Buscar

Análise Financeira e Contábil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão n°1: Tanto a prática como a literatura têm revelado que a análise financeira e de balanços é uma das tarefas mais difíceis e complexas entre as inúmeras que os contadores possuem na missão de contribuir para o desenvolvimento das empresas. Ora, talvez se pudesse questionar: a análise financeira e de balanços não se constitui numa mera apuração de índices cujas formas já se encontram montadas ou formalizadas? Onde reside, então, a complexidade e a dificuldade? A resposta é extremamente simples. Apurar ou calcular índices é uma tarefa bastante simplista, tendo em vista que as fórmulas já se encontram padronizadas. O que se precisa é meramente um conhecimento de matemática básica ou financeira e saber classificar e extrair as contas das demonstrações a fim de se aplicá-las às fórmulas, atividades estas estudadas em qualquer curso técnico ou superior de Contabilidade. O grande desafio do problema em questão é justamente a análise ou interpretação destes cálculos ou dos índices extraídos. Calcular é muito simples, mas não é uma atividade que se encerra em si. Indispensável é reforçar a necessidade de bem interpretar os dados e informações. Assim sendo, indique algumas razões que justifiquem a importância da análise das demonstrações contábeis para as empresas e demais usuários das informações contábeis. 
O objetivo das demonstrações contábeis é proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho dos fluxos de caixa e também apresentar resultados da atuação da administração da empresa. 
Como dito no enunciado, calcular é muito simples, o grande desafio está em analisar e interpretar os dados. Através deles é possível identificar os pontos fortes e fracos do desempenho operacional e financeiro da empresa.
A análise e interpretação das informações das demonstrações contábeis são de suma importância, pois através deste você pode identificar como está à saúde financeira da empresa, diante disto o gestor/administrador pode tomar decisões estratégicas, melhorar o desempenho da empresa, assim como prever possíveis expansões das atividades econômicas.
Uma má interpretação das informações é capaz de afetar o desempenho financeiro presente e futuro, e acarretar muitos problemas a empresa, podendo inclusive ocorrer o pior, que é a falência. 
Questão n°3: Na sociedade atual, cada vez mais tem se intensificado a utilização de formas alternativas de gestão, centradas na informação e no conhecimento, que propiciam suporte para lidar com as sucessivas mudanças da economia e do mercado. Isto está conduzindo os gestores a adotar a informação contábil como um instrumento decisivo na tomada de decisões. A contabilidade é uma importante ferramenta no processo de coleta das informações financeiras. Muitas vezes as informações geradas são utilizadas como auxiliar no processo decisório, e necessitam estar de total acordo com a realidade da empresa, pois os usuários desse material precisam confiar nas informações para tomar decisões acerca das operações da empresa. O Pronunciamento Conceitual CPC 00, que trata da Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, classifica as características que a informação contábil útil precisa apresentar em características fundamentais e características de melhoria. Assim sendo, cite quais são e o que significam as características fundamentais que a informação contábil precisa ter para que os resultados da análise sejam os mais próximos possíveis da realidade da empresa. 
O relatório financeiro fornece informações sobre a posição financeira da entidade que reporta, ou seja, seu principal objetivo é reportar a informação com características qualitativas. 
A informação constante neste relatório é importante para: investidores, credores por empréstimos e outros, bem como na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.
Este relatório tem por finalidade auxiliar os administradores nas tomadas de decisões para: comprar, vender, conceder ou liquidar empréstimo dependendo do tipo de sociedade.
As demonstrações financeiras básicas/obrigatórias são: 
Balanço Patrimonial – que tem por finalidade evidenciar os bens, direitos e origens dos valores, as obrigações e o Patrimônio Liquido;
DRE – que apresenta o resultado do período que pode ser de lucro ou prejuízo e os seus fatores determinantes;
As demonstrações complementares são: Demonstração de Resultado Abrangente, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração de Valor Adicionado e a Demonstração dos Fluxos de Caixa.
Questão n°4: O Brasil é um dos muitos países que incorporaram oficialmente a adoção às normas internacionais de contabilidade, IFRS. Essa prática pode ser realizada graças a Lei nº 11.638 de dezembro 2007 que alterou a Lei nº 6.404 de dezembro 1976, no que diz respeito às demonstrações contábeis das sociedades por ações (S.A.), autorizando a convergência das normas adotadas no Brasil para as normas internacionais. As demonstrações financeiras, conhecidas também como demonstrações contábeis, têm o intuito de evidenciar a situação econômico-financeira e patrimonial de uma entidade. Elaboradas com as informações oriundas dos registros contábeis, essas demonstrações são compostas de muitas “peças” que evidenciam diversas informações aos usuários interessados. Neste contexto, explique porque as Notas Explicativas são importantes para o trabalho de análise das demonstrações contábeis e cite ao menos três informações que, segundo a Lei 6404/76, deverão ser apresentadas em Notas Explicativas. *
As Notas Explicativas tem como finalidade complementar as demonstrações contábeis, ou seja, esclarecer a situação econômica da empresa, pois nelas contêm informações adicionais àquelas apresentadas no balanço patrimonial, na demonstração do resultado, na demonstração do resultado abrangente, na demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (se apresentada), na demonstração das mutações do patrimônio líquido e na demonstração dos fluxos de caixa. Estas notas são apresentadas de forma descritiva ou na forma de quadros analíticos, ou mesmo englobando outras demonstrações que forem necessárias ao esclarecimento dos resultados e da situação financeira da empresa.
As notas explicativas devem:
I. Apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos; 
II. Divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte das demonstrações financeiras;
III. Fornecer informações adicionais não indicadas nas próprias demonstrações financeiras e consideradas necessárias para uma apresentação adequada.
Resumindo, nas notas explicativas deve conter todas as informações relevantes da empresa.
Questão n°5: A análise das demonstrações financeiras constitui um dos estudos mais importantes das Finanças Corporativas, despertando enorme interesse tanto nos administradores internos da empresa como nos diversos segmentos de analistas externos. Para o administrador interno, a análise visa, basicamente, a uma avaliação de seu desempenho geral, notadamente como forma de identificar os resultados (consequências) retrospectivos e prospectivos das diversas decisões financeiras tomadas; para o analista externo, apresenta objetivos mais específicos com relação à avaliação do desempenho da empresa, os quais variam segundo sua posição, de credor – liquidez e capacidade de pagamento – ou investidor – retorno do investimento e criação de valor. É de assinalar, ainda, que a análise externa, desenvolvida basicamente por meio das demonstrações financeiras usualmente publicadas pela empresa traz dificuldades adicionais de avaliação, em função das limitações de informações contidas nos relatórios publicados. Sobre as técnicas de análise das demonstrações contábeis, escreva o que você entende por análise vertical e análise horizontal. 
Asanálises verticais e horizontais são importantes para o controle financeiro, pois comparam números e resultados. 
Como qualquer outro relatório financeiro, estas análises mostram o caminho que a empresa está tomando, elas sinalizam qual decisão precisa ser tomada. 
A análise vertical tem como objetivo principal mostrar a importância de cada conta na demonstração financeira a que pertence. Este tipo de análise acontece no mesmo período, porém analisamos contas diferentes.
Já na análise horizontal possui como objetivo analisar se os valores das demonstrações financeiras cresceram ou diminuíram em comparação a períodos anteriores, ou seja, a análise horizontal permite verificar tanto a situação do patrimônio da empresa quanto seu desempenho financeiro. Este tipo de análise se baseia na evolução dos saldos das contas ao longo do período. A comparação ocorre entre as mesmas contas, porém em exercícios diferentes. Este tipo de análise, no caso de avaliação por tendência o ideal é ter 5 exercícios, mas com 3 também é possível avaliar, mas não com tanta precisão.
Questão n°6: No ano 1, a Organizadinha registrou vendas brutas de R$ 50 mil. As deduções foram iguais a 20% da receita bruta. Os gastos fixos corresponderam a R$ 15.000,00 e os gastos variáveis corresponderam a 30% da receita bruta. O IR incide sobre o lucro, com alíquota igual a 20%. No final do ano 2, as vendas da empresa cresceram 20%. A alíquota de IR, os percentuais de dedução e de gastos variáveis e o volume de R$ de gastos fixos permaneceram inalterados. Considere o ano 1 como base para análise horizontal e a receita bruta como base para fins de análise vertical. Pede-se: a) Montar as DREs simplificadas dos dois anos.b) Na análise horizontal da DRE ao final do ano 2, qual o percentual de variação do lucro líquido? c) Na análise vertical da DRE ao final do ano 2, qual o percentual correspondente ao lucro antes do imposto de renda? *

Continue navegando