Buscar

Karl Marx defendia a ideia de que somente por meio do desenvolvimento da consciência seria possível à classe trabalhadora se libertar da exploração sofrida no processo de produção capitalista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Karl Marx defendia a ideia de que somente por meio do desenvolvimento da consciência seria possível à classe trabalhadora se libertar da exploração sofrida no processo de produção capitalista.
Já vimos, em História da Educação Brasileira, que a parcela empobrecida da sociedade brasileira ficou à margem das políticas educacionais até os anos de 1980. Mesmo quando houve esforços para ofertar a educação popular, a preocupação era com a capacitação para o trabalho, sendo a educação propedêutica (preparatória para a universidade) reservada às elites.
R: A desigualdade social sempre foi um problema cada vez mais presente no cotidiano, isso vem de longas datas, onde o ensino superior era apenas para as pessoas que tinha um poder aquisitivo melhor, os demais eram preparados e qualificados apenas para mão de obra. 
A organização social em que vivemos continua sendo heterônoma, isto é, nenhuma pessoa pode existir na sociedade atual realmente conforme suas próprias determinações; enquanto isto ocorre, a sociedade forma as pessoas mediante inúmeros canais e instâncias mediadores, de um modo tal que tudo absorvem e aceitam nos termos dessa configuração heterônoma que se desviou de si mesma em sua consciência. (p. 181)
Essa desigualdade social e os níveis educacionais da população se dar, da concepção de que a sociedade capitalista e orientadas pelo capital, a relação entre os indicadores educacionais e a desigualdade de renda. Educação como dispositivo na construção da consciência crítica para impulsionar as ações humanas em busca de um mundo melhor. 
 Segundo o material didático Educação emancipadora, no entanto, não é tarefa apenas de professores. Ela se constitui em um processo coletivo que assume como norte, a reflexão acerca da necessidade e da possibilidade de a população oprimida despertar para as tarefas necessárias para a modificação da estrutura social vigente. A proposta de Educação Emancipadora, engloba alunos, professores ou quaisquer outras pessoas que optem pela transformação social, que entendam a sociedade sob a perspectiva das tensões expressas pela desigualdade social.
 
Atividade 6
Ola!
 Professora Socorro, o uso das tecnologias é uma ótima alternativa metodologia para o ensino. A criação de uma pagina online, onde os discentes possam compartilha suas experiências e aprendizado seria ótimo. Podendo também expor as poesias e vídeos com os poemas do Antunes, poemas escritos. Deixando as aulas atrativas,e diminuindo as dificuldades de aprendizagem. 
Atividade 7 
A cultura é por sua vez um componente ativo na vida do ser humano, a vários métodos para expor a cultura, a poesia de cordel é uma ferramenta excepcional para desenvolver o comportamento leitor, esse gênero literário é riquíssimo tanto na forma como no conteúdo. Trazer a musicalidade e as rimas para sala de aula. Desta forma, as aulas ficarão mais dinâmicas e todos os alunos, estariam vivenciando a cultura e literatura popular na prática.

Continue navegando