Buscar

Avaliando o Aprendizado - Direito Adm I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sempre que em matéria administrativa se verificar que o comportamento da Administração ou do administrado que com ela se relaciona juridicamente, embora em consonância com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras de boa administração, os princípios de justiça e de equidade, a ideia comum de honestidade, estará havendo ofensa a qual princípio do Direito Administrativo?
		
	
	Autotutela.
	
	proporcionalidade
	
	impessoalidade.
	
	Razoabilidade e proporcionalidade.
	 
	Moralidade Administrativa.
	Respondido em 01/05/2020 20:56:32
	
Compare com a sua resposta: A AP só pode agir de acordo com o que a lei determina, enquanto o particular pode fazer tudo o que a lei não proíbe.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O diretor-geral de determinado órgão público exarou despacho concessivo de um direito ao contribuinte, mediante apresentação de documentos que corroboram o pedido. Os documentos eram ilegítimos, descoberta a fraude dos documentos que embasaram a concessão do ato um mês depois, a referida autoridade tornou sem efeito o ato administrativo. Na situação hipotética considerada, o princípio administrativo aplicável ao ato que tornou sem efeito o ato administrativo praticado é o da
		
	 
	autotutela
	
	impessoalidade
	
	publicidade
	
	moralidade
	
	finalidade
	Respondido em 01/05/2020 20:59:18
	
Compare com a sua resposta: Pela leitura do art. 40 da Lei 8.987/95, a permissão de serviços públicos deve ser sempre precedida de licitação: Art. 40. A permissão de serviço público será formalizada mediante contrato de adesão, que observará os termos desta Lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitação, in-clusive quanto à precariedade e à revogabilidade unilateral do contrato pelo poder conceden-te. Parágrafo único. Aplica-se às permissões o disposto nesta Lei.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Marque a alternativa correta:
		
	 
	Consoante entendimento recente da jurisprudência nacional, o DNIT não possui competência para aplicar multa de trânsito por excesso de velocidade, eis que não figura no rol legal de competências, mas possui competências para aplicar multa;
	 
	O servidor estável, apenas na hipótese constitucional de avaliação periódica de desempenho, poderá ser exonerado, mas poderá ser exonerado nas hipóteses legais, garantido o contraditório e ampla defesa;
	
	A indisponibilidade do interesse público, tendo em vista sua natureza protetora dos interesses da sociedade, segundo o STF, não aceita relativização.
	
	Candidato a concurso público com visão monocular, segundo o STJ, não é considerado deficiente físico, ao passo que candidato com audição monocular, segundo o STJ, é considerado deficiente físico;
	
	A Administração poderá anular e convalidar seus atos administrativos, segundo a Lei 9.784/99, no prazo decadencial de 05 anos;
	Respondido em 01/05/2020 21:05:41
	
Compare com a sua resposta: Poder Vinculado e Discricionário: Poder vinculado é aquele em que o administrador se encontra inteiramente preso ao enunciado da lei que estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, não existindo um espaço para juízo de conveniência e oportunidade e Poder discricionário é aquele em que o administrador se encontra preso (não inteiramente) ao enunciado da lei que não estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, existindo um espaço para juízo de conveniência e oportunidade. Poder Hierárquico: Poder hierárquico é o poder conferido à Administração para se auto-organizar, isto é, para distribuir as funções dos seus órgãos (estabelecer campos de atuação) e fiscalizar a atuação dos seus agentes. Poder Normativo ou regulamentar: Poder normativo é o poder conferido à Administração para expedição de decretos e regulamentos que permitam a aplicação de lei. Poder Disciplinar: Poder disciplinar é o poder atribuído a Administração Pública para aplicar sanções administrativas aos seus agentes pela prática de infrações de caráter funcional. Poder de Polícia: Poder de polícia é o poder conferido à Administração, para restringir, frenar, condicionar, limitar o exercício de direitos e atividades econômicas dos particulares para preservar os interesses da coletividade.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Considere as seguintes afirmativas quanto aos Princípios Constitucionais do Direito Administrativo:
I - O princípio da legalidade constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais, por isso a Administração Pública só pode fazer ou deixar de fazer o que a lei não proíba.
II - O princípio da impessoalidade está atrelado à neutralidade da atividade administrativa, que se orienta no sentido da realização do interesse público, sendo os atos administrativos imputáveis ao funcionário que os pratica e não ao órgão ou entidade administrativa.
III - O princípio da eficiência orienta a atividade administrativa no sentido de alcançar os melhores resultados, considerando o modo de organizar e estruturar a Administração Pública para a prestação de serviços públicos de qualidade em condições econômicas.
Está correto o que se afirma apenas em:
		
	
	I e II
	
	I
	
	II
	 
	III
	
	II e III
	Respondido em 01/05/2020 21:18:12
	
Compare com a sua resposta: A proporcionalidade no seu aspecto negativo tem relação com o princípio da proibição de excessos e determina que a Administração utilize os meios adequados para atingir determinado fim. A proporcionalidade no seu aspecto positivo tem relação com o princípio da proibição da prestação insuficiente que determina que a Administração não pode ter atuação aquém das diretrizes constitucionais determinadas para a proteção dos direitos fundamentais.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	¿1. Ação Direta de Inconstitucionalidade. 2. Parágrafo único do art. 1º do Decreto estadual n.° 1.807, publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas de 26 de março de 2004. 3. Determinação de imediata exoneração de servidor público em estágio probatório, caso seja confirmada sua participação em paralisação do serviço a título de greve. 4. Alegada ofensa do direito de greve dos servidores públicos (art. 37, VII) e das garantias do contraditório e da ampla defesa (art. 5º, LV). 5. Inconstitucionalidade. 6. O Supremo Tribunal Federal, nos termos dos Mandados de Injunção n.ºs 670/ES, 708/DF e 712/PA, já manifestou o entendimento no sentido da eficácia imediata do direito constitucional de greve dos servidores públicos, a ser exercício por meio da aplicação da Lei n.º 7.783/89, até que sobrevenha lei específica para regulamentar a questão. 7. Decreto estadual que viola a Constituição Federal, por (a) considerar o exercício não abusivo do direito constitucional de greve como fato desabonador da conduta do servidor público e por (b) criar distinção de tratamento a servidores públicos estáveis e não estáveis em razão do exercício do direito de greve. 8. Ação julgada procedente.¿ BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI 3235 / AL. Rel. Min. Gilmar Mendes. Julgamento em: 04/02/2010, publicada no DJe n.º 246, de 11/03/2010. Disponível em: < http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/ >. Acesso em: 02 fev. 2015. A declaração de inconstitucionalidade do Decreto Estadual, objeto de análise na ementa acima transcrita, encontra fundamento constitucional no princípio da:
		
	 
	Impessoalidade.
	
	Publicidade.
	
	Moralidade
	
	Eficiência
	
	Continuidade da Prestação do Serviço Público.
	Respondido em 01/05/2020 21:21:04
	
Compare com a sua resposta: Anulação é relativa a atos ilegais. Pode ser feita pela Administração ou pelo Judiciário. Tem efeitos ex tunc. Já a revogação é de atos legais, mas que, por motivos de conveniência e oportunidade, já não interessam à Administração pública. Tem efeitos ex nunc. Só pode ser feita pela própria Admi-nistração.

Outros materiais