Buscar

Estudo Dirigido 4 - História da Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Carine Flores
História da Psicologia
Pré-condições socioculturais para o aparecimento da psicologia como ciência no século XIX.
7) Como surge a experiência de uma subjetividade/interioridade psicológica? Quais os elementos que permitiram o advento e valorização da subjetividade na modernidade?
Com a implementação do capitalismo no lugar do feudalismo (onde o sujeito já nascia com sua identidade e destino definidos), o sujeito passa a ser o responsável por seus próprios atos e ter a liberdade de tomar suas próprias decisões, passando a ter consciência da sua própria existência tendo suas ideais e individualidades valorizadas.
8) Quais as influências do sistema mercantil/capitalismo para a experiência do individualismo e da subjetividade privatizada? O que significa a ideia de “liberdade negativa”?
	Para o sujeito poder vender sua mão de obra/ seu tempo, o capitalismo vendeu a ideia da liberdade, o indivíduo então, passa a ser o responsável por sua própria sobrevivência, conforme suas aptidões e vontades ele passa a ter a liberdade para lutar por condições melhores e mudar sua posição social. Liberdade negativa traz a ideia que com o sujeito se tornando livre, ou seja, sendo responsável por tudo que lhe acontece, acaba perdendo o apoio do seu grupo social, seu empregador e perde o direito de ter suas necessidades básicas garantidas como por exemplo a alimentação. Se ele passa fome foi porque não se esforçou o suficiente para conseguir comida e seu meio social e falta de oportunidades não são consideradas.
9) No que consiste o sistema de controle social, definido por Figueiredo como Regime Disciplinar? Como isso se relacionada com a ideia da crise da subjetividade?
	O regime disciplinar envolve a elaboração de técnicas científicas voltadas para o controle social dos indivíduos, ou seja, apesar da ideia de a liberdade ser vendida o governo usa táticas para impor/ influenciar um estilo de vida, comportamento e pensamento para o sujeito se adequar ao mercado de trabalho. 
10) Figueiredo afirma que para existir o interesse em conhecer cientificamente o
psicológico são necessárias duas condições: a) a experiência de uma subjetividade privatizada e b) a crise dessa subjetividade. Sintetize no que consistem essas postulações.
a) O capitalismo abre espaço para a liberdade, onde o indivíduo passa a ser livre e singular, tendo a oportunidade de pensar por si mesmo e reconhecer seus sentimentos e ideias, independentemente dos demais indivíduos da sociedade.
b) A crise dessa subjetividade privatizada surge quando o indivíduo se dá conta que sua liberdade é ilusória, pois ele tem a ilusão de que se ele escolher e se esforçar para chegar ao topo da escada, ele consegue, mesmo que a escada não tenha degraus.
11) O que significa a ideia de que a psicologia, ao nascer como disciplina e ao criar um saber sobre o indivíduo, contribui para seu controle/ disciplina, isto é, a ideia de privatização da subjetividade?
	A psicologia nasceu, nesta época, coma função de entender e mapear o indivíduo, a fim de, por meio de seus saberes, criar técnicas de educar/ treinar esses indivíduos para o mercado de trabalho e convívio social e contribuir para o controle social.

Continue navegando