Buscar

A Psicologia do Esporte aplicada ao rendimento esportivo

Prévia do material em texto

A Psicologia do Esporte aplicada ao rendimento esportivo
Estudo em psicologia do Esporte - PUC São Paulo 
Curso Psicologia do Esporte – 2020
Bibliografia Livro Estudo em Psicologia do Esporte - Paula Teixeira Fernandes – 2017
Elaboração Mayara Cristine Carvalho RA00273426 
Perfil Psicológico
A psicologia do esporte demonstra que um rendimento desportivo satisfatório está correlacionado a capacidade de enfrentar situações antes, durante e posteriores as competições.
Quanto mais elevado o nível esportivo de um atleta mais particularidades psicológicas estão por trás das capacidades físicas ou técnicas.
Embora exista uma grande variação de perfis , na maioria dos casos o perfil psicológico do atleta pode ser definido pelas seguintes características: sentimento de autoconfiança elevada, manutenção do otimismo e entusiasmo frente aos erros cometidos, determinação, força de vontade, concentração, estabilidade, disciplina, tomada de decisão, maior capacidade cognitiva, coragem, controle do estresse, motivação, entre outros. 
Pontos de Análise
Apesar da grande variedade de perfis, vamos falar nesse momento apenas de: motivação, estresse e treinamento mental.
Motivação
Há diversos posicionamentos em relação aos conceitos de motivação, contudo é consenso em todos esse posicionamentos que ela é importante em tudo que se decide fazer. Não é por acaso que a motivação é tema em diversos estudos e publicações relacionados a psicologia do esporte. 
Existem fatores íntimos que contribuem para a escolha de uma determinada modalidade, como a sensação de prazer do indivíduo. E também, existem fatores secundários que dependem exclusivamente do meio em que estamos inseridos. 
O estudo da motivação no esporte
Existem estudos que demonstram que esportes de alto rendimento requer uma variedade de habilidades psicológicas e o que diferem essas características são justamente as habilidades exigidas em cada modalidade.
Dentre os aspectos objetivos para a escolha de uma modalidade os destaques envolvem a autorrealização e a superação de limites. Os aspectos subjetivos, geralmente relatados em menor escala são representados pela influência dos familiares, desejo de ser reconhecido e recompensado.
Em um estudo de motivação realizado em 2008 com ginastas brasileiras a maioria dos fatores que motivam a prática e permanência no esporte destacou-se o prazer pelo exercício e em seguida as necessidades fisiológicas e psicológicas
Estresse	
Outro aspecto citados em vários artigos é o Estresse Competitivo.
Nesse contexto, competir significa enfrentar desafios e demandas que podem representar uma considerável fonte de estresse para os atletas, dependendo de seus atributos físicos, técnicos e psicológicos.
Podemos então citar: motivação, ansiedade, atenção, competitividade, concentração, agressividade, etc. 
Estudo do Estresse Competitivo	
Fatores Individuais: estado físico, condição técnica, características pessoais, experiência, nível de aspiração, nível de expectativa em relação ao desempenho e carreira.
Fatores situacionais: local e material dos jogos, preparação e treinamento, situações específicas de jogo, adversários, técnico, arbitragem, torcida, aspectos administrativos e organizacionais da equipe e das entidades organizadoras de eventos, entre outras.
Um estudo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte da Escola de Educação Física da USP nos mostra algumas situações causadoras de estresse em atletas. Entre as mais citadas, são: cometer erros que provoquem a derrota, auto cobrança exagerada, perder jogo praticamente ganho, perder para adversários tecnicamente mais fracos, erros de arbitragem.
Em outro estudo realizado durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas, 2004, foram identificados outros fatores: facilidade/dificuldade de partida, conduta dos adversários, condições climáticas, lesões, cansaço físico, desconforto muscular e corporal, entre outros. 
Treinamento Mental
O treinamento mental pode ser caracterizado como uma tentativa de influenciar os pensamentos e representações mentais com a finalidade de melhorar seu rendimento. 
Algumas habilidades que podem ser treinadas são: ansiedade, ativação, autoconfiança, burnout, concentração e atenção, estresse, motivação, tomada de decisão, otimismo, autoestima, força de vontade, controle e determinação. 
Entretanto, alguns fatores devem ser avaliados quando um psicólogo do esporte inicia esse treinamento, como por exemplo a participação do técnico, que conhece as habilidades que precisam ser treinadas de forma individual em cada atleta. Dessa forma, é necessário um trabalho multidisciplinar pois é o treinador que vai reforçar as capacidades mentais de seus atletas, apoiá-los emocionalmente e avaliar ao final de cada competição. 
Considerações Finais	
A psicologia do esporte aplicada ao rendimento esportivo é de extrema importância para obtenção de resultados satisfatórios. É capaz de diagnosticar o perfil psicológico e de indivíduos e grupos, e assim, desenvolver programas de treinamento para melhorar os aspectos limitantes de cada competidor.

Continue navegando