Buscar

prova antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Clifford Geertz é um antropólogo americano que desenvolveu as bases da Antropologia Interpretativista. Para Geertz (2008), a disciplina deveria ter um sentido mais interpretativo, buscando as teias de significado da cultura. Um de seus estudos clássicos foi realizado em Bali, onde empregou sua teoria para desvendar, dentre outras coisas, os sentidos das brigas de galo. Segundo Geertz, sobre estas lutas em rinha, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A briga de galo deve ser entendida como um drama social recriado, em que os conflitos sociais são harmonizados e resolvidos de maneira simbólica.
(    ) Os galos são entendidos enquanto ampliação da personalidade de seus proprietários, explicitando uma rivalidade entre status dos homens participantes.
(    ) As brigas de galo em Bali são práticas culturais de cunho religioso, envolvendo diversos grupos sociais rivais que lutam na rinha de galo.
(    ) A briga de galo em Bali explicita aspectos culturais nos quais os homens se realizam simbolicamente no que lhe é proibido, o comportamento animal. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) V - F - F - V.
	 
	 
	2.
	A antropóloga americana Margaret Mead (1901-1978) integra a corrente teórica da Escola Americana relacionada aos comportamentos e aos padrões culturais. Tal linha antropológica deu ênfase aos aspectos psicológicos dos fenômenos culturais. Com relação à ideia de Mead sobre a compreensão dos padrões culturais em torno do sexo, analise as afirmativas a seguir:
I- Suas obras indicam que o sexo é uma questão biológica e que as necessidades ambientais é que definem os padrões.
II- Os padrões culturais possuem significância apenas para sociedades existentes no passado e, atualmente, mostram-se pouco relevantes.
III- O temperamento entre os sexos é determinado culturalmente, cujo padrão de masculino e feminino difere entre as culturas.
IV- Suas obras foram importantes para o debate sobre questões culturais, mas que eram consideradas ou explicadas como biológicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	 
	3.
	Franz Boas foi um dos antropólogos que promoveu uma crítica ao evolucionismo. Os evolucionistas pensavam a cultura em estágios de desenvolvimento, cujo ápice era a civilização europeia. Boas foi um autor do chamado particularismo cultural, sugerindo um novo ponto de vista para entender a cultura. Sobre Boas e seu trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Para Boas, não havia apenas uma cultura humana, mas diversas, sendo resultados de situações específicas que determinam o resultado da cultura
	
	b) Para Boas, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional
	
	c) Para Boas, a evolução da cultura tem três fases: a selvageria, a barbárie e a civilização, sendo que a cultura europeia era a superior.
	
	d) Para Boas, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
	 
	 
	4.
	O multiculturalismo é um conceito construído a partir de várias áreas do conhecimento. Por este motivo, ele é considerado um conceito multidisciplinar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através de nossos valores.
	
	b) Ao estudo das diversas culturas existentes e também ao embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pela respeito à diversidade.
	
	c) A um termo utilizado pela Antropologia para identificar a postura unilateral ao compreender as diferenças culturais.
	
	d) Ao conjunto das regras sociais aceitas como normas pela sociedade ou grupo que as compõem.
	 
	 
	5.
	Marcel Mauss foi um sociólogo e antropólogo ligado ao surgimento da Escola Francesa. Sobrinho de Durkheim, trabalhou algum tempo com o tio. É autor de obras importantes, como "ensaio sobre a dádiva", publicado em 1924. Nesta, constrói a categoria de dádiva. A respeito da noção de dádiva, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Para Mauss, indicava as maneiras pelas quais eram concebidas as representações e fatos sociais, sendo elas externas e possuindo um caráter coercitivo sobre os indivíduos e toda a sociedade.
	
	b) Indicam relações sociais focalizadas na troca de comportamentos entre diferentes países, resultando naquilo que se chamou de aculturação, isto é, a mistura de culturas distintas.
	
	c) As relações em torno da Dádiva indicavam formas rituais de interação religiosa entre os membros de uma mesma sociedade, dando poder aos indivíduos mais velhos destes lugares determinados.
	
	d) Para Mauss, indicava tipos de relações de reciprocidade em torno do dar e receber, que são fundamentais na vida social, organizadas e hierarquizadas na forma de obrigações conforme os locais e a história.
	 
	 
	6.
	A primeira geração de antropólogos teve influência das teorias evolucionistas. Da mesma forma, foram originais no tratamento dado às sociedades estudadas, promovendo uma crítica ao darwinismo social. Com relação aos primeiros antropólogos e suas ideias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Edward Burnett Tylor (1832-1917).
II- James George Frazer (1854-1941).
III- Lewis Henry Morgan (1818-1881).
(    ) Para o autor, os selvagens de hoje são primitivos apenas no sentido relativo, uma vez que são comparados conosco e não com o homem primitivo, por isso não podem ser percebidos como primitivos no sentido absoluto.
(    ) Segundo o autor, existiria similaridade no funcionamento da mente humana de todos os homens, em que as diferenças seriam mais qualitativas do que quantitativas, visto que todos teriam igual capacidade mental e moral.
(    ) Partindo da investigação das formas de governo, do sistema de parentesco e questão da propriedade dos povos estudados, estabelece uma sistematização de evidências do progresso humano. 
(    ) O autor concentrava-se na ideia do progresso da humanidade pela análise de traços culturais úteis e persistentes no hábito humano, reforçando a ideia de evolução dos grupos também a partir da noção de "sobrevivências".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - II - III.
	
	b) III - I - I - II.
	
	c) I - I - II - III.
	
	d) II - II - III - I.
	 
	 
	7.
	Lewis Henry Morgan (1818-1881) procurou sistematizar a evolução das sociedades humanas através da tríade "selvageria, barbárie, civilização". Quer dizer, apesar de povos com histórias diferentes, a "raça" humana seria uma só. Com relação a essa ideia de Morgan, assinale a alternativa CORRETA que apresenta como ela foi construída:
	
	a) Morgan se preocupava mais com o lugar dos indivíduos na ordem social e com a construção dessa ordem social do que com a ação individual.
	
	b) Morgan estudou os povos iroqueses da América do Norte e, percebendo similaridades entre sistemas de parentescos com outras tribos, organizou questionários para ampliar sua pesquisa e tecer comparações.
	
	c) Morgan desenvolveu pesquisas junto aos nativos da Polinésia, nas Ilhas Trobriand, dando início ao método etnográfico que consiste no estudo in loco dos grupos, tribos de interesse do antropólogo.
	
	d) Morgan, como quase todos os primeiros antropólogos evolucionistas, era um adepto do gabinete, pois ficavam mais em seus escritórios do que entre os nativos.
	 
	 
	8.
	Desde o surgimento da Antropologia, vem sendo construído um considerável acervo de conhecimentos sobre a espécie humana. Isso porque a Antropologia é uma disciplina dinâmica. Os temas e as formas que foram abordados em sua fase clássica,no século XIX, diferem de muitas maneiras da antropologia praticada hoje. Sobre a Antropologia do século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atentou-se para o estudo de grupos e sociedades arcaicas em territórios coloniais, com destaque para os sistemas de parentesco, de religião e das instituições.
(    ) Procurou determinar padrões e comportamentos culturais, identificando regularidades e temperamentos que condicionavam os papéis sociais dos indivíduos pesquisados.
(    ) A Antropologia do século XIX era feita primeiramente a partir de espaços fechados, sem contato direto com os povos, os costumes e as instituições pesquisadas.
(    ) A Antropologia do século XIX tinha como foco de ação a atitude estruturalista, resultando na investigação sobre a linguagem e na classificação das estruturas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	9.
	A cultura é um dos conceitos mais importantes da Antropologia. Sua centralidade é apontada nas muitas definições presentes e conformadas pelo conhecimento antropológico desde o século XIX. Sobre a noção de cultura na Antropologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cultura refere-se aos conhecimentos adquiridos pelo indivíduo, podendo ser entendida também como o nível de inteligência que uma pessoa possui ou se ela é de fato "culta", educada e capaz de interagir em sociedade.
(    ) Para Franz Boas, os diferentes povos que têm no mundo possuem diferentes culturas e, entre elas, é difícil estabelecer qualquer hierarquia, sendo estas heranças do pensamento colonial e racista da época.
(    ) Para o antropólogo Alfred Kroeber, é através e pela cultura que o homem se distancia do animal de forma criativa, mesmo que o ser humano tenha necessidades orgânicas e biológicas determinadas.
(    ) Para Edward Tylor, a cultura permitia realizar estudos e análises objetivas voltadas à formulação de leis sobre a evolução, em que a diversidade cultural era explicada como resultado da desigualdade de estágios existentes na evolução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	10.
	A Antropologia aparece no Brasil ainda no século XIX, tratando de temas clássicos. Destacam-se nomes como Peter Lund, Barbosa Rodrigues, Nina Rodrigues e Roquete Pinto. Com relação ao trabalho desses antropólogos pioneiros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nina Rodrigues.
II- Roquete Pinto.
III- Peter Lund.
IV- Barbosa Rodrigues.
(III) Estudos paleoantropológicos em Lagoa Santa.
(II ) Investigações de caráter geral.
( IV ) Etnologia e arqueologia.
(  I  ) Estudos africanistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - III - IV.
	
	b) II - IV - III - I.
	
	c) III - II - IV - I.
	
	d) I - III - IV - II.

Outros materiais