Buscar

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
SDE3487_A3_201602282528_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: SAULO HENRIQUE ARAUJO CARNEIRO
	Matr.: 201602282528
	Disc.: LEG.EXERC.PROF.ENF. 
	2020.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O decreto nº 48.202, de 12/5/1960 institui:
	
	
	
	Dia das parteiras.
	
	
	Dia do enfermeiro.
	
	
	Dia dos técnicos de enfermagem.
	
	
	Semana da Enfermagem.
	
	
	Dia dos auxiliares de enfermagem.
	
Explicação:
O decreto nº 48.202, de 12/5/1960 institui a Semana da Enfermagem, assinada pelo presidente Jucelino Kubitschek.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O segundo código de Ética dos Profissionais de Enfermagem foi publicado através:
	
	
	
	Decreto nº 48.202/1960.
	
	
	Decreto nº 94.406/1987.
	
	
	Lei nº 8.967/1994.
	
	
	Decreto nº 2.956/1938.
	
	
	Resolução COFEN nº 160/1993.
	
Explicação:
Resolução COFEN nº 160/1993, que institui o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem na jurisdição de todos os Conselhos Regionais de Enfermagem.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O código de ética da enfermagem em seus princípios fundamentais descreve que, EXCETO:
	
	
	
	a enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde. 
	
	
	a enfermagem é uma profissão comprometida com qualidade de vida da pessoa.
	
	
	o profissional de enfermagem atua subordinado aos demais profissionais de saúde.
 
	
	
	o profissional de enfermagem atua na promoção da saúde.
	
	
	o profissional de enfermagem atua na  prevenção de doenças e reabilitação da saúde.
	
Explicação:
O código de ética da enfermagem em seus princípios fundamentais descreve que ¿A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. O Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais¿.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Assegurar à pessoa, família e coletividade, assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. (COFEN, responsabilidades e deveres ,Lei do Exercício Profissional). Com base no Código, caracteriza imperícia a situação em que o enfermeiro :
	
	
	
	não faz a conexão com a saída de ar comprimido.
	
	
	não atende prontamente o paciente que solicita, com o toque da campainha, assistência de enfermagem.
	
	
	não comunica ao médico a queixa de dor do paciente, após verificar que na prescrição médica não consta medicamentos específicos para a queixa.
	
	
	realiza a aplicação de medicação por via endovenosa sem conhecer a ação e os possíveis efeitos da droga.
	
	
	não utiliza técnica asséptica durante o cateterismo vesical.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação à conduta ética dos profissionais de enfermagem, é um direito do enfermeiro junto à pessoa, família e coletividade:
	
	
	
	ter acesso às informações relacionadas à pessoa, necessários ao exercício profissional.
	
	
	prestar assistência sem discriminação de qualquer natureza.
	
	
	executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa.
	
	
	negar assistência em situação que se caracterize como emergência
	
	
	registrar no prontuário do paciente as informações indispensáveis ao processo de cuidar.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Ordem dos Enfermeiros (OE) estabeleceu os princípios e as regras do aconselhamento ético e deontológico necessários para efeitos de divulgação de informação sujeita a segredo profissional, no âmbito do dever de sigilo dos enfermeiros. O aconselhamento deontológico para a divulgação de informação sujeita a segredo cabe ao Conselho Jurisdicional da OE, que decide a partir de agora com efeitos sobre todos os casos que lhe tenham sido apresentados. Marque a opção correta abaixo mediante ao Dever do sigilo, Deacordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
	
	
	
	O dever de guardar segredo por parte do enfermeiro continua mesmo depois de cessar o exercício profissional ou com a morte da pessoa
	
	
	O enfermeiro só pode partilhar informação pertinente com aqueles que NÃO estão implicados no plano terapêutico. O segredo pode ser quebrado, e divulgada informação confidencial acerca do indivíduo e família, mas só nas situações legalmente previstas e depois do devido aconselhamento deontológico e jurídico do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
	
	
	Assim, a quebra de segredo profissional obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam (ou tenham exercido) a profissão no território português, independentemente da relação contratual estabelecida com a entidade empregadora e da relação com a pessoa, da prestação efetiva de cuidados à pessoa e da natureza gratuita ou onerosa da prestação ou recebimento de encargos financeiros pelo paciente/cliente.
	
	
	Nenhuma das afirmativas acima estão corretas.
	
	
	Assim, a quebra de segredo profissional NÃO obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam a sua profissão de qualquer forma.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A quem se aplica a Resolução COFEN 564/2017?
	
	
	
	Este Código aplica-se, de acordo com o artigo 3, apenas aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem.
	
	
	Este Código aplica-se, de acordo com o artigo 4, aos Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem.
	
	
	Este Código aplica-se, de acordo com o artigo 2, aos Enfermeiros, Médicos Obstetras, Obstetrizes e Parteiras, bem como aos atendentes de Enfermagem.
	
	
	Este Código aplica-se, de acordo com o artigo 5, apenas aos Enfermeiros.
	
	
	Este Código aplica-se, de acordo com o artigo 2, aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Obstetrizes e Parteiras, bem como aos atendentes de Enfermagem.
	
Explicação:
A quem se aplica a Resolução COFEN 564/2017 - Este Código aplica-se, de acordo com o artigo 2, aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Obstetrizes e Parteiras, bem como aos atendentes de Enfermagem.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Uma enfermeira, para obter vantagens financeiras, divulgou informações inverídicas sobre assunto de sua área profissional. Assinale a alternativa que traz a pena adequada, segundo o Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem.
	
	
	
	Pena de Advertência Verbal
	
	
	Pena de Cassação
	
	
	Pena de Censura
	
	
	Pena de Multa
	
	
	Pena de Suspensão