Buscar

prova de bases biologicas 1

Prévia do material em texto

1) Leia com atenção as afirmações sobre o retículo endoplasmático liso (0,5)
R) Apenas III e IV .O Retículo endoplasmático liso não possui ribossomos ligados à sua membrana e por isso parece liso. A sua função é,basicamente, participar da produção de moléculas de lipídios, em especial fosfolipídios que irão compor a membrana das células. No entanto, dependendo do tipo de célula em que se encontra, o REL terá funções diferentes. Assim, por exemplo, ele pode estar mais envolvido na produção dos hormônios esteroides a partir do colesterol, ou com a regulação dos níveis de cálcio no citoplasma de células musculares estriadas. E participa do processo glicogenólise.
2) A produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato) pela célula é realizada pela seguinte organela (0,5)
R) MITOCÔNDRIA As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular, ocasião em que ocorre uma grande produção de ATP. ... Estão presentes em células eucariontes como protozoários, fungos, plantas e animais. A mitocôndria realiza autoduplicação, dependendo da necessidade energética da célula. E o atp funcioa como fonte de energia.
3) Proteínas foram sintetizadas e secretadas pela célula. Estes processos envolveram as seguintes organelas, respectivamente (0,5)
R) Retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi. É responsável por armazenar, empacotar e eliminar substâncias da célula.
4)As organelas celulares dotadas de material genético (DNA) são (0,5)
R) Mitôcondrias e Cloroplasto A mitocôndria e o cloroplasto são organelas bastante peculiares. Essas duas organelas citoplasmáticas possuem uma característica que as demais não possuem: a presença de material genético próprio. Essa característica é a principal pista usada para a elaboração da teoria da endossimbiose, que tenta explicar a origem dessas organelas.
5) A movimentação de cromossomos durante a divisão celular ocorre por meio da ação de (0,5) 
R) Microtúbulos originados a partir dos centrossomos A mitose é um processo contínuo de divisão celular, que se dividi em fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase, E é na prófase que há a organização em torno do núcleo um conjunto de fibras (nada mais são do que microtúbulos) originadas a partir dos centrossomos, constituindo o chamado fuso de divisão (ou fuso mitótico). 
6) A aquisição de mitocôndrias pela célula foi um salto muito importante para o desenvolvimento dos organismos. Descreva a estrutura das mitocôndrias e discorra a respeito da sua função. (1,0)
R) As mitocôndrias são delimitadas por duas membranas lipoprotéicas semelhantes às demais membranas celulares. Enquanto a membrana externa é lisa, a membrana interna possui inúmeras pregas – as cristas mitocondriais – que se projetam para o interior da organela. A cavidade interna das mitocôndrias é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial, onde estão presentes diversas enzimas, além de DNA e RNA e pequenos ribossomos e substâncias necessárias à fabricação de determinadas proteínas. No interior das mitocôndrias ocorre a respiração celular, processo em que moléculas orgânicas de alimento reagem com gás oxigênio (O2), transformando-se em gás carbônico (CO2) e água (H2O) e liberando energia.
C6H12O6 + O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia
A energia liberada na respiração celular é armazenada em uma substância chamada ATP (adenosina trifosfato), que se difunde para todas as regiões da célula, fornecendo energia para as mais diversas atividades celulares. O processo de respiração celular será melhor explicado na seção de Metabolismo energético.
7) Nas células eucarióticas é comum a ocorrência de um processo chamado de Autofagia. Explique este processo e determine a sua importância para a célula. (1,0)
R) Autofagia refere-se ao processo de degradação e reciclagem de componentes da célula. Todas as células realizam autofagia. Inicialmente, os cientistas acreditavam que a autofagia induzia à morte da célula. Hoje, sabe-se que é um processo que garante a sobrevivência das células. A autofagia é um processo importante no metabolismo celular, porque mantém o equilíbrio entre a síntese e a degradação dos produtos celulares e é a partir da autofagia que as estruturas hipertróficas são diminuídos ou reconstituídos em nosso organismo, fazendo com que retorne ao seu estado normal.

Continue navegando