Buscar

QUESTÕES 2º ATIVIDADE DIREITO INDIVIDUAL, COLETIVO E DIFUSO

Prévia do material em texto

Iniciado em
terça, 19 Mar 2019, 21:21
Estado
Finalizada
Concluída em
terça, 19 Mar 2019, 21:49
Nota
9,0 de um máximo de 10,0(90%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Quanto à ação popular, assinale a afirmação correta.
Escolha uma:
a. Como a ação popular visa resguardar o erário e proteger o patrimônio público, essa ação é imprescritível.
b. Para instruir a inicial, o cidadão poderá requerer às entidades mencionadas na lei da ação popular as certidões e informações que julgar necessárias, que não podem ser negadas.
c. A pessoa jurídica de direito público ou de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnação, deve aderir ao polo ativo da ação, pois esta é proposta com vistas à proteção do erário.
d. A pessoa jurídica de direito público ou de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnação, poderá figurar no polo passivo da ação.
e. O Ministério Público pode ingressar com ação popular.
Feedback
A resposta correta é: A pessoa jurídica de direito público ou de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnação, poderá figurar no polo passivo da ação..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Historicamente, os direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos são oriundos de movimentos e conquistas sociais e são considerados instrumentos processuais eficientes no atendimento da demanda reprimida, permitindo a solução de conflitos coletivos de ordem econômica, social ou cultural. Nessa direção, qual e a afirmação que mais traduz essa interpretação?
Escolha uma:
a. Os direitos individuais homogêneos são indivisíveis, embora seus titulares sejam determinados.
b. Os direitos coletivos correspondem aos direitos metaindividuais, cujos titulares são pessoas indeterminadas.
c. É vedada a investigação de afronta a direitos individuais homogêneos por meio de inquérito civil.
d. Os titulares dos direitos difusos podem ser individualmente determinados.
e. Tanto os interesses difusos quanto os direitos coletivos são de natureza indivisível.
Feedback
A resposta correta é: Tanto os interesses difusos quanto os direitos coletivos são de natureza indivisível..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A respeito dos direitos coletivos, considerados em sentido amplo – legal e doutrinário , assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Os direitos transindividuais e metaindividuais, direitos coletivos em sentido amplo, abrangem os direitos difusos, coletivos, individuais homogêneos e o individual indisponível.
b. A lei confere exclusividade ao MP na defesa judicial do interesse público primário.
c. Em regra, o MP tem legitimidade para a defesa dos interesses público e particular.
d. Os bens que integram o patrimônio financeiro do Estado inserem-se no âmbito do interesse público primário.
e. O interesse público secundário é protegido pelos denominados direitos difusos, coletivos, individuais homogêneos e individuais indisponíveis, pertencentes à sociedade.
Feedback
A resposta correta é: Os direitos transindividuais e metaindividuais, direitos coletivos em sentido amplo, abrangem os direitos difusos, coletivos, individuais homogêneos e o individual indisponível..
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No que concerne à ação civil pública e à ação popular, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Nas ações civis públicas em que houver condenação em dinheiro pelo dano a um direito difuso e coletivo, a indenização reverterá para o fundo de defesa de direitos difusos e poderá ser levantada, mediante requerimento do interessado e respectiva autorização judicial, por aqueles que tiverem tido seus direitos lesados.
b. A parte legítima para figurar no polo passivo da ação popular cujo objeto é a impugnação de ato lesivo ao patrimônio público praticado por concessionária de serviço público é a pessoa jurídica de direito público ou privado, devendo as autoridades, funcionários ou administradores responsáveis pelo ato administrativo ingressar no feito na condição de assistentes.
c. O legitimado para propor ação civil pública é obrigado, antes de ingressar em juízo, a firmar termo de ajustamento de conduta (TAC) com a empresa concessionária de serviço público que tiver causado dano ao consumidor, sendo facultativa a previsão de multa cominatória.
d. O Ministério Público não tem legitimidade originária para propor ação popular na qual atua como custus legis (fiscal da lei), mas prosseguirá com a demanda quando o autor popular abandoná-la, perder seus direitos políticos em caráter permanente ou temporário ou der causa à extinção do processo sem julgamento do mérito, como também promoverá a execução do julgado em caso de inércia do autor após sessenta dias da publicação da sentença condenatória.
e. Tanto a ação civil pública como a ação popular são instrumentos hábeis para a defesa dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e a direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico e turístico, assim como por infração da ordem econômica e da economia popular.
Feedback
A resposta correta é: O Ministério Público não tem legitimidade originária para propor ação popular na qual atua como custus legis (fiscal da lei), mas prosseguirá com a demanda quando o autor popular abandoná-la, perder seus direitos políticos em caráter permanente ou temporário ou der causa à extinção do processo sem julgamento do mérito, como também promoverá a execução do julgado em caso de inércia do autor após sessenta dias da publicação da sentença condenatória..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Dentre os instrumentos processuais típicos de defesa de direitos transindividuais e indivisíveis, está a "ação civil pública'', tão utilizada institucionalmente. Entretanto, a defesa coletiva do consumidor em juízo será exercida:
Escolha uma:
a. quando se tratar de interesses ou direitos difusos ou coletivos, bem como individuais homogêneos, legitimado concorrentemente o Ministério Público.
b. concorrentemente, pelo Ministério Público e por associações legalmente constituídas há pelo menos um ano, em qualquer caso.
c. quando se tratar de interesses ou direitos difusos ou coletivos, apenas, legitimado exclusivamente o Ministério Público.
d. quando se tratar de interesses ou direitos difusos ou coletivos, bem como individuais homogêneos, legitimado exclusivamente o Ministério Público.
e. quando se tratar de interesses ou direitos individuais homogêneos, apenas, legitimado concorrentemente o Ministério Público.
Feedback
A resposta correta é: quando se tratar de interesses ou direitos difusos ou coletivos, bem como individuais homogêneos, legitimado concorrentemente o Ministério Público..
Questão 6
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Considere as seguintes situações:
I. responsabilidade do fornecedor em relação a vício de qualidade na pintura de um modelo de veículo por ele produzido;
II. responsabilidade do Estado pelo fornecimento de um medicamento indispensável para um idoso;
III. responsabilidade do loteador pelo contrato de venda de lotes de um loteamento popular clandestino;
IV. responsabilidade do fornecedor em relação a vício de segurança nos freios de um modelo de veículo por ele produzido;
V. responsabilidade do empreendedor imobiliário quanto à cláusula de reajuste de um contrato de venda de lotes de um condomínio fechado de luxo.
Indique a alternativa que expressa corretamente a classificação legal do interesse envolvido e a afirmação quanto à legitimidade de agir do Ministério Público.
Escolha uma:
a. I. Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social). II. Difuso; tem legitimidade (indisponibilidade e interesse social). III. Individual homogêneo; tem legitimidade (disponibilidade com presença de interesse social); IV. Difuso; tem legitimidade (indisponibilidade e interesse social). V. Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social).
b. I.Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social). II. Individual; tem legitimidade (indisponibilidade e interesse social). III. Individual homogêneo; tem legitimidade (disponibilidade com presença de interesse social); IV. Difuso; tem legitimidade (indisponibilidade e interesse social). V. Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social).
c. I. Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social). II. Individual; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social). III. Coletivo; tem legitimidade (disponibilidade com presença de interesse social); IV. Difuso; tem legitimidade (indisponibilidade e interesse social). V. Coletivo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social).
d. I. Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social). II. Individual; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social). III. Individual homogêneo; tem legitimidade (disponibilidade com presença de interesse social); IV. Difuso; tem legitimidade (indisponibilidade e interesse social). V. Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social).
e. I. Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social). II. Individual; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social). III. Coletivo; tem legitimidade (disponibilidade com presença de interesse social); IV. Difuso; tem legitimidade (indisponibilidade e interesse social). V. Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social).
Feedback
A resposta correta é: I. Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social). II. Individual; tem legitimidade (indisponibilidade e interesse social). III. Individual homogêneo; tem legitimidade (disponibilidade com presença de interesse social); IV. Difuso; tem legitimidade (indisponibilidade e interesse social). V. Individual homogêneo; não tem legitimidade (disponibilidade e falta de interesse social)..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Analise as questões abaixo e marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O âmbito de incidência do mandado de segurança é definido residualmente, pois somente caberá seu ajuizamento quando o direito líquido e certo a ser protegido não for amparado por habeas corpus.
b. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político sem representação no Congresso Nacional.
c. O mandado de segurança é conferido aos indivíduos para que eles se defendam de atos ilegais ou praticados com abuso de poder, constituindo-se verdadeiro instrumento de liberdade civil e liberdade política.
d. Organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída há pelo menos dois anos pode impetrar mandado de segurança em defesa de seus membros ou associados.
e. O direito líquido e certo, capaz de ensejar o mandado de segurança, é aquele que não pode ser demonstrado de plano, necessitando de produção de provas.
Feedback
A resposta correta é: O mandado de segurança é conferido aos indivíduos para que eles se defendam de atos ilegais ou praticados com abuso de poder, constituindo-se verdadeiro instrumento de liberdade civil e liberdade política..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Ação Civil Pública poderá ser proposta pelo Ministério Público, pela Defensoria, pela União, pelos Estados e pelos Municípios, por autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações interessadas, pré-constituídas há pelo menos um ano. Entretanto, na ação civil pública, se a sentença julgar improcedente o pedido por insuficiência de provas:
Escolha uma:
a. só o Ministério Público poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.
b. só o legitimado que não foi parte na ação poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.
c. não poderá ser proposta nova ação com idêntico fundamento, em razão da coisa julgada.
d. qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.
e. só o Ministério Público poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, mesmo sem nova prova, desde que demonstre ter havido erro judiciário.
Feedback
A resposta correta é: qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
São funções institucionais do Ministério Público promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Nessa direção, sobre o inquérito civil, qual das opções abaixo é a correta?
Escolha uma:
a. o inquérito civil é de natureza judicial.
b. O inquérito civil não é condição de procedibilidade para o ajuizamento de ação civil pública a cargo do Ministério Público.
c. Manifestação anônima, ainda que justificada, não autoriza a instauração de procedimento preparatório de inquérito civil.
d. Da instauração do inquérito civil não cabe recurso do interessado ao Conselho Superior do Ministério Público.
e. A instauração do inquérito civil prescinde de uma portaria inicial que fixe o seu objeto e justifique a necessidade de sua instauração.
Feedback
A resposta correta é: O inquérito civil não é condição de procedibilidade para o ajuizamento de ação civil pública a cargo do Ministério Público..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sabe-se que a ação popular é um instituto de direito constitucional processual voltado a garantir a participação política do cidadão no seio da administração estatal, sendo diretamente uma forma de realização da democracia direta. Por isso, pode-se afirmar que a ação popular, segundo a Lei no 4.717/65:
Escolha uma:
a. possibilita a suspensão liminar do ato lesivo impugnado, na defesa do interesse público.
b. pode ser proposta por associação constituída há pelo menos cinco ano, nos termos da lei civil.
c. somente pode ser proposta contra pessoas jurídicas de direito público e agentes públicos que praticaram ou autorizaram o ato que resultou em lesão ao patrimônio pessoal.
d. deve, obrigatoriamente, contar com a participação, no pólo ativo, da pessoa jurídica de direito público cujo ato seja objeto de impugnação.
e. sempre dispensa, em seu processamento, a participação do Ministério Público, exceto quando o autor desistir da ação.
Feedback
A resposta correta é: possibilita a suspensão liminar do ato lesivo impugnado, na defesa do interesse público..
	Iniciado em
	sexta, 1 Mai 2020, 12:11
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 1 Mai 2020, 12:20
	Avaliar
	10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No Estado democrático de direito os governantes devem respeito ao que é previsto nas leis, ou seja, deve ser respeitado e cumprido o que é definido pela lei. Com relação aos princípios do Estado democrático de direito é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.
Comentário: Conceito de justiça social.
b. princípio da legalidade determina que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude da lei incluindo a administração pública.
c. O sistema de direitos fundamentais, que compreendem exclusivamente os individuais.
d. O princípio da justiça social é um princípio da ordem política e não é admitido pelo direito brasileiro.
e. princípio da segurança jurídica garante instabilidade para as relações jurídicas ese divide em duas partes: uma de natureza objetiva e outra de natureza subjetiva.
Feedback
A resposta correta é: Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A liberdade de associação é o direito que as pessoas têm de mutuamente escolherem os seus associados para cumprir um determinado fim. Com relação ao Direito de Associação, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado, salvo em caso de união decorrente de matrimônio.
b. as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.
Comentário: Artigo 5o da Constituição inciso XVIII.
c. as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial ou administrativa, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
d. a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
e. a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização, sendo seu funcionamento regulado pelo Estado.
Feedback
A resposta correta é: as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Eudes Quintino de Oliveira Júnior a " intimidade, na concepção jurídica, trata-se de um campo discreto frequentado unicamente pelo interessado. É o espaço em que vai encontrar consigo mesmo, sem qualquer acesso à curiosidade privada. Neste reino pode desfilar tudo que é mais precioso para a pessoa, desde a sua crença religiosa até os segredos mais recônditos, sem qualquer risco de invasões arbitrárias e, principalmente, de se chegar ao conhecimento público porque não há qualquer registro materializado" Em relação ao direito a intimidade, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. A norma constitucional deixa claro que a violação da intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas pode gerar cobrança exclusivamente de indenizações pelos danos morais sofridos.
b. Todos os sigilos podem ser relativizados por leis infraconstitucionais, ou seja, os o sigilo de correspondência, comunicações telegráfica, de dados e as comunicações telefônicas.
c. A norma constitucional deixa claro que a violação da intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas pode gerar cobrança exclusivamente de indenizações pelos danos materiais sofridos e comprovados.
d. É possível quebrar o sigilo bancário por determinação judicial, ordem do plenário da câmara e do senado ou por decisão de CPI.
Comentário: Art. 5º, XII - Entretanto, todos os sigilos podem ser relativizados por leis infraconstitucionais, exceto o telefônico, que só pode ser relativizado por ordem judicial para investigação criminal ou processo penal.
e. O STF já decidiu que para que exista a quebra do sigilo bancário, ela deve ser feita com autorização judicial, administrativa ou por determinação de CPI.
Feedback
A resposta correta é: É possível quebrar o sigilo bancário por determinação judicial, ordem do plenário da câmara e do senado ou por decisão de CPI..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação a Nacionalidade, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. Em caso de crime de homicídio, o brasileiro naturalizado poderá ser extraditado mesmo que o crime tinha sido cometido após a naturalização.
b. A lei poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, como por exemplo o exercício de direitos civis.
c. Somente brasileiros natos podem ser oficiais das forças armadas.
Comentário: artigo 12 parágrafo 3º, VI da CF/88.
d. A concessão da naturalização extraordinária no Brasil é ato discricionário.
e. O brasileiro nato poderá ser extraditado em caso de tráfico ilícito de entorpecentes.
Feedback
A resposta correta é: Somente brasileiros natos podem ser oficiais das forças armadas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
São características do Estado Liberal de Direito:
Escolha uma:
a. A fusão do Estado e da religião, sendo o chefe de Estado determinado por fatores religiosos.
b. A limitação do poder estatal (com a pressuposta intervenção mínima na esfera privada dos cidadãos), buscando a manutenção do equilíbrio e independência entre os três poderes.
Comentário: A limitação do poder estatal (com a pressuposta intervenção mínima na esfera privada dos cidadãos), buscando a manutenção do equilíbrio e independência entre os três poderes.#
c. Regulamentação e controle do Estado das principais atividades econômicas.
d. Poder ilimitado nas mãos do governante.
e. A Concentração de Poder nas mãos do chefe do Poder Executivo.
Feedback
A resposta correta é: A limitação do poder estatal (com a pressuposta intervenção mínima na esfera privada dos cidadãos), buscando a manutenção do equilíbrio e independência entre os três poderes..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A nacionalidade é o vínculo jurídico de direito público interno entre uma pessoa e um Estado.Com relação a nacionalidade, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. O Brasil, ao determinar as regras de nacionalidade adotou tanto o ius solis quanto o ius sanguini.
Comentário: Fundamento - artigo 12 da Constituição Federal.
b. Apenas o naturalizado pode perder a nacionalidade brasileira, não sendo possível que o nato se submeta a perda de sua condição de brasileiro.
c. Perde a nacionalidade brasileira aquele que adquirir outra nacionalidade derivada, desde que decorrente de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.
d. O Brasil não permite a cumulação de mais de uma nacionalidade originária.
e. A nacionalidade brasileira originária pode ser perdida, caso a pessoa adote uma outra nacionalidade derivada.
Feedback
A resposta correta é: O Brasil, ao determinar as regras de nacionalidade adotou tanto o ius solis quanto o ius sanguini..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com José Cairo Júnior, a liberdade sindical significa a inexistência de óbices legais para que patrões e empregados possam se associar para a defesa dos seus interesses, sem qualquer intervenção do Estado.Com relação a liberdade sindical, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Para a constituição de um sindicato, não pode ser exigido nenhum tipo de registro em órgão competente.
b. Ninguém pode ser obrigado a se sindicalizar e nem de permanecer sindicalizado.
Comentário: artigo 8º, inciso V da Constituição Federal.
c. Para se exercer uma atividade profissional é indispensável a comprovação de vínculo sindical.
d. Pode haver mais de um sindicato por base territorial.
e. O Direito de Associação Sindical está previsto no artigo 8º da Constituição e estabelece que a lei poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato.
Feedback
A resposta correta é: Ninguém pode ser obrigado a se sindicalizar e nem de permanecer sindicalizado..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação a Ação Civil Pública, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Qualquer cidadão Brasileiro em dia com suas obrigações eleitorais pode propor uma Ação Civil Pública para proteger a coletividade, responsabilizando o infrator por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem urbanística, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, a qualquer outro interesse, bem como a direito difuso ou coletivo.
b. Poderá ser propostapelo Ministério Público, pela Defensoria, pela União, pelos Estados e pelos Municípios, por autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações interessadas, pré-constituídas há pelo menos um ano para proteger a coletividade, responsabilizando o infrator por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem urbanística, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, a qualquer outro interesse, bem como a direito difuso ou coletivo.
Comentário: LEI Nº 7.347, DE 24 DE JULHO DE 1985. Artigo 1o. E 5o.#
c. Apenas o Procurador Geral da República e os legitimados previstos no artigo 103 da Constituição Federal podem ajuizar uma ação civil pública para proteger a coletividade, responsabilizando o infrator por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem urbanística, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, a qualquer outro interesse, bem como a direito difuso ou coletivo.
d. Apenas o Ministério Público pode ajuizar uma ação civil pública para proteger a coletividade, responsabilizando o infrator por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem urbanística, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, a qualquer outro interesse, bem como a direito difuso ou coletivo.
e. Pode ser proposta por qualquer pessoa física ou jurídica para proteger a coletividade, responsabilizando o infrator por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem urbanística, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, a qualquer outro interesse, bem como a direito difuso ou coletivo.
Feedback
A resposta correta é: Poderá ser proposta pelo Ministério Público, pela Defensoria, pela União, pelos Estados e pelos Municípios, por autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações interessadas, pré-constituídas há pelo menos um ano para proteger a coletividade, responsabilizando o infrator por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem urbanística, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, a qualquer outro interesse, bem como a direito difuso ou coletivo..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Liberdade de reunião é a liberdade ou direito que as pessoas têm de se reunir em grupos, encontros, clubes, manifestações, desfiles, comícios ou qualquer outra organização que desejem. Em relação a liberdade de reunião, marque a opção correta:
Escolha uma:
a. todos podem reunir-se pacificamente em prédios públicos ou privados, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévia publicação da convocação em órgão competente.
b. todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido alvará de realização emitido por autoridade competente.
c. todos podem reunir-se pacificamente, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévia autorização da autoridade competente.
d. todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, após autorização concedida pelo poder público.
e. todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
Comentário: Artigo 5º. XVI da Constituição.
Feedback
A resposta correta é: todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A inviolabilidade do domicílio é uma das posições jurídicas específicas que integram, de forma expressa, o direito à privacidade como um todo. Com relação ao direito da inviolabilidade domiciliar, marque a opção correta:
Escolha uma:
a. Estende-se a qualquer compartimento habitado. a inviolabilidade garantida a casa.
Comentário: art. 5º. Inciso XI da CF/88.
b. A Cláusula de reserva de jurisdição estabelece que apenas por determinação judicial pode-se adentrar a uma casa sem consentimento do morador em casos de flagrante delito.
c. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo exclusivamente em caso de desastre ou para prestar socorro.
d. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre desde que durante o dia, por determinação judicial.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Estende-se a qualquer compartimento habitado. a inviolabilidade garantida a casa..
Parte inferior do formulário
_1649840986.unknown
_1649840994.unknown
_1649840998.unknown
_1649841000.unknown
_1649841001.unknown
_1649840999.unknown
_1649840996.unknown
_1649840997.unknown
_1649840995.unknown
_1649840990.unknown
_1649840992.unknown
_1649840993.unknown
_1649840991.unknown
_1649840988.unknown
_1649840989.unknown
_1649840987.unknown
_1649840970.unknown
_1649840978.unknown
_1649840982.unknown
_1649840984.unknown
_1649840985.unknown
_1649840983.unknown
_1649840980.unknown
_1649840981.unknown
_1649840979.unknown
_1649840974.unknown
_1649840976.unknown
_1649840977.unknown
_1649840975.unknown
_1649840972.unknown
_1649840973.unknown
_1649840971.unknown
_1649840962.unknown
_1649840966.unknown
_1649840968.unknown
_1649840969.unknown
_1649840967.unknown
_1649840964.unknown
_1649840965.unknown
_1649840963.unknown
_1649840954.unknown
_1649840958.unknown
_1649840960.unknown
_1649840961.unknown
_1649840959.unknown
_1649840956.unknown
_1649840957.unknown
_1649840955.unknown
_1649840950.unknown
_1649840952.unknown
_1649840953.unknown
_1649840951.unknown
_1649840946.unknown
_1649840948.unknown
_1649840949.unknown
_1649840947.unknown
_1649840944.unknown
_1649840945.unknown
_1649840943.unknown
_1649840942.unknown

Continue navegando