Buscar

TIPOS DE ENTREVISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Priscilla Sarmento Firmino Vieira Mat: 201902133854
TIPOS DE ENTREVISTA
· NÃO ESTRUTURADA
É utilizada quando o pesquisador deseja obter um maior número possível de informações sobre determinado tema (central), segundo a visão do entrevistado, e também para obter um maior detalhamento do assunto em questão. Tem finalidade exploratória e detalha as questões com formulação mais precisas dos conceitos relacionados.
EX: é utilizada geralmente na descrição/sondagem de casos individuais; entrevista de emprego; pesquisa de administração por ser uma forma especial de conversação; É bastante adequada para obter informações a respeito do que as pessoas sabem, acreditam, desejam e é um procedimento utilizado na investigação social, para a coleta de dados .
· ESTRUTURADA
As perguntas já são previstas e não podem ser alteradas. Questionário totalmente estruturado, ou seja, é aquela onde as perguntas são previamente formuladas e tem-se o cuidado de não fugir a elas. Tem as perguntas previstas, assim como as respostas.
EX: Questionários; utilizado nos censos do IBGE, investigação de contextos laborais, escolares e clínicos.
· SEMI ESTRUTRADA
É caracterizada por um conjunto de questões previamente estabelecidas. Mas, diferente da estruturada, também permite que o entrevistador inclua outro conjunto de questões ao decorrer da entrevista, não planejadas inicialmente. Combinam perguntas abertas e fechadas
Ex: contratação de novos colaboradores. Esse modelo é o mais utilizado pelos profissionais de RH uma vez que permite uma seleção de perguntas previamente estabelecidas, evitando o risco de esquecimento de alguma pergunta importante para o entrevistado, bem como permite o entrevistador se aprofundar com perguntas que não foram estabelecidas anteriormente dando-lhe maior flexibilidade.
· LIVRE ESTRUTURAÇÃO
É o tipo menos estruturado, e só se distingue da simples conversação porque tem como objetivo básico a coleta de dados.
EX: entrevista com superior hierárquico em um almoço.
· GRUPAIS
Tem como objetivo principal os estimular os participantes a discutir sobre um assunto de interesse comum, ela se apresenta como um debate aberto sobre um tema e que possam proporcionar a compreensão de percepções, crenças, atitudes sobre o tema, produto ou serviços.
Ex: Terapia de grupo, avaliação da eficácia da comunicação, dinâmica de grupo em psicologia social
· INDIVIDUAL
Tem como função conduzir uma conversa que acontece entre duas ou mais pessoas, (o entrevistador e o (s) entrevistado (s). As perguntas são elaboradas pelo entrevistador de modo a obter a informação necessária por parte do entrevistado.
Ex: entrevista de consulta médica; recrutador de RH e candidato.
CLASSIFICAÇÃO
· TRIAGEM
Conjunto de entrevistas iniciais que permitem uma compreensão inicial do sujeito para pensar o encaminhamento aos serviços disponíveis.
EX: verificar quais entre os candidatos convocados possuem realmente os requisitos indispensáveis ao desempenho do cargo.
· ANAMNESE
Colher informações acuradas e completas do paciente para direção de um diagnóstico e tratamentos corretos. Tem por objetivo reconstruir a história do sujeito.
EX: Anamnese infantil, cirurgia bariátrica, de vasectomia, etc.
· DIAGNÓSTICAS
Recolhe informação biográfica do sujeito, assim como dos conhecimentos do entrevistado, das suas competências, opiniões, atitudes, etc.
 Visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente, bem como as indicações terapêuticas adequadas. Quase sempre, a entrevista diagnóstica é parte de um processo mais amplo de avaliação clínica que inclui testagem psicológica;
EX: Entrevista de recepção (recolhe informação sobre o motivo da consulta, das áreas problema que apresenta, etc); TADH, autismo,etc.
· SISTEMATICAS
Estabelece através dos emergentes do entrevistado - fatos relatados, sintomas informados, comportamentos verbais e não verbais que também revelam como se encontra sistematizada a personalidade do entrevistado.
	EX: funções do ego, mecanismos de defesa predominantes, etc.
· DEVOLUÇÃO
Análise de uma atividade após ser feita. O estudo irá verificar quais foram os pontos positivos e quais foram os pontos negativos do processo que impactaram no resultado final.
EX: feedback dos resultados do candidato inapto ao cargo disponibilizado pela empresa, bem como a necessidade de encaminhamentos.
· SELEÇÃO
Sondar as aptidões para um emprego. Selecionar características comuns.
O entrevistador deve ter um conhecimento prévio do currículo do entrevistado, do perfil do cargo, deve fazer uma sondagem sobre as informações que o candidato tem a respeito da empresa, e destacar os aspectos mais significativos do examinando em relação à vaga pleiteada, etc.;
EX: Levantamento de informações sobre currículo de acordo com perfil do cargo
· DE ENCAMINHAMENTO
 Logo no início da entrevista, deve ficar claro para o entrevistado, que a mesma tem como objetivo indicar seu tratamento, e que este não será conduzido pelo entrevistador.
EX: Encaminhamento do psicólogo clínico de um paciente para tratamento psiquiátrico.
· DE DESLIGAMENTO
 Identifica os benefícios do tratamento por ocasião da alta do paciente, examina junto com ele os planos da pós-alta ou a necessidade de trabalhar algum problema ainda pendente. 
EX: Essa entrevista também é utilizada com o funcionário que está deixando a empresa.

Continue navegando