A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
73 pág.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES

Pré-visualização | Página 6 de 14

Taiwan e Hong Kong.
		
		Assinale a alternativa que melhor corresponde ao conceito de neoliberalismo.
	
	
	
	Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
	
	
	Um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia. De acordo com essa doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
	
	
	É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
	
	
	É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas. Visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas da atualidade.
	
	
	Foi uma concepção de caráter revolucionário para a grande luta que varreu o feudalismo da face da Europa Ocidental entre os séculos XVII e XIX. Significava o fim das distinções de ¿sangue¿ e títulos. Concentrava em uma palavra a ideia radical de acabar com os privilégios da nobreza e do clero durante a Idade Média.
		É importante demarcar que o termo ¿globalização¿ vai começar a ser utilizado no final da década de 1980, designando não somente esse processo de internacionalização da economia, mas também um outro processo que vai se dar em paralelo e que diz respeito ao intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial. Razão pela qual se chega à conclusão de que a globalização é um verdadeiro processo:
 
	
	
	
	Sócio-político das nações
	
	
	Internacional dos trabalhadores
	
	
	Geopolítico de integração dos países
	
	
	Econômico de mundialização dos mercados
 
	
	
	Político-cultural dos Estados
		(UFMA) São características da Globalização:
	
	
	
	A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
	
	
	A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
	
	
	A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
	
	
	A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
	
	
	O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
		
		Podemos considerar como algumas características da globalização, EXCETO
 
 
	
	
	
	Expansão de um direito paralelo ao Estado;
 
	
	
	  Mundialização da economia;
 
	
	
	 Fragmentação das atividades produtivas nos diferentes territórios e continentes;
 
	
	
	 Internacionalização do Estado;
 
	
	
	Concentração do aparelho estatal;
		Qual o significado de Cidadania?
	
	
	
	cidadania significa a atitude e o comportamento do indivíduo na sociedade.
	
	
	cidadania significa somente que o indivíduo tem direito a um trabalho garantido.
	
	
	falar que uma pessoa é cidadã é o mesmo que dizer que ela pode ter lazer nos finais de semana.
	
	
	cidadania é o mesmo que pertencer a um grupo moral.
	
	
	cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo se relaciona com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, ¿civitas" que quer dizer ¿cidade".
		
		Em 2014, o Brasil completou 50 anos do golpe militar de 1964, que causou drásticas mudanças no cenário político e econômico, deixando grandes sequelas sociais, devido aos atos de tortura e violência praticados por este regime de exceção, que marcaram milhares de famílias brasileiras. Para apuração de graves violações aos direitos humanos, ocorridas inclusive durante o período da ditadura militar, foi criada especificamente a Comissão
	
	
	
	Nacional da Verdade.
	
	
	dos Direitos Humanos e Minorias.
	
	
	de Ética
	
	
	Parlamentar de Inquérito.
	
	
	da Constituição e Justiça e da Cidadania.
		A Globalização, resumidamente, é a ideia de que as fronteiras estão se unificando, com um processo de integração e interação entre as pessoas, empresas e governos. É um processo impulsionado pelo comércio internacional e investimento auxiliado pela Tecnologia da Informação. Dentre as afirmativas abaixo, assinale àquela que representa uma característica inerente ao processo de Globalização:
	
	
	
	Expansão de um direito paralelo ao Estado.
	
	
	Empresas migrando para outros países.
	
	
	Desemprego.
	
	
	Extinção de profissões.
	
	
	Redução de postos de trabalho com a automação.
	
	A noção de Globalização surge em vários domínios da nossa vida e encontra expressão em todas as grandes economias do mundo. A Globalização remonta ao século XV, século que marca o início da expansão ultramarina empreendida pelo mundo ocidental, via marinhas portuguesas e espanholas. Dentre as opções abaixo, qual sintetiza a ideia de Globalização de forma contemporânea:
	
	
	
	Uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas.
	
	
	Se refere a um fenômeno de abertura das economias dos Estados Nacionais.
	
	
	Doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.
	
	
	Sistema econômico que procura alcançar a igualdade entre os membros da sociedade, mantendo os bens de produção como bens coletivos.
	
	
	Um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia.
		
		A área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas é denominada de 
 
 
	
	
	
	   Fragmentação das atividades produtivas nos diferentes territórios e continentes
 
	
	
	Globalização
	
	
	 Geopolítica
	
	
	Internacionalização do Estado
	
	
	Mundialização da economia
 
		Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Esse processo é comumente denominado de:
 
	
	
	
	Cooperação
	
	
	Multiculturalismo
	
	
	Globalização
	
	
	Diversidade Cultural
 
	
	
	Integração
		O mundo de hoje ficou bem mais estreito que o de alguns anos atrás, as distâncias foram encurtadas por meios de transporte mais rápidos e eficientes, tudo ficou bem mais perto em relação a época de Tiradentes, por exemplo. Contudo, a ideia de mundo como aldeia global deve-se ao fato da interação ser concretizada pela:
	
	
	
	Divulgação
	
	
	Radiodifusão
	
	
	Comunicação
	
	
	Escola
	
	
	Televisão
 
		
		É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países, usando como parâmetros principais as informações geográficas. Esse ramo da Geografia chama-se;
	
	
	
	Ciência Políticao
	
	
	Gegrafia Econômica
	
	
	Geopolítica
	
	
	Geocentrismo
	
	
	Politicologia
 
		Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos, nas esferas federais, estaduais ou municipais, com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinados direitos a seus cidadãos. As políticas públicas podem ser financiadas via recursos públicos ou:
	
	
	
	Decretos Lei.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.