Buscar

Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LED01)

Prévia do material em texto

A palavra currículo, de maneira simplista, significa curso a ser seguido. No entanto, várias questões filosóficas, sociais, culturais e ideológicas estão relacionadas a este termo. Com o decorrer do tempo, as concepções de currículo também sofreram alterações. Sobre a teoria tecnicista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Considera o currículo um produto, um conjunto de conhecimentos a transmitir e que não podem ser questionados. De acordo com essa concepção, o ensino ocorre de forma mecanicista, desvinculado da realidade e sem considerar as experiências dos alunos.
(    ) É influenciada pela teoria Taylor-fordista e buscam a formação de "operários". A perspectiva do ensino era voltada para a instrumentalização para o trabalho e a escola de certa forma reproduzia o funcionamento da fábrica.
(    ) Passou a considerar que dentro dos espaços educacionais também havia injustiças e desigualdade social. Assim, as relações de poder e as questões culturais deveriam ser levadas em conta ao selecionar os conteúdos. O currículo, nesta concepção, traduzia as ideologias que circulavam na sociedade em que ele estaria inserido.
(    ) Adota um viés multiculturalista, em que o currículo deve ter como base o reconhecimento das diversas realidades culturais, considerando o "outro" e seus elementos representacionais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	
Durante o período que compreende os dois primeiros séculos de nossa colonização, a língua portuguesa não fazia parte do currículo. A língua portuguesa era utilizada apenas como um instrumento de alfabetização, sendo que, posteriormente, o latim seria utilizado em ambientes acadêmicos. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta fatores que contribuíram para tal situação:
	 a)
	A língua não tinha muito valor cultural.
	 b)
	Os indivíduos que se escolarizavam não pertenciam à elite.
	 c)
	A língua promovia satisfatoriamente intercâmbio social.
	 d)
	A língua portuguesa era a língua oficial para os estudos.
	No processo de colonização, foram os portugueses os nossos conquistadores e, desde o processo de colonização que passamos, eles trouxeram consigo toda a sua cultura. A língua portuguesa chegou ao Brasil por meio do processo de colonização, sendo que antes desse período, no Brasil, havia a predominância de línguas indígenas entre os falantes. Marquês de Pombal foi o responsável por realizar várias reformas em Portugal entre os anos de 1750 e 1777. Essas reformas tinham como objetivo modernizar o país e também propiciar maior rendimento das colônias, para que o processo de exploração aumentasse. No decorrer dessas reformas, a língua portuguesa foi oficializada no Brasil e passou a ser ensinada nas escolas aos falantes e, a partir disso, foi alvo de muito estudo. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Anteriormente aos anos 1960, no Brasil, a língua era pesquisada por dois grupos de estudiosos, sendo eles os gramáticos e os filólogos. 
II- Ao estudar a língua, os gramáticos se concentravam em pesquisar a origem e a evolução histórica da língua. 
III- Ao estudar a língua, os filólogos se concentravam em estudar as normas que regem a língua falada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	Quando abordamos o termo "alfabetização" este se apresenta como um conceito bastante conhecido e familiar. É possível que qualquer pessoa responda que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. Sobre o método de alfabetização adotado no Brasil durante boa parte do século XX, analise as seguintes sentenças: 
I- Foi o processo de codificação/decodificação responsável por gerar o chamado analfabetismo funcional. 
II- O conceito de analfabetismo funcional, inicialmente, associava-se àqueles que não dominavam a escrita. 
III- Foi a partir dos anos 60 que surgiu um novo termo associado à alfabetização: o letramento.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	É possível afirmar que os processos de ensino e aprendizagem não ocorrem apenas nos ambientes escolares, ou seja, podem ocorrer tanto em situações ou ambientes informais quanto formais. A aprendizagem pode ocorrer em diversos lugares, pois os ambientes informais de ensino estão por toda parte. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Uma atividade em casa que permite aprender, por exemplo, a preparar um tipo de alimento pode ser considerado um ambiente informal de ensino.
	 b)
	Um passeio na praia que permita aprender sobre a vida das baleias, por exemplo, pode ser considerado um ambiente informal de ensino.
	 c)
	A aprendizagem nos ambientes informais somente ocorre por meio do ensino sistematizado, em ambientes institucionalizados para este fim e com a presença do professor.
	 d)
	Qualquer lugar em que possa ocorrer a construção do conhecimento podemos chamar de ambiente informal de ensino.
	Com relação à compreensão dos usos da língua, da leitura, do estudo da gramática e textos, de acordo com os PCN, espera-se do aluno, ao concluir o Ensino Médio, algumas habilidades e competências em língua portuguesa. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conceber a gramática como disciplina estática.
(    ) Considerar as diferenças entre língua oral e escrita.
(    ) Distinguir textos, adequar a linguagem ao contexto.
(    ) Identificar níveis de linguagem, analisar julgamentos, julgar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	
A Linguística é a área de estudo científico da linguagem e é considerado linguista o cientista que se dedica aos estudos a respeito da língua, fala e linguagem. Os estudos linguísticos influenciaram o ensino da língua portuguesa de maneira importante. A partir dessa afirmação, precisamos entender um pouco da história para que possamos compreender o impacto que os estudos linguísticos ocasionaram no ensino da língua portuguesa. Sobre os estudos que levaram às ramificações da Linguística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Sociolinguística se dedica ao estudo da relação entre comportamento social, formação e aprendizagem de história. 
(    ) Surge a Linguística aplicada que se dedica ao estudo das formas de ensinar a língua. 
(    ) Surge a Linguística geral ou teórica, a psicolinguística e a sociolinguística. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	É a partir da década de 1960 que começam no Brasil os estudos linguísticos. Por meio desses estudos é que houve modificação da ideia de língua que vinha sendo utilizada e, também, ensinada nas escolas. Dito de outra maneira, a linguística foi a responsável em trazer ao ambiente escolar uma nova perspectiva: a de que a língua é algo dinâmico e vivo. Sobre a linguística, analise as afirmativas a seguir: 
I- A língua possui variações que decorrem de questões econômicas, sociais, regionais e de faixa etária, entre outras. 
II- Não houve a necessidade de repensar o ensino da língua portuguesa, pois esta não sofreu alteração em sua estrutura. 
III- A perspectiva de que o contexto é a chave para o entendimento da língua fica evidenciada nessa fase. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	Os estudos linguísticos são indispensáveispara que compreendamos a língua e o seu funcionamento entre os falantes que dela fazem uso. Apesar de a linguística ser considerada uma ciência nova, seus estudos remontam à Antiguidade. Sendo assim, podemos afirmar que o papel do linguista é identificar o funcionamento da língua. Com base no exposto, sabemos que a linguística trouxe à escola várias perspectivas sobre a língua. Dessa maneira, analise as sentenças a seguir:
I- A linguística foi responsável pela aproximação da realidade dos falantes para com a sala de aula, de modo que iniciasse na escola o trabalho com textos diários.  
II- A linguística contribuiu com a discussão das variações que a língua adquire quando se estabelece em contextos distintos. 
III- A linguística dificultou a produção de textos e a leitura, bem como a alfabetização. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	Se lembrarmos do nosso tempo de escola, quem sabe, teremos muito a contar sobre o ensino formal e a memorização. As capitais dos estados, na geografia, por exemplo, era um exercício de memorização que estava presente. Sendo assim, podemos afirmar que uma das grandes lástimas do ensino é o caráter enciclopédico e decorativo que ele pode assumir, pois ele pode causar desgosto e desânimo, afastando por longo tempo, talvez por uma vida toda, a pessoa da busca e do mundo fascinante que leva ao conhecimento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A garantia de sucesso e aprovação possuía quem soubesse o assunto na ponta da língua o mais fielmente possível. 
(    ) A garantia de sucesso possuía quem sabia reproduzir exatamente o que estava nos livros didáticos. 
(    ) A garantia de sucesso possuía o aluno que conseguia assimilar e reproduzir o que o professor havia dito em sala de aula. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - V.

Continue navegando