Buscar

Decisões financeiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Decisões financeiras
Decisões de investimento
 
 As decisões de investimentos podem ser compreendidas como ações estruturantes do ativo de uma organização. Seguindo essa linha de relacionamento, cumpre observar que a decisão de um investimento esta associada a expectativa de obtenção de benefícios futuros, especialmente de longo prazo, calçada em um dado cenário econômico, assim trazendo algum tipo de retorno. Sejam ativos circulante ou permanente, sejam em ativos financeiros ou em outras empresas, é de fundamental importância decidir que os projetos receberão recursos, em que quantidade e quais os retornos esperados, tendo em vista os objetivos traçados pela empresa e os meios necessários para atingi-los. Conforme, as decisões são voltadas a promover alterações no volume de capital, elas também são destinadas a produção de bem ou serviço.
Decisões de financiamento
 Uma vez investidos os recursos financeiros, a próxima etapa refere-se ao financiamento. As decisões de financiamento em seu lado envolve a natureza dos fundos aplicados. As duas grandes arca decisórias da empresa devem ser apresentada de maneira bastante integrada entre si. Geralmente, há algumas fontes de financiamento disponíveis aos gestores e analisar as melhores para as atividades da organização é a segunda grande decisão dos administradores financeiros. Normalmente, estas decisões têm como meta principal reduzir o custo de capital da organização, concorrendo, desta forma para a maximização de seu valor.
Decisões relativas a destinação de lucro
 A informação do lucro liquido por ação, e a informação de lucro remanescente para distribuição aos sócios são vitais para os proprietários da empresa, mais igualmente fundamentais para a própria empresa. Para continuidade da empresa, os gestores tragam planos de lucros e operações para preservação de seu capital e para gerar uma rentabilidade mínima para os acionistas e investimentos. 
 A ultima subdivisão em termo de tipos de decisão engloba aquelas relacionadas à distribuição de lucros. Um gestor financeiro deve decidir, sobre o lucro observado em determinado período que parcela será distribuída na forma de dividendos ou em outra forma. Como consequência desta decisão, tem-se o complemento desta parcela que será reinvestido para financiar parte das atividades da organização. Como pode ser percebida, esta ultima subclassificação apresenta relação muito próxima as decisões de financiamento. Uma vez que a distribuição de lucros decorre da disponibilização do capital próprio para organização e de sua consequente necessidade de remuneração, além de determinar em que parcelas os lucros obtidos serão reinvestidos ou distribuídos, não deixa de configurar-se como uma decisão de financiamento. Na medida em que parte dos lucros auferidos é reinvestida na organização, esta é , na realidade, um tipo de financiamento com recurso próprios.

Continue navegando