A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
73 pág.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES

Pré-visualização | Página 3 de 14

desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.
	
	
	a pesquisa científica básica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
	
	
	fica vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas atividades de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação desenvolvidas no país, ressalvados os casos previstos em lei complementar.
		
		Como podemos diferenciar "moral" e "ética"?
	
	
	
	Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
	
	
	Ética é sinônimo de ¿moral aplicada¿.
	
	
	Moral é sinônimo de "ética aplicada".
	
	
	Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
	
	
	Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
		"A ética aborda, centralmente, nossa vida concreta, nossa prática cotidiana. Mesmo teorias éticas muito abstratas, como as de Platão e Kant, tiveram como ponto de partida o momento histórico em que esses filósofos viveram e buscaram dar respostas a questões e desafios que enfrentaram." Nesse sentido, o esforço teórico faz parte da:
	
	
	
	Investigação científica.
	
	
	Investigação teológica.
	
	
	Reflexão metafísica.
	
	
	Reflexão ontológica.
	
	
	Reflexão filosófica.
		
		Do ponto de vista da Filosofia, destaca-se como um dos seus ramos uma ciência que tem por objeto o estudo dos valores e princípios morais de uma sociedade e de seus grupos sociais próprios. Essa ciência filosófica que investiga os valores e princípios morais é a:
	
	
	
	Educação
	
	
	Pedagogia
	
	
	Moral
	
	
	Ética
	
	
	Religião
 
		
		O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.
VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).
 
O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a):
 
 
	
	
	
	debate livre e racional entre cidadãos e Estado
	
	
	 participação direta periódica do cidadão.
 
 
	
	
	interlocução entre os poderes governamentais.
 
.
	
	
	controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos.
 
 
 
	
	
	 eleição de lideranças políticas com mandatos temporários.
 
		Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
	
	
	
	não é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
		
		A ética investiga aqueles valores que a sociedade elegeu para serem seguidos e serve para que haja uma harmonia e bom funcionamento social, possibilitando uma ordem social. Nesse sentido, tais valores são:
	
	
	
	Econômicos
 
	
	
	Sociais
	
	
	Civis
	
	
	Morais
	
	
	Políticos
		Determinadas ações dos poderes públicos são forjadas especialmente por iniciativa de um dos poderes do Estado como executivo, ou legislativo, isolada ou conjuntamente, a partir das reivindicações e propostas derivadas da sociedade civil organizada. Essas ações pensadas, planejadas e executadas pelos poderes públicos são chamadas de:
	
	
	
	Ações instrumentavas
 
	
	
	Direitos humanos
	
	
	Políticas públicas
	
	
	Ações afirmativas
	
	
	Medidas judiciais
		
		É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder.
 
MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997 (adaptado).
 
A característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito
 
 
	
	
	
	 ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.
	
	
	 ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais.
 
 
	
	
	ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.
 
 
	
	
	 à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis.
 
 
	
	
	 ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências.
 
		
		Faz parte das políticas públicas determinadas ações que contribuem para superar as desigualdades e encurtar a distância entre as classes sociais e os excluídos historicamente. Portanto, essas ações são denominadas de:
	
	
	
	Ações efetivas
	
	
	Ações Afirmativas
	
	
	Ações Filantrópicas
 
	
	
	Ações Políticas
	
	
	Ações Sociais
		.
		Democracia é um sistema de governo em que as pessoas de um país podem participar da vida pública. Dentro de uma Democracia as pessoas possuem liberdade de expressão e, assim, podendo manifestar suas opiniões. Uma destas formas de participação popular neste sistema são as possibilidades de consulta ao povo para discutir assunto de relevância para Nação. Uma forma de consulta é feita antes da criação de um ato legislativo ou administrativo; esta consulta é conhecida como:
	
	
	
	Plebiscito.
	
	
	Lei de Iniciativa Popular.
	
	
	Participação no poder político.
	
	
	Referendo.
	
	
	Democracia Direta.
		A natureza da legislação moderna se principia diretamente no seu papel central de articular políticas públicas governamentais. Cumpre observar e analisar a aptidão dos instrumentos legislativos para estruturação de um mecanismo eficaz para implementação de políticas públicas. Dentre as opções abaixo, assinale a que representa o instrumento legal para corroborar a iniciativa dos poderes da União em termos de políticas públicas:
	
	
	
	Audiências Públicas.
	
	
	Controle sobre os temas a serem discutidos.
	
	
	Direitos Políticos.
	
	
	Sistema Político.
	
	
	Igualdade de Voto.
		
		No sistema global, a Convenção sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, ratificada pelo Brasil em 1984, é um marco no tocante ao combate da discriminação contra a mulher e na afirmação de sua cidadania. Sobre essa Convenção é correto afirmar que
	
	
	
	consagrou a possibilidade de adoção de "ações afirmativas", ou seja, de medidas especiais de caráter definitivo destinadas a acelerar a igualdade de fato entre mulheres e homens.
	
	
	a adoção pelo Brasil do Protocolo Facultativo à Convenção, em 2002, aperfeiçoou a sistemática de monitoramento da Convenção, com a possibilidade de apresentação de denúncias por mulheres, individual mente ou em grupos, em casos de violação.
	
	
	ao evitar impor muitas obrigações aos Estados-partes que significassem ruptura imediata com padrões estereotipados de educação de meninas e meninos, logrou obter o maior número de ratificações de uma Convenção da ONU.
	
	
	respeitou as diferenças culturais e a diversidade étnica ao permitir diferentes direitos e responsabilidades

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.