos voltados para a prática de exercícios físicos, que utilizou para prestar serviços onerosos ao público em geral por meio de uma academia de ginástica, identificada pela designação de Aleatória Work-Out, conforme cartaz afixado sobre a porta do imóvel. Após dois anos, a atividade alcançou substancial desempenho, o que levou Rogério a alugar um imóvel para reinstalar a academia, bem como a contratar uma secretária e dois fisioterapeutas para auxiliá-lo com os clientes. Esse sucesso chamou a atenção de Serviços do Corpo Ltda., academia concorrente, que propôs a Rogério o trespasse de seu estabelecimento empresarial para a sociedade limitada, celebrando-se esse negócio. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
a) A alienação só valerá se Rogério estiver inscrito no Registro Público de Empresas Mercantis como empresário ou como sociedade empresária, sem o que faltará requisito essencial ao negócio de trespasse.
b) Os débitos vincendos referentes às atividades da academia serão assumidos por Serviços do Corpo Ltda., mas Rogério continuará por eles solidariamente responsável pelo prazo de um ano, contado da data da publicação do negócio de trespasse.
c) A designação Aleatória Work-Out constitui o título do estabelecimento alienado, e a negociação desse bem pelo trespasse ocorrerá sob as mesmas regras aplicáveis ao nome empresarial.
d) Publicado o negócio de trespasse, os clientes da academia de Rogério deverão adimplir suas mensalidades perante o adquirente do estabelecimento, mas qualquer pagamento dessa natureza feito de boa-fé ao alienante valerá contra a sociedade limitada.
10- (CESPE - 2007 - TJ-PI - Juiz) Julgue os itens que se seguem, acerca das sociedades limitadas. I Considere a seguinte situação hipotética. Lana, Taís e Bruna constituíram a LTB Móveis Usados Ltda. e, no momento da integralização do capital social, apenas Taís integralizou suas quotas. Nessa situação, Taís permanece solidariamente responsável pela integralização das quotas de Lana e Bruna.
II A lei veda expressamente a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas aplicáveis às sociedades anônimas.
III O capital social das sociedades limitadas divide-se em quotas, as quais são sempre indivisíveis em relação à sociedade.
IV Considere a seguinte situação hipotética: Irandir é sócio de sociedade limitada e pretende ceder a integralidade de suas quotas sociais a pessoa estranha ao quadro de sócios. Nessa situação, Irandir somente poderá ceder suas quotas, no caso de omissão do contrato social a respeito, se nãohouver oposição de titulares de mais de um quarto do capital social.
A quantidade de itens certos é igual a:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

Continue navegando