A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
73 pág.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES

Pré-visualização | Página 1 de 14

Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. (Disponível em: http://www.significados.com.br.) Da afirmativa anterior subentende‐se que a arte possui, EXCETO:
	
	
	
	IDENTIDADE
	
	
	GLOBALIZAÇÃO
	
	
	HUMANIDADE
	
	
	INTENCIONALIDADE
	
	
	ESTÉTICA
		Concepção antropológica que defende o entendimento de que o valor das culturas não pode ser julgado moralmente por indivíduos de outras formas culturais. Os defensores desta concepção antropológica alegam que o bem e o mal são relativos a cada cultura e que só quem é daquela cultura é quem pode dizer o que lhe é bom ou mau. São contra a imposição dos valores ocidentais aos demais povos, afirmando que isso seria uma prática imperialista. Esta corrente dentro da antropologia é chamada de:
	
	
	
	Policulturismo
	
	
	Relativismo Cultura.
	
	
	Multiculturalismo
	
	
	Diversidade Cultural
	
	
	Etnocentrismo
		
		Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Dentro desta perspectiva, podemos afirmar que as seguintes hipóteses, são manifestações de cultura:
	
	
	
	Finanças, teatro e consciência financeira
	
	
	Espetáculos artísticos e rua, folclore e arte.
	
	
	Boi bumbá, samba e transporte aéreo
	
	
	Direito ao consumo, teatro e dança
	
	
	Folclore, música e moeda.
		  As representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre, são chamadas 
 
	
	
	
	Realismo 
	
	
	 Romantismo
	
	
	Impressionismo
 
	
	
	Neoclassicismo
 
	
	
	Arte rupestre
		
		O movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu na França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza é denominado de 
	
	
	
	Neoclassicismo
	
	
	Impressionismo
	
	
	Cubismo
	
	
	Realismo
	
	
	Expressionismo
		Leia os seguintes tópicos: I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX. II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural. III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares. As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é:
	
	
	
	Pontilhismo ¿ Paul Signat e Georges Seurat
	
	
	Expressionismo ¿ Vicent Van Gogh e Edvard Munch
	
	
	Impressionismo ¿ Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir
	
	
	Divisionismo ¿ Edgar Degas e Édouard Manet
	
	
	Cubismo - Miró e Picasso
		As diferenças culturais entre as pessoas e os diferentes povos, as diferentes línguas, usos, costumes, tradições, bem como as formas de organização das sociedades, seus valores morais e religiosos etc., é um fenômeno denominado de:
	
	
	
	Diversidade Cultura
	
	
	Socialização de Condutas
	
	
	Padrões de Conduta
	
	
	Educação Social
	
	
	Complexo Cultural
		A identidade humana só é reconhecida e estabelecida ante um grupo. Ou seja, o ser humano só se faz como tal diante de outro, seu semelhante, com o qual estabelece mecanismos diversos de interação constantes. (FERREIRA, 2009, p. 28). A partir da leitura do excerto acima, podemos afirmar que:
	
	
	
	Os seres humanos são seres socioculturais.
	
	
	Ao ser humano não faz a menor falta a vida em sociedade.
	
	
	A criação da identidade nada tem a ver com o convívio com o grupo.
	
	
	Os grupos sociais só são importantes para manter a ordem social.
	
	
	Nas sociedades complexas, as inter-relações perderam sua função.
		A palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre a natureza, o universo etc. Por fim Ciência refere-se à investigação racional de tudo direcionado à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal investigação é metódica e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue:
	
	
	
	Do Senso comum.
	
	
	Do cientificismo.
	
	
	Da religião.
	
	
	Da arte.
	
	
	Da matemática.
		É uma maneira inventiva de como a humanidade manifesta suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como encanto, conformidade, sensatez, equilíbrio, beleza. Esse tipo de leitura da realidade se revela por meio de um sem número de possibilidades formais, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras existentes e que podem vir a ser criadas. Nesse caso, o texto refere-se à:
	
	
	
	Religião
	
	
	Ciência
	
	
	Arte
	
	
	Filosofia
	
	
	Teologia
		ENADE 2011 - FILOSOFIA QUESTÃO 4 Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil. PORQUE Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
		
		O conceito de Arte está ligado à história do homem e do mundo, não estando preso necessariamente a determinado contexto, sendo esta essencialmente mutável. A Arte também é uma construção social, possibilitando um diálogo com quem à observa. Neste contexto, podemos perceber que há uma relação muito próxima entre a Arte, a Cultura e a Filosofia. Nesta relação, a Arte se manifesta como:
	
	
	
	Pode ser concebida como esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre o funcionamento do Universo.
	
	
	Ajuda a entender os comportamentos sociais.
	
	
	Domínio de uma técnica e o meio para determinado fim ou uso.
	
	
	Mostrando ideias e situações através do ponto de vista

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.