Buscar

RESENHA ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA IBF
NOME: REYNALDO BATISTA DOS SANTOS
CURSO: MBA EM SHIPPING
DISCIPLINA: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL
Ética e Responsabilidade Social
Atualmente, muito se tem discutido sobre a responsabilidade social das empresas perante todos os interessados, como, por exemplo, a sociedade, os funcionários, clientes e acionistas. A partir dessa discussão que adentramos ao universo dos princípios éticos, valores morais e culturais. A preocupação com estes princípios e valores é fundamental para estabelecermos parâmetros adequados para as atividades e ações empresariais socialmente responsáveis.
	A discussão em torno dos valores morais, ética e cultura está em alta nos dias de hoje, porém, falta tornar clara e mais sistemática as suas aplicações no âmbito das organizações, que, ao mesmo tempo que tentam estabelecer padrões de ética e responsabilidade sociais em suas atividades e gestão, também têm buscado especialistas e acadêmicos para auxiliar de que maneira a ética e a responsabilidade social deveriam ser implementada dentro das organizações.
	Nos dias de hoje, as empresas e organizações em geral não podem dar atenção exclusiva para as responsabilidades legais e econômicas, mas também para as responsabilidades éticas, sociais e morais. Quando falamos em valores morais, nos remetemos a crenças pessoais sobre o que é eticamente correto ou não, tanto partindo do próprio indivíduo quanto em relação aos outros. Podemos definir a moral como um conjunto de regras de comportamento e valores que a sociedade julga ser a correta e desejável.
	A ética não se confunde com a moral, explicada anteriormente, pois busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver, a busca do melhor estilo de vida. Já a moral pode variar de indivíduo para indivíduo, sociedade para sociedade, ou nação para nação.
	Um dos efeitos da economia mundial é que as empresas estão adotando padrões éticos e morais mais rígidos, seja pela demanda direta do público para que as empresas atuem de acordo com esses padrões ou pelas necessidades das próprias organizações de manter uma imagem boa perante a sociedade. Valores éticos e morais sempre terão o seu papel de influenciadores das atitudes das empresas, porém, com isso, as empresas estão mais homogêneas e rigorosas em relação à implementação desses valores.
	Um mercado globalizado fruto da capitalização crescente no século XXI faz com que haja um incentivo (ou pressão) social e econômico nas empresas fazendo com que estas se analisem continuamente. Se grande parte das empresas estiverem em constante evolução e aprendizado em relação às responsabilidades sociais e éticas dentro da empresa, isso forçará com que outras empresas do mesmo ramo ou não também se atualizem e adotem práticas parecidas.
	A preocupação em estabelecer princípios de responsabilidade social sólidos dentro de uma empresa ou organização está cada vez mais nítida no mercado nacional. Grandes empresas estão conduzindo suas atividades de acordo com padrões de responsabilidade social corporativa, seja através de ações sociais que agem sobre comunidades carentes, seja pela preocupação com o meio ambiente ou seja pela responsabilidade de não negociar com empresas que utilizem mão de obra ilegal.
	Pesquisas apontam que há uma preocupação crescente nas empresas e organizações com a responsabilidade social e a adoção de valores éticos e morais, fazendo surgindo uma evolução da mentalidade empresarial, esta que valoriza em especial a cultura de uma boa conduta empresarial para qual seus ganhos e lucros podem ser combinados com cidadania, ética nos negócios, preservação ambiental e valores.
	Por fim, essa evolução de mentalidade é de vital importância para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa visto que o mundo está em constante mudança e um dos aspectos mais valorizados hoje em dia é justamente a responsabilidade social dentro das organizações, fruto de teorias e pesquisas postas em prática, viabilizadas através de aprofundamentos e estudos sobre valores éticos, morais e culturais. Uma empresa que vise não só seu próprio lucro, mas também vise adotar práticas que irão contribuir para a melhoria da sociedade e enriquecimento de valores éticos e morais dentro dela, estará atuando positivamente na nossa sociedade pois colabora com o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do próprio país.

Outros materiais