Buscar

Fórum MÓDULO I respostas Fórum MÓDULO I - Grupos humanos e os movimentos migratórios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum MÓDULO I - Grupos humanos e os movimentos migratórios
8 acertos
1) 1. (Enem 2016-adaptado) Texto I Mais de mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os “trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura e ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. “Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir”, justificou o ministro. Disponível em: www.portugues.rfi.fr. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado). Texto II O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não “roubarem” os empregos dos húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país. Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado). O posicionamento governamental citado nos textos é criticado pelo ACNUR por ser considerado um caminho para o(a)
 a) alteração do regime político.
 b) fortalecimento das práticas de discriminação.
 c) expansão dos domínios geográficos.
 d) cerceamento da liberdade de expressão.
2) 2. Nos séculos XX e XXI, receber povos de outras nações tornou-se um acontecimento rotineiro para grande parte dos diferentes países do mundo. Dentro desse contexto assinale alternativa correta:
 a) é fundamental que essas pessoas possam ser inseridas na sociedade que as acolhe da maneira menos traumática.
 b) é secundário conhecer os motivos e objetivos que levaram essas pessoas a se refugiarem em um país estranho a sua cultura.
 c) para a ONU e a ACNUR os termos refugiado e imigrante são sinônimos.
 d) a Convenção sobre os Direitos Humanos de 1951 assegura os direitos dos refugiados.
3) 3. (G1 - cftmg 2019 - adaptado) A nigeriana Mate Sunday, atualmente com 38 anos, precisou sair de seu país para fugir dos atentados do Boko Haram, grupo fundamentalista islâmico considerado terrorista pela ONU. Ela chegou ao Brasil em 2014, grávida, e passou por algumas casas de acolhida até se encontrar com seu marido, também refugiado, e conseguir reunir a família em São Paulo. “Foi muito difícil”, diz Mate. “Primeiro, é o problema da língua, segundo é um país que não conheço. Tudo é mudança. Cultura diferente, língua diferente, comida diferente. Eu sofri bastante com essas coisas”. SUDRÉ, Lu. Refugiados no Brasil sofrem com racismo e falta de políticas públicas. In: Brasil de Fato.Disponível em: . Acesso em: 24 set 2018. O Brasil tem recebido, nos últimos anos, inúmeras solicitações de refúgio, mesmo com os problemas narrados pela nigeriana Mate Sunday. São fatores responsáveis por esses pedidos, EXCETO:
 a) Projeção internacional do Brasil como potência econômica emergente e regional.
 b) Abertura da legislação brasileira à recepção dos estrangeiros fugidos de conflitos.
 c) Criação de unidades policiais especiais de proteção à segurança física dos refugiados.
 d) Presença de instituições religiosas e de Organizações Não Governamentais que acolhem os refugiados.
4) 4- O termo “migração forçada” é por vezes utilizado por sociólogos e outros indivíduos como um termo generalista e aberto que cobre diversos tipos de deslocamentos ou movimentos involuntários – tanto os que cruzam fronteiras internacionais quanto os que se deslocam dentro do mesmo país. Por exemplo, o termo tem sido utilizado para se referir às pessoas que têm sido deslocadas em decorrência de desastres ambientais, conflitos, fome ou projetos de desenvolvimento em larga escala. Portanto podemos afirmar que:
 a) para as Nações Unidas os termos migrantes forçados e refugiados são sinônimos, conforme determina a convenção de 1951.
 b) migração forçada não é um conceito legal, bem como não tem uma definição universalmente aceita.
 c) para as Nações Unidas os termos migrantes forçados e refugiados são diferentes, cada um possui um estatuto que define os deveres dos Estados que os acolhem.
 d) ao referir-se aos refugiados como migrantes forçados estamos focando a atenção nas obrigações legais que a comunidade internacional se comprometeu em relação a eles.
5) 5. (Mackenzie 2019 - adaptado) A crise social, econômica e política da Venezuela deixou de ser um problema exclusivo do país caribenho e se tornou um quebra-cabeça para toda a região. As principais potências latino-americanas pressionaram em vão nos últimos anos para obter uma saída para os rumos autoritários de Nicolás Maduro. O problema agora vai além. A migração de venezuelanos, uma enxurrada que supera os 2,3 milhões desde 2014, colocou em xeque os Governos da América Latina, que veem como a chegada maciça desses cidadãos aos seus países pode colapsar as infraestruturas locais e já começa a gerar surtos de xenofobia. Os principais países da região buscam uma resposta coordenada para a crise, que, dão como certo, deverá se agravar depois das últimas medidas econômicas de Nicolás Maduro. Migração venezuelana sobrecarrega os governos da América Latina. El País, 27 ago. 2018.Disponível em: Acesso em 21 set. 2018. Com base na reportagem apresentada e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
 a) Apesar da proximidade, a Colômbia é o país sul-americano que recebeu menor quantidade de venezuelanos nos últimos anos.
 b) A destruição de acampamentos de imigrantes venezuelanos, ocorrida em Pacaraima (RR), em agosto deste ano (2018), pode ser considerada um ato relacionado à xenofobia mencionada na reportagem.
 c) O rigoroso controle médico-sanitário dos países latino-americanos tem impedido que pessoas doentes cruzem as fronteiras da região.
 d)Todos os países latino-americanos, com exceção do Peru e Equador, têm exigido o passaporte como requisito de entrada, com o objetivo de controlar o fluxo em seus respectivos territórios.
6) 6- Internacionalmente conhecido como um país acolhedor, o Brasil apresenta uma série de leis e parcerias que acabam facilitando a ambientação do refugiado. Ainda assim é importante ressaltar que a ACNUR atua no país sob os mesmos princípios que exercem em outros países: protegendo e promovendo soluções para seus problemas. Segundo o organismo, o refugiado dispõe da proteção do governo brasileiro EXCETO:
 a) obter documentos como cidadãos brasileiros.
 b) trabalhar com carteira assinada.
 c) estudar em qualquer nível de ensino.
 d) exercer os mesmos direitos que qualquer cidadão estrangeiro legalizado no país.
7) 7. (Ufjf-pism 3 2017- adaptado) Alguns pensamentos lutam em minha cabeça, Como uma guerra entre anjos e demônios, Uma guerra entre meus punhos e os muros, Entre minhas mãos e o tempo glacial, Entre mim e a nostalgia, Entre mim e a língua francesa, Uma guerra, entre mim e os olhares estranhos, Meu olhar e o olhar da polícia, Uma guerra entre mãos e cercas, Entre nação e governo, Uma guerra entre pássaros e fronteiras. Trecho da poesia de autoria de Babak, refugiado iraniano em Calais, norte da França. Fonte: . Acesso em: 21 de agosto de 2016. Sobre a situação dos refugiados na Europa, pode-se afirmar que: I. refugiado é toda a pessoa que se evade de seu país de origem em busca por oportunidades de trabalho, o que o caracteriza como um imigrante; II. refugiado é toda a pessoa que se retira de seu país de origem em razão de conflitos armados e perseguições política, religiosa ou racial; III. os refugiados são vítimas da xenofobia por parte de segmentos da classe média na Europa. Assinale a alternativa CORRETA:
 a) somente o item I.
 b) somente o item II.
 c) somente o item III.
 d) somente os itens II e III.
8) 8. Sobre os refugiados analise os itens e depois assinale a alternativa correta: I. São Paulo e Mato Grosso do Sul são os estados com maior número de refugiados do país. II. Segundo levantamento da ACNUR 2019, os refugiados que chegam ao Brasil têmna média bom nível de escolaridade. III. Um dos grandes problemas que os refugiados sofrem, além do choque cultural, é a xenofobia.
 a) somente os itens II e III estão corretos.
 b) somente o item III está correto.
 c) somente o item I e III estão corretos.
 d) todos os itens estão corretos.
9) 9. (Ufjf-pism 3 2015-adaptado) Leia o seguinte texto: Pedidos de refúgio no Brasil cresceram nos últimos dias Entre 2 e 3 de agosto deste ano, o Acnur (Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados) apoiou a realização da Copa dos Refugiados, que contou com a participação de aproximadamente estrangeiros que vivem no Brasil.[...] O evento aconteceu em São Paulo, onde mora a maioria dos refugiados que está no país, e foi organizado pelos próprios estrangeiros. Entre os participantes estão seleções de países como Síria, Colômbia, Mali, Afeganistão, Serra Leoa, Paquistão e República Democrática do Congo. A Nigéria foi a campeã da Copa. ONU. Notícias e Mídias. Rádio ONU. 6 ago. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2019. Quais as razões justificam o recente aumento de pedidos de refúgio no Brasil?
 a) A esperança de oportunidades de destaque esportivo no futebol.
 b) A fuga em massa do continente africano, em função do vírus Ebola.
 c) A manutenção dos conflitos da Guerra Fria que forçam a saída da população.
 d) Guerras e perseguições no país de origem e esperança de trabalho no Brasil.
10) 10. Em relação aos imigrantes, a legislação brasileira de caráter modernizante traz vários elementos para a inserção dos mesmos à sociedade, EXCETO:
 a) permite aos imigrantes que se manifestem politicamente.
 b) impede que imigrantes sejam presos por estarem irregular no país.
 c) condena a xenofobia.
 d) impede que imigrantes ilegais possam regularizar a sua situação no país.

Continue navegando