Buscar

RESENHA ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Prévia do material em texto

NOME: ERIKA DE SOUSA CARVALHO SANTOS - COD 562398 
DISCIPLINA: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL 
CURSO: MBA EM ORÇAMENTO, PLANEJAMENTO E CONTROLE NA CONSTRUÇÃO CIVIL 
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A ética e responsabilidade social nas organizações é observada desde o capitalismo, relatos de autores mostram que ainda existe empresas que não dão importância para esse tema e se importam apenas com o lucro, fatos históricos e opiniões de alguns autores relatam diferentes posturas, ações e omissões por parte das empresas. Esse tema atualmente vem sendo discutido e impacta a imagem e reputação das organizações. 
Mostram claramente que há uma preocupação em tais ações, não somente por parte das organizações, mas também por todos os envolvidos, no que diz respeito à postura ética e responsabilidade social da mesma internamente em prol dos seus colaboradores e externamente em prol do bem-estar social das pessoas, como por exemplo, a preocupação em produzir produtos de qualidade, e que a extração de recursos naturais não afete o meio ambiente. 
A prosperidade de uma empresa depende muito de suas atitudes, pois o mundo dos negócios está em constante evolução, as pesquisas mostram que as empresas buscam se adequar aos dias atuais, isso decorre do ambiente em que atuam e sabem, que parte do seu patrimônio é devido de uma boa imagem e de práticas de responsabilidade social e a preocupação com todos os envolvidos.
Cada decisão que a empresa toma a seu favor demonstra uma imagem que beneficia a todos os envolvidos, às práticas de responsabilidade social e ética estão além da preocupação com a maximização dos lucros, ela prioriza o bem à sociedade e ao meio ambiente seja ela interna ou externa. Muitas empresas ainda estão longe de práticas da ética e responsabilidade social, pois não focam no futuro, e com isso não percebem que tais práticas causam grande impacto na sua reputação.
Portanto, para uma empresa apresentar tal conduta ética e consciência da responsabilidade social, ela deve se adaptar ao presente e buscar o constante aprendizado e evolução, que se refere a sua organização deve-se reinventar e querer evoluir com os passar dos anos. Deve-se levar em conta que quando valor econômico das empresas se deve pelo impacto que as práticas de responsabilidade social garantem a organização, as empresas se preocupam e se veem na responsabilidade de melhorar sua imagem.
Em relação à responsabilidade social interna é relevante ressaltar que há preocupação com os colaboradores e deixar claro a sua importância para o sucesso da empresa, pois dentro das boas práticas éticas e de responsabilidade social as empresas devem manter seus colaboradores. No que se diz respeito ao meio ambiente, as empresas éticas respeitam e evitam causar impacto negativo a sociedade no ambiente que atuam. Cada vez mais as empresas estão percebendo que assumir uma postura ética e de responsabilidade social é uma questão de sobrevivência, e que deve manter uma imagem e reputação positiva para com todos impacto positivo que a ética e responsabilidade social traz para a sociedade e para os colaboradores e os envolvidos, e a preocupação com o meio ambiente é o olhar positivo da diversidade nas empresas, que é um assunto muito discutido atualmente e o que voga é a diferenciação individual das aptidões físicas e cognitivas para desempenhar de terminada função e não a diferenciação por raça, cor e sexo, isso possui relevância social, considerando as discussões éticas que ganharam espaço e relevância científica na sociedade nesses últimos anos e proporcionando a possibilidade de movimentar os estudos nessa área.
Considerando os aspectos históricos da ética e responsabilidade social nas organizações, percebe-se o contraste teológico da idade Média, a ética moderna apresenta mudanças em todos os aspectos, inclusive no econômico e social.
Em relação à influência da ética no mundo dos negócios e o que a mesma influência na tomada de decisões, constitui um filtro de ações socialmente responsáveis das organizações por meio de seus dirigentes.
Responsabilidade social não é um tema atual, pois muito antes, já havia preocupação com a questão social, mas nos últimos anos, as empresas estão assumindo práticas de responsabilidade social, com isso percebe-se a importância em torno desse tema.
A ética como prática nomeio empresarial é atual, mas na verdade, está presente nas organizações desde o início das suas atividades, pois são compostas por pessoas e quando se fala em indivíduos, há uma relação com o estudo do comportamento que envolve toda a organização, que vai desde ás tomadas de decisões até os operários que assumem responsabilidades com a organização, com a sociedade, com o colega de trabalho ou com os fornecedores.
Assim, essas questões são observadas a ética e responsabilidade social nas corporações estão em constante evolução e está ligada com a evolução da economia. Em relação à aceitação da responsabilidade social por parte das empresas a mesma visa os lucros. E um dos problemas da atualidade é que há uma dificuldade em perceber que a ética não é só qualidade no fazer, mas busca atingir a qualidade no agir. E em relação às ações antiéticas que geram lucro em curto prazo pode ser uma propaganda falsa.
Muitas empresas ainda têm dificuldade de enxergar o futuro porque não conseguem enxergar o presente, entender o cenário atual e o que os consumidores desejam. As empresas precisam constantemente se reinventar, otimizando recursos, buscando melhores oportunidades de resultados, todos os processos de mudança exigem uma forte coalização de pessoas em torno das metas e dos objetivos. A organização tem por finalidade e princípio ser um elo entre as pessoas da sociedade para estas adquiram bens materiais e culturais, porém a organização tem um importante papel em promover a harmonia por meio dos princípios e valores éticos.
Na organização o comportamento ético acontece quando os membros aceitam tais princípios e valores. E assim a organização incentiva e encoraja seus membros para o comportamento ético, servindo de exemplo para outras organizações, e aponta a correlação com o comportamento antiético, que se dá quando as pessoas desobedecem ao comportamento ético.
Com isso, percebe-se a importância do comportamento ético nas organizações, a ética é uma preocupação com o bom comportamento: uma obrigação de considerar não somente o próprio bem-estar pessoal, mas também o das outras pessoas. Visto que a ética tem forte influência no mundo dos negócios no que diz respeito à tomada de decisões que estabelecem os valores que abalam diretamente os vários grupos de parceiros e para definir como os líderes podem se valer desses valores no dia a dia da administração da organização, a ética nas organizações estimula as ações socialmente responsáveis da organização por meio de seus parceiros e dirigentes.
Mesmo com relatos sobre a importância do reconhecimento profissional, grande parte dos responsáveis pelas organizações ainda se recusam a dar a devida importância para o mesmo e conclui e numa percepção de progresso em relação ao incentivo profissional, o reconhecimento e elevação do moral feita pelas empresas.

Continue navegando

Outros materiais