Buscar

Avaliação 4 patologias das estruturas ead

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) – Questionário Patologia das estruturas
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
O fenômeno do desgaste superficial consiste em um processo de deterioração dos materiais com o passar do tempo, de acordo com o que você aprendeu sobre o assunto, julgue os itens a seguir e assinale a CORRETA:
1. 
O desgaste consiste basicamente em uma lenta remoção de material da superfície de um corpo sólido (no caso, a placa de concreto), devido a uma ação mecânica que provém do contato e do movimento contra um agente sólido, líquido ou gasoso.
2. 
No desgaste à abrasão, os agregados miúdos e graúdos são liberados e, com a continuidade da solicitação por abrasão, o processo de desgaste acaba.
3. 
O desgaste superficial está relacionado com a vida útil dos materiais empregados: o início do processo ou um nível mais avançado de desgaste denota o término dessa vida útil. Dessa maneira, o desgaste superficial não está relacionado aos aspectos da durabilidade dos materiais.
4. 
O desgaste à abrasão é causado pelo tráfego de animais, bem como por impacto ou atrito causado pelo arraste de partículas ou objetos soltos.
5. 
A causa física da deterioração do concreto está relacionada apenas ao desgaste superficial ou da perda de massa devido à abrasão, erosão e cavitação.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Diversos são os problemas em pisos industriais tais como fissuras, desgaste e esborcinamento de juntas entre outros. Sobre o assunto, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
1. 
Os pisos industriais geralmente são compostos por cinco camadas principais superpostas: solo, sub-base tratada, lona plástica, placa de concreto e acabamento/tratamento de superfície.
2. 
De acordo com a NBR 12260, as juntas ainda apresentam elementos capazes de redistribuir os esforços entre as placas, quando da aplicação do carregamento na área das bordas da placa, no entanto, esse mecanismo de transferência de carga entre as placas adjacentes não garante a manutenção da planicidade e assegura a qualidade do piso e o conforto de rolamento.
3. 
O piso industrial tem uma grande importância para a logística de operação das empresas, proporcionando movimentações de cargas e equipamentos sobre ele e resistindo aos esforços mecânicos, químicos e biológicos.
4. 
As juntas são mecanismos de descontinuidade estrutural, que têm a função básica de permitir a movimentação de todos os segmentos da estrutura de forma independente. Também controlam as variações higrotérmicas do concreto, permitindo movimentações de retração e dilatação das placas.
5. 
De acordo com a definição de Hovaghimian e Rodrigues (2008) piso industrial é o elemento estrutural que tem a finalidade de resistir aos esforços verticais que provêm dos carregamentos e distribuí-los ao subleito. 
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
As manifestações principais e mais frequentes em pisos com revestimentos cerâmicos são, EXCETO:
1. 
Desplacamento (corrosão das armaduras)
2. 
Eflorescências.
3. 
Manchas d’água
4. 
Trincas, fissuras e gretamento.
5. 
Destacamentos ou descolamentos.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
A movimentação de pessoas e/ou objetos sobre a superfície cerâmica esmaltada também acaba gerando desgaste do material. Nesse sentido, é necessário saber onde a cerâmica será instalada, qual a frequência de uso e qual o tipo de fluxo a que ela será submetida. Para a escolha correta do tipo de cerâmica, faz-se uso do Índice PEI (Porcelain Enamel Institute), que classifica as cerâmicas esmaltadas de acordo com a resistência a esse desgaste. De acordo com a classificação PEI, julgue a CORRETA:
1. 
PEI 3 — média/alta: pode ser utilizada em pisos e ambientes internos residenciais, como cozinhas, corredores, halls, sacadas, etc. Muito recomendada para o uso em locais que tenham areia ou outras sujeiras abrasivas. 
2. 
PEI 1 — baixíssima: são cerâmicas que podem ser utilizadas em pisos de quartos e banheiros residenciais, pois são locais que têm um tráfego baixo de pessoas e não exigem uma limpeza pesada e constante. 
3. 
PEI 4 — alta: é uma cerâmica que resiste ao alto tráfego e pode ser utilizada tanto em áreas internas, quanto externas. Também é bastante utilizada em locais públicos, centros comerciais, etc. 
4. 
PEI 2 — média: nunca utilizadas em locais com tráfego médio de pessoas em uma residência, exceto nas cozinhas, escadas e entradas. 
5. 
PEI 5 — altíssima: nunca utilizada para alto tráfego de pessoas, como em shoppings, aeroportos, etc. Apresenta também uma alta resistência à abrasão.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
Piscinas são estruturas construídas pelo homem com o intuito de reservar líquidos em seu interior. Nesse gênero de estruturas, são necessários cuidados especiais na sua impermeabilização, uma vez que elas se encontram em contato direto e permanente com líquidos e estão sujeitas a elevadas pressões hidrostáticas. Sobre o assunto, julgue a INCORRETA:
1. 
Por conta da dilatação e da pressão d’água, piscinas elevadas e enterradas demandam tratamentos diferentes.
2. 
As piscinas elevadas — ou apoiadas sobre o solo — não estão sujeitas a pressões negativas; no entanto, estão mais expostas às variações térmicas e à agressividade das intempéries.
3. 
Na impermeabilização, somente nas piscinas enterradas, o material utilizado deve ser capaz de resistir à agressividade da água tratada quimicamente.
4. 
Nas piscinas elevadas é de fundamental importância que o material impermeabilizante utilizado nessas piscinas seja capaz de resistir aos movimentos estruturais, devendo-se preferencialmente optar por um produto que seja flexível.
5. 
No caso de piscinas enterradas, os materiais estarão, ao longo do tempo, sujeitos a diferentes pressões. Essas pressões podem ser positivas, quando a piscina se encontrar cheia, ou negativas (contrapressão), no caso de a piscina estar vazia.Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
Quando não há o cumprimento de todos os requisitos estabelecidos em normas, principalmente da NBR 14285 (Perfil de PVC rígido para forros: requisitos), o forro sem dúvida apresentará um desempenho insatisfatório ao longo de sua vida útil. As principais patologias que surgem nesse tipo de forro são:
6. 
Inclinação insuficiente e excessiva da cobertura, Fissuras e/ou rupturas e corrosão.
7. 
Cortes ou ranhuras, Resistência à abrasão e corrosão.
8. 
Bolor e Manchas, escamações e alteração da cor e Deformação dos perfis de PVC.
9. 
Fissuras e/ou rupturas, Manchas, escamações e alteração da cor e Deformação dos perfis de PVC.
10. 
Ventilação deficiente, Cortes ou ranhuras e Sobreposição insuficiente.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
De acordo com a ABIPLAR, o piso laminado refere-se ao piso que é composto por uma ou mais folhas finas de material ligno-celulósico, impregnado de resinas aminoplásticas termofixadas, sobre um substrato. Sobre esse tipo de piso, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
1. 
Resistência à abrasão é uma propriedade utilizada para a classificação dos pisos laminados, a qual considera níveis crescentes de condições de tráfego para o uso doméstico e comercial.
2. 
Diversos problemas de fabricação costumam afetar o desempenho dos pisos laminados, reduzindo a sua vida útil.
3. 
O piso laminado é instalado no local a ser revestido por meio de um sistema de encaixe (não utiliza cola) ou pelo sistema macho e fêmea colado.
4. 
As principais patologias a partir da utilização de pisos laminados são: Manchas d’água, Deterioração das juntas e Resistência à abrasão.
5. 
Esses pisos são ofertados em réguas (ou placas), disponíveis em diversos padrões de acabamento e dimensões. 
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto“São juntas transversais de retração que são serradas com o uso de um disco diamantado, o qual induz a fissuração localizada das placas de concreto. Os cortes devem ter pelo menos 40 mm de profundidade e devem necessariamente ser maiores do que 1/3 da espessura da placa do concreto. O corte acaba sendo responsável pelo controle da inevitável retração por secagem do concreto. O tempo ideal para a realização desse procedimento varia de acordo com funções de temperatura ambiente, velocidade de hidratação do cimento e tipo de concreto utilizado, mas costuma acontecer entre 10 e 15 horas após a aplicação do concreto. ” 
A que tipo de junta de pisos industriais se refere a descrição acima?
1. 
Junta pontilhada.
2. 
Junta serrada.
3. 
Junta de encontro ou expansão.
4. 
Junta com armação.
5. 
Juntas de construção
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
“Acontece quando há o desplacamento da camada de cobrimento do concreto sob tensões de expansão volumétrica das armaduras. Ocorre devido à penetração de cloretos e dióxidos de carbono nas placas do piso, causando despassivação e posterior corrosão das armaduras, o que acaba gerando um aumento no volume das ferragens”. A que tipo de patologia de piso e revestimento se refere a descrição acima?
1. 
Destacamentos e descolamentos.
2. 
Desplacamento (corrosão das armaduras). (CORRETA)
3. 
Delaminação.
4. 
Bolhas.
5. 
Falhas e irregularidades no acabamento.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
A estrutura tradicional das coberturas utilizadas no Brasil é composta de madeira serrada e é formada pela estrutura principal, da qual fazem parte as tesouras, e pela estrutura secundária, constituída por ripas, caibros e terças. Sobre essa estrutura, julgue os itens a seguir e assinale a INCORRETA:
1. 
A NBR 7190 (Projeto de estruturas de madeira) aconselha que o espaçamento ideal para as tesouras deva ficar na ordem dos 3 m. Para trabalhar como treliça, os eixos geométricos das barras devem necessariamente pertencer ao mesmo plano, e as intersecções entre eixos de três ou mais barras devem ocorrer em um único ponto.
2. 
A terça pode ser definida como uma viga horizontal, paralela ao beiral, que é apoiada nas tesouras e que dá sustentação aos caibros. Já as ripas são peças de madeira de pequena seção transversal na direção da vertente, apoiados nas terças, os quais dão sustentação aos caibros. Os caibros, por sua vez, são definidos como peças de madeira de pequena esquadria paralelas ao beiral e apoiadas as terças.
3. 
Não se pode esquecer que as estruturas de tesouras devem ser contraventadas, de modo que se obtenha um conjunto estrutural rígido. O contraventamento pode ser realizado com diagonais cruzadas entre as tesouras centrais ou entre todas as tesouras.
4. 
Denomina-se tesoura a viga principal da treliça, responsável por transferir o carregamento do telhado aos pilares ou às paredes da edificação. As tesouras são muito eficientes para vencer vãos sem apoio intermediário.
5. 
As ligações em uma tesoura de madeira, por sua vez, devem ser calculadas e verificadas ainda em projeto. Basicamente, há três tipos de ligações em estruturas de madeira: pinos metálicos, cavilhas e conectores.
Parte inferior do formulário

Continue navegando