Buscar

MODELAGEM_DE_DADOS_P1_Trabalho

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
JANSEN VINICIUS GUEDES BARBOSA
AP1 – MODELAGEM CONCEITUAL DE DADOS
Aplicação prática
Nova Iguaçu
2020
JANSEN VINICIUS GUEDES BARBOSA
AP1 – MODELAGEM CONCEITUAL DE DADOS
Aplicação prática
Relatório, apresentado a Universidade UNIGRANRIO, como parte das exigências para a obtenção do título de Modelagem conceitual de dados.
Nova Iguaçu, 18 de abril de 2020.
BANCA EXAMINADORA
Gilliard Alves
Prof. (Nome do orientador)
Contextualização
A Modelagem de Dados é uma das etapas mais críticas no processo de desenvolvimento. Através da modelagem é possível construir estruturas de dados que darão suporte aos processos de negócio, como esses dados estarão organizados e quais os relacionamentos que pretendemos estabelecer entre eles.
Um erro durante esta etapa pode comprometer a usabilidade do sistema final, tendo em vista a necessidade de retrabalho, que aumenta o custo do processo de desenvolvimento.
Proposta de Trabalho
Após a análise das unidades e dos materiais indicados como leitura complementar, responda as questões a seguir:
1) A construção de um software passa por diversas etapas ao longo de seu desenvolvimento. Baseado nesta afirmação, disserte com suas palavras sobre a importância da fase de Modelagem de Dados para o ciclo de vida da construção de um software.
Temos três etapas básicas para o ciclo de um software: Definição, desenvolvimento e operação.
A definição: Consiste em conhecer a situação, fazer a identificação do problema e buscar uma solução é na definição que faremos a modelagem dos processos e a análise do sistema.
Desenvolvimento: Envolve as atividades relacionadas ao sistema, prototipagem, codificação, testes e entre outras atividades que forem necessarias .
A Operação: O software ja estará em produção e eu, como desenvolvedor terei que dar todo suporte necessario ao cliente e claro, corrigir possiveis errros que possam aparecer.
A importancia da fase de modelagem de dados consiste em conhecer a situação do cliente para que eu possa construir e entregar nas mãos do cliente um software que possa atender todas a demanda dele no dia a dia.
Podemos ver que utilizar um modelo de ciclo de vida é uma das melhores formas de garantir um bom alinhamento entre o desenvolvimento do software e a necessidade do usuário que irá utilizá-lo. Vimos também que não existe o modelo ideal, e sim o que é melhor aplicado para cada necessidade.
2) A modelagem conceitual é a forma mais natural dos fatos e estão mais próximas da realidade do ambiente do cliente. Representa as regras de negócio sem limitações tecnológicas ou de implementação, por isto é a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário que não precisa ter conhecimentos técnicos. Baseado nisto, analise a descrição a seguir e construa o MER – Modelo Entidade-Relacionamento correspondente. 
Uma empresa de importação efetua as suas compras através de contratos. Cada contrato é firmado com um dado fornecedor e diz respeito a várias mercadorias. Do contrato consta também a data da assinatura, o prazo de validade, a moeda e o valor. É fixado no contrato o preço unitário de compra de cada mercadoria, a quantidade comprada especificada numa unidade de medida que é sempre a mesma para cada mercadoria independentemente do contrato. É necessário manter informação sobre os fornecedores (nome, endereço, telefone e fax) que são identificados por um código. As mercadorias envolvidas num contrato são todas enviadas num único transporte. Para cada transporte é necessário conhecer o tipo de transporte, a data de partida e a data de chegada.
Referências
https://www.normaseregras.com/normas-abnt/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cardinalidade_(modelagem_de_dados)
https://sites.google.com/site/uniplibancodedados1/aulas/aula-6---cardinalidade-no-relacionamento

Continue navegando

Outros materiais