Buscar

Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Prévia do material em texto

Disciplina: Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura 
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX 
Nota da Prova: 10,0
1.	A alfabetização e o letramento são processos que caminham lado a lado quando se pensa em ensino e aprendizagem de língua. Letramento designa as diferentes práticas sociais mediadas pela língua escrita. São as práticas de leitura e escrita que ocorrem nos mais diversos domínios da sociedade, como no mundo do trabalho, da família, da participação social, da publicidade e, também, da escola, instituição que trabalha intencionalmente com o ensino da língua escrita. A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. Sobre letramento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Letramento é a capacidade de inserção na sociedade a que o sujeito se habilita pelo fato de empregar de maneira adequada a escrita. 
( ) Letrar é dominar a língua, principalmente a língua escrita, realizando as adequações necessárias aos diferentes contextos. 
( ) Letrar é saber as questões que envolvem o uso da língua, seus aspectos históricos e sociais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	V - V - V.
b)	V - V - F.
c)	V - F - V.
d)	F - V - V.
2.	Com base na inserção da disciplina de língua portuguesa no Brasil, podemos citar que foi Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho) o responsável por realizar várias reformas em Portugal entre os anos de 1750 e 1777. Essas reformas tinham como objetivo modernizar o país e também propiciar maior rendimento das colônias, para que o processo de exploração aumentasse. Baseando-se nessas questões e no período vivenciado, assinale a alternativa CORRETA:
a)	No século XVIII, com algumas reformas já efetivadas, foi criada a disciplina de língua portuguesa.
b)	No período de 1750 e 1777 não havia a disciplina de língua portuguesa.
c)	No século XIX, a disciplina de língua portuguesa estruturava-se em torno do ensino de gramática e retórica e já era ofertada para todos os estudantes.
d)	No período de 1750 e 1777 havia a disciplina de língua portuguesa para os falantes da colônia, bem como aulas de poética e gramática.
3.	Quando falamos sobre o termo alfabetização este se apresenta como um conceito bastante conhecido e familiar. É possível que qualquer pessoa responda que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir sobre o método de alfabetização adotado no Brasil durante boa parte do século XX:
I- A criança aprendia as letras e as sílabas de forma isolada. 
II- A criança fazia associações pouco condizentes com o uso real da língua. 
III- A criança aprendia primeiro as consoantes e depois as vogais e as associava com palavras isoladas. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)	Somente a afirmativa I está correta.
b)	As afirmativas I e III estão corretas
 c)	As afirmativas I e II estão corretas.
d)	Somente a afirmativa II está correta.
4.	Hoje em dia, o ato de ler não deve ser considerado um mero efeito de decodificar e codificar os signos. O ato de ler supõe uma prática de letramento. Dito em outras palavras, saber ler é, além de uma exigência da sociedade moderna, uma dinâmica experiência existencial. Sobre o processo de codificação e decodificação versus letramento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ensino da língua portuguesa estava durante muito tempo pautado na decoreba das regras e sua aplicação, por isso, tinha-se em mente apenas o processo de decodificar e codificar os signos. 
( ) Foi até a metade do século XV que a alfabetização estava associada à ideia de que apenas envolvia o desenvolvimento das habilidades de codificar e decodificar. 
( ) É considerado recente o termo letramento, que surgiu após diversos questionamentos sobre essa forma de estrutura e organização. 
Assinale e alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	V - V - F.
 b)	V - F - V.
c)	F - F - V.
d)	F - V - V.
5.	A Linguística é a área de estudo científico da linguagem e é considerado linguista o cientista que se dedica aos estudos a respeito da língua, fala e linguagem. Os estudos linguísticos influenciaram o ensino da língua portuguesa de maneira importante. A partir dessa afirmação, precisamos entender um pouco da história para que possamos compreender o impacto que os estudos linguísticos ocasionaram no ensino da língua portuguesa. Sobre os estudos que levaram às ramificações da Linguística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Sociolinguística se dedica ao estudo da relação entre comportamento social, formação e aprendizagem de história. 
( ) Surge a Linguística aplicada que se dedica ao estudo das formas de ensinar a língua. 
( ) Surge a Linguística geral ou teórica, a psicolinguística e a sociolinguística. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	V - V - F.
b)	F - V - V.
c)	V - F - V.
d)	F - F - V.
6.	Os estudos linguísticos são essenciais para que compreendamos a língua e o seu funcionamento entre os falantes que dela fazem uso. Apesar de a linguística ser uma ciência considerada nova, seus estudos remontam à Antiguidade. Assim, podemos afirmar que o papel do linguista é identificar o funcionamento da língua. Com base nos estudos linguísticos que iniciaram no Brasil na década de 1960, sabemos que a linguística trouxe à escola várias perspectivas sobre a língua. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a)	Com os estudos da década de 1960, houve a confirmação de que o modo como se ensinava a língua portuguesa nas escolas estava coerente com as pesquisas realizadas.
b)	Baseados nos estudos da década de 1960, percebemos que não há mais discordância sobre o ensino da língua portuguesa. Gramáticos e linguistas corroboram para um ensino mais focado no uso da língua pelos falantes.
c)	Por meio do estudo da estruturação da língua, em qualquer instância, descobriu-se o caráter social desta. Nessa época, o contexto envolvido na comunicação ainda não obtinha importância.
d)	A língua é viva e dinâmica, sendo que as variações que ocorrem se devem a questões regionais, sociais, econômicas, de faixa etária e de sexo, dentre outras.
7.	Quando abordamos o termo "alfabetização" este se apresenta como um conceito bastante conhecido e familiar. É possível que qualquer pessoa responda que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. Sobre o método de alfabetização adotado no Brasil durante boa parte do século XX, analise as seguintes sentenças: 
I- Foi o processo de codificação/decodificação responsável por gerar o chamado analfabetismo funcional. 
II- O conceito de analfabetismo funcional, inicialmente, associava-se àqueles que não dominavam a escrita. 
III- Foi a partir dos anos 60 que surgiu um novo termo associado à alfabetização: o letramento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças II e III estão corretas.
b)	Somente a sentença II está correta.
c)	As sentenças I e II estão corretas.
d)	As sentenças I e III estão corretas.
8.	Muitas transformações ocorreram ao longo do tempo na língua portuguesa. Podemos destacar o século XX, pois este trouxe novas modificações ao quadro do ensino da língua. Nessa época, chegam ao Brasil os estudos linguísticos e os cursos que ofertavam a graduação em Letras passam a contemplar em suas matrizes curriculares a disciplina de linguística. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Vários fatores, como a abertura de novas escolas e menor rigor na seleção de docentes, apontaram uma crise na educação. 
( ) A variante linguística que era utilizada por boa parte da população estudantil era a mesma utilizada nos livros didáticos e nas salas de aula. 
( ) As abordagens que foram trazidas pelos estudos linguísticos evidenciaram aspectos desagradáveis da educação formal. 
Assinale e alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	F - V - V.
b)	F - F - V.
 c)	V - F - V.
d)	V - V -F.
9.	Por volta das décadas de 50 e 60 no século XX, o ensino passou por grandes transformações e isso se deve, principalmente, à abertura das escolas para todas as classes sociais. Com base no exposto, podemos afirmar que o perfil do docente sofreu algumas alterações, pois, além de haver falta de docentes para atuar em sala de aula, não havia exigência para a qualidade em sua formação. Assinale a alternativa CORRETA sobre o papel do docente neste período:
a)	O professor nesse período buscou formas de facilitar o seu trabalho, uma delas foi o deixar o livro didático de lado e complementar o que o livro trazia.
b)	O ensino passa a se apoiar cada vez menos nos livros didáticos.
c)	Com a perda de prestígio dos professores, ocorre também uma transformação no perfil dos acadêmicos que ingressavam nos cursos de Letras.
d)	Grande parte dos ingressantes nos cursos de Letras passa a ser oriunda de classes com domínio satisfatório da leitura e da escrita.
10.	É possível afirmar que os processos de ensino e aprendizagem não ocorrem apenas nos ambientes escolares, ou seja, podem ocorrer tanto em situações ou ambientes informais quanto formais. A aprendizagem pode ocorrer em diversos lugares, pois os ambientes informais de ensino estão por toda parte. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
a)	A aprendizagem nos ambientes informais somente ocorre por meio do ensino sistematizado, em ambientes institucionalizados para este fim e com a presença do professor.
b)	Um passeio na praia que permita aprender sobre a vida das baleias, por exemplo, pode ser considerado um ambiente informal de ensino.
c)	Qualquer lugar em que possa ocorrer a construção do conhecimento podemos chamar de ambiente informal de ensino.
d)	Uma atividade em casa que permite aprender, por exemplo, a preparar um tipo de alimento pode ser considerado um ambiente informal de ensino.

Continue navegando