Buscar

Aula 02-ÉTICA E SAÚDE(3º Exercício)

Prévia do material em texto

Aula 02-ÉTICA E SAÚDE (Exercício 03)
A bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do(a) _____________.
		
	
	Biodança
	
	Biologia
	
	Biovida
	
	Biopoluentes
	 
	Biodireito
	
Explicação:
O biodireito baliza regras para os procedimentos médicos e pesquisas envolvendo seres humanos.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Critérios de justiça estão diretamente associados aos aspectos éticos e não poderiam deixar de estar, também, vinculados à Bioética. Quais desses conceitos estão incorretos?
		
	 
	Não regula a partilha de bens e benefícios sociais, garantindo a cada um o que lhe é devido na distribuição de um todo. Todos estes aspectos estão intrínsecos na aplicação da Bioética, mas a justiça distributiva, em particular, tem se demonstrado uma área bastante sensível, na medida em que a obtenção de recursos de saúde interfere diretamente em muitas questões e problemas inerentes à Bioética.
	
	A justiça é o conceito pelo qual cada um deve receber o que lhe é merecido por direito ou pela ação de seus atos.
	
	Define padrões relativos à equidade nos mais variados tipos de trocas ou relações comerciais como, por exemplo, as formas de determinação de preços e salários.
	
	Casos semelhantes devem ser tratados de modo semelhante e casos diferentes tratados de modo diferenciado.
	
	Estipula sanções legais para a violação das leis e que determina os meios de garantia que o que é devido seja pago ou restituído.
	
Explicação:
Justiça distributiva regula a partilha de bens e benefícios sociais, garantindo a cada um o que lhe é devido na distribuição de um todo. Todos estes aspectos estão intrínsecos na aplicação da Bioética, mas a justiça distributiva, em particular, tem se demonstrado uma área bastante sensível, na medida em que a obtenção de recursos de saúde interfere diretamente em muitas questões e problemas inerentes à Bioética.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os tratamentos médicos aplicados a um paciente devem ser prioritariamente definidos a partir dos procedimentos e recursos já amplamente empregados, em detrimento de procedimentos alternativos que estejam ainda em fase inicial de uso. Esta orientação se relaciona a qual dos conceitos básicos da Bioética abaixo apresentados?
		
	 
	Meios ordinários de tratamento.
	
	Santidade da vida humana.
	
	Justiça.
	
	Princípio do duplo efeito.
	
	Princípio da totalidade.
	
Explicação:
A aplicação de meios ordinários de tratamento são um princípio da Bioética que prioriza a segurança e a eficácia com um medicamentos ou processos terapêuticos. Nesse caso, o termo ordinário se contrapõe a extraordinário, ou seja, por vias consideradas convencionais já consagradas.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Através da ética industrial, a vida humana passa a ser concebida como objetivando a máxima da qualidade. Isso faz com que o debate ético caminhe no sentido do quanto pode ser feito para que as pessoas:
		
	
	Avaliem seus resultados de trabalho
	
	Tenham mais dinheiro
	
	Se dediquem aos estudos
	
	Possam ter menos prazer
	 
	Possam viver mais e melhor
	
Explicação:
A ética industrial, decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por mais desenvolvimento tecnológico, estabeleceu nas sociedades ocidentais uma ideologia chamada de teoria utilitarista, através da qual a vida humana passa a ser concebida como objetivando a maximização da qualidade. Com isso, o debate ético sobre a sacralidade da vida humana começa a perder sentido em detrimento do quanto pode ser feito para que as pessoas, em geral, vivam mais e melhor.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
		
	
	os mais fortes
	 
	os mais fracos
	
	os mais econômicos
	
	os mais poderosos
	
	os mais ricos
	
Explicação:
A bioética fala sempre em defesa de humanos, priorizando, sempre, os percebidos em condições mais frágeis.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Não se poderia admitir que aspectos como os provocados pelas controvertidas questões do aborto e da eutanásia, ou as discussões cada dia mais prementes acerca da biossegurança, da biotecnologia e muitos outros associados, fossem discutidos sob o prisma de antigas abordagens (muitas vezes preconceituosas ou simplesmente dogmáticas) e sem uma análise transdisciplinar mais ampla. Por isso podemos afirmar que:
		
	 
	- a Bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
	
	- a Bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, não usando recursos através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
	
	- A bioética se apresenta como ética industrial decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por menos desenvolvimento tecnológico.
 
	
	- Todas as afirmativas estão INCORRETAS
	
	- a Bioética não engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
	
Explicação:
Aula 2 slide 5
Não se poderia admitir que aspectos como os provocados pelas controvertidas questões do aborto e da eutanásia, ou as discussões cada dia mais prementes acerca da biossegurança, da biotecnologia e muitos outros associados, fossem discutidos sob o prisma de antigas abordagens (muitas vezes preconceituosas ou simplesmente dogmáticas) e sem uma análise transdisciplinar mais ampla. Por isso podemos afirmar que:
- a Bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As bases filosóficas da bioética começaram após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionadas a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a idéia que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Assim, tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para:
		
	
	separar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	roubar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	paralisar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	atrasar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	 
	acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
Explicação:
A Bioética pode ser compreendida como ¿o estudo sistemático de caráter multidisciplinar, da conduta humana na área das ciências da vida e da saúde, na medida em que esta conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	   Em um conceito mais atual sobre a bioética Goldim em 2006 a definiu como:
		
	
	 uma reflexão somente das áreas médicas
	
	uma reflexão entre o meio ambiente eo ser humano
	
	 uma reflexão apenas da ética e da biologia
	 
	  uma reflexão compartilhada, complexa e interdisciplinar sobre a adequação das ações que envolvem a vida e o viver
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
Explicação:
E finalmente, em 2006, Goldim conceituou: Bioética é uma reflexão compartilhada, complexa e interdisciplinar sobre a adequação das ações que envolvem a vida e o viver.

Continue navegando