Buscar

Atividade contextualizada servomecanismo (CLP)

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada 
Segundo a ABNT, CLP é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com as aplicações industriais.
Estas funções são feitas por meio de módulos de entradas, saídas e um módulo programável. As entradas do CLP representam a parte sensitiva, pois são elas que recebem os sinais de entrada do sistema, são basicamente dois tipos de sinal de entrada, os sinais analógicos e digitais.
As entradas analógicas permitem a medição de sinais analógicos como tensão e corrente.
As entradas digitais são aquelas que representam somente duas variáveis em seu funcionamento, que demonstram apenas dois estados, por exemplos: uma botoeira só pode estar acionada ou não, ou estar ligado ou não, é 0 ou 1, este é um sinal digital. Outros sinais digitais são chaves fim de curso, um contato, que pode estar aberto ou fechado.
As saídas analógicas funcionam de maneira a disponibilizar um sinal variável para um determinado controle ou acionamento, 
As saídas digitais são de dois tipos: com relé ou a transistor, estas, sempre trabalharão de maneira binária, ou seja, com dois únicos estados lógicos “comando” de ligado ou desligado, acionando por exemplos: uma bobina de um relé ou um sinaleiro.
O processador executa o programa realizado pelo usuário.Para poder realizar todas estas tarefas, o processador necessita de um programa escrito, sistema operacional, como um computador, e precisa do programa determinado pelo usuário pode ser na linguagem ladder ,é a linguagem de programação mais utilizada nos CLPs que se baseia em diagramas de circuitos eletromecânicos combinados em um esquema de comando similar aos diagramas utilizados para documentar a lógica por relés. 
https://automafull.files.wordpress.com/2013/03/apostila_clp.pdf
https://www.citisystems.com.br/linguagem-ladder

Continue navegando