Buscar

1 A INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DE CEMENTAÇÃO EM PINHÃO DE MOTO AÇO 1045

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEMENTAÇÃO SÓLIDA NO AÇO SAE 8620
Alexandre Weber Freitas
Joni Rodrigues
Juliano Medeiros Thomas
Luana Eche
Mylena Nasi
Engenharia Mecânica – Campus de Santo Ângelo
1. INTRODUÇÃO
O aço SAE 8620 é um aço para cementação e posterior beneficiamento ligado ao níquel, cromo, e molibdênio o que lhe confere melhor aptidão ao tratamento térmico, principalmente ao de cementação, pois mantem o núcleo ainda com uma resistência mínima bastante aceitável. Geralmente, o aço SAE 8620 é utilizado em pinos guia, anéis de engrenagem, colunas, cruzetas, catracas, capas, eixos, coroas, virabrequins, eixos comando, pinhões e engrenagens em geral. Leva-se em conta que o núcleo do material tenha alta tenacidade e uma resistência mínima acima daquela que apresentam materiais no estado recozido.
A cementação consiste na introdução de maiores quantidades de carbono em superfícies de aço com baixo conteúdo de carbono. No processo de cementação sólida, o elemento é colocado em uma caixa de aço contendo substâncias ricas em carbono: carvão e carbonato de sódio. Em seguida a peça é colocada no forno em torno de 930°C durante o tempo necessário para obter a camada desejada. Após isso, a peça é submetida ao temperamento para atingir a dureza.
O objetivo do presente trabalho é analisar as propriedades mecânicas causadas pela influência do tratamento térmico de cementação sólida no aço SAE 8620.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização do tratamento utilizou-se 1 corpo de prova aço SAE 8620, com 10 milímetros de diâmetro. Inicialmente realizou-se a medição da dureza do corpo de prova antes da realizar a cementação sólida, obteve-se como resultado uma dureza de 235 HB. Após a medição o corpo de prova foi colocado em uma caixa de aço com uma mistura de 80% de grafite, 15% de carvão ativado e 5% de carbonato de sódio, e selada com argila. A caixa foi levada ao forno á uma temperatura de 925°C por um tempo de 3 horas. Depois do corpo de prova ser mantido no forno o tempo necessário, a caixa foi retirada e resfriada á temperatura ambiente.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
4. CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS
ASKELAND, D. R; WRIGHT, W. J. Ciência e engenharia dos materiais. 3ª edição São Paulo, 2016.
KIECKOW, FLÁVIO. Princípios de Tratamentos Térmicos em Aços e Ferros Fundidos. 46 p. Apostila.

Continue navegando