Buscar

Seminário integrado turismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Quando Pedro estudou a invasão dos povos bárbaros na Europa, verificou que elas determinaram no século V a derrocada final do Império Romano. A partir daí, começa um período na História da Arte que vai representar este novo momento como caracterizado pelo teocentrismo. Pedro ficou meditando que tipo de arte poderia surgir a partir do teocentrismo que dominou a Europa na Idade Média. Você poderia ajudar Pedro a identificar as características deste tipo de arte neste período?
		
	 
	Valorização do espirito e visão de mundo dominada pela figura de Deus.
	
	Extrema valorização dos sentimentos humanos, nacionalismo e culto à natureza.
	 
	Foco no racionalismo, Deus deixa de ser o centro da existência humana e da vida em sociedade.
	
	Predomínio das emoções e da luta do bem contra o mal
	
	Manifestações rústicas expressando uma arte antes do surgimento da escrita.
	Respondido em 28/04/2020 11:37:06
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Nas provas do ENADE são comuns abordagens de arte, cultura e filosofia. Como o candidato pode traçar uma relação entre estes assuntos que possibilite um bom roteiro de estudos?
		
	
	FILOSOFIA = ajuda a entender os comportamentos sociais. CULTURA = mostra ideias e situações através do ponto de vista do artista. ARTE = contribui para uma reflexão mais profunda sobre as questões do nosso tempo.
	
	ARTE = ajuda a entender os comportamentos sociais. CULTURA = mostra ideias e situações através do ponto de vista do artista. FILOSOFIA = contribui para uma reflexão mais profunda sobre as questões do nosso tempo.
	
	FILOSOFIA = ajuda a entender os comportamentos sociais. ARTE = mostra ideias e situações através do ponto de vista do artista. CULTURA = contribui para uma reflexão mais profunda sobre as questões do nosso tempo.
	 
	CULTURA = ajuda a entender os comportamentos sociais. ARTE = mostra ideias e situações através do ponto de vista do artista. FILOSOFIA = contribui para uma reflexão mais profunda sobre as questões do nosso tempo.
	
	ARTE = ajuda a entender os comportamentos sociais. FISOLOFIA = mostra ideias e situações através do ponto de vista do artista. CULTURA = contribui para uma reflexão mais profunda sobre as questões do nosso tempo.
	Respondido em 28/04/2020 11:37:23
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É uma forma criativa de como a humanidade expressa suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Ela pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras. Estamos nos referindo a:
		
	
	Crença
	
	Economia
	
	Multiculturalismo
	
	Filosofia
	 
	Arte
	Respondido em 28/04/2020 11:37:32
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Figura emblemática da arte moderna, o artista do século XIX, autor destas obras, libertou a cor na pintura. Por meio dela, procurou captar a essência dos seres e das coisas, traduzir emoções e intuições, sem os compromissos com a verossimilhança que dominavam a arte acadêmica de seu tempo. Sua extensa obra - não reconhecida em vida , existência trágica e intensa atraem, há décadas, estudiosos dos mais diversos campos. O artista mencionado é (Simulado ENADE 2012):
		
	
	Pablo Picasso
	 
	Vincent Van Gogh
	
	Paul Gauguin
	
	Henri Matisse
	
	Auguste Rodin
	Respondido em 28/04/2020 11:37:51
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando Lucia estudava sobre a História da Arte, verificou que havia um período compreendido entre a invenção da escrita e a queda do Império Romano do Ocidente, caracterizando a fase da Idade Antiga da arte. Ela ficou em dúvida sobre os povos e os estilos de arte associados abrangidos por este período. Você seria capaz de ajudar a Lucia a identificar estes estilos e povos?
		
	
	Arte renascentista italiana, arte neoclássica francesa, arte moderna e arte pós-moderna
	
	Arte industrial inglesa, arte manual, arte criativa e arte pós-industrial
	
	Arte americana, arte mexicana, arte caribenha e arte colombiana
	 
	Arte egípcia, arte grega, arte romana e arte islâmica
	
	Arte barroca italiana, arte neorrenascentista, arte nova francesa e arte surrealista
	Respondido em 28/04/2020 11:37:57
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Luiza estava estudando o conceito de CULTURA, para uma boa performance na prova de conhecimentos gerais do ENADE. Notou que uma das definições não servia para definir o termo cultura e portanto não se enquadrava de forma correta naquilo que havia aprendido. Qual teria sido esta definição equivocada sobre cultura?
		
	 
	Disseminada de forma irredutível e inflexível nos grupos sociais
	
	É toda forma de intervenção humana na natureza
	
	Criação exclusiva dos seres humanos
	
	Transmitida de geração a geração, nas diferentes sociedades
	
	Múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade.
	Respondido em 28/04/2020 11:38:14
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, a bioética etc. Analise as sentenças abaixo e marque a alternativa correta. I O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. II A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. III Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. IV A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
		
	
	I e IV
	
	I e III
	
	Apenas a I
	 
	I;II;III e IV
	
	I e II
	Respondido em 28/04/2020 11:38:20
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Físicos do Laboratório Nacional Fermi, entre eles Rob Roser, dos Estados Unidos, disseram estar 'absurdamente próximos' de provarem a existência da partícula subatômica chamada bóson de Higgs, considerada um elemento fundamental para a transformação dos restos da explosão espacial em estrelas e planetas. Segundo Don Tovey, professor de Física das Partículas na Universidade de Sheffield, "os resultados são particularmente importantes, porque eles usam uma forma completamente diferente e complementar de procurar o bóson de Higgs. Isso nos dá mais confiança de que o que estamos vendo é realmente a prova de uma nova física, e não apenas um acaso estatístico." Essa partícula subatômica é apelidada, no meio acadêmico, de:
		
	 
	partícula de Deus
	 
	criação de Deus
	
	catalizador de partículas FCD
	
	acelerador de partículas UFC
	
	átomo molecular

Outros materiais