Buscar

juramento militar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microsoa3ft
TEMA: JURAMENTO MILITAR
AL SD amaral
1ºPELotÃO
CONTEXTO HISTÓRICO
Os juramentos militares remontam à Roma antiga, em que os soldados juravam lealdade a um general específico, para uma campanha específica. Após terminada a campanha, o juramento já não tinha valor. Em 100 a.C. Roma havia estabelecido uma força armada profissional, e o juramento tornou-se eficaz para todo o período de 20 anos de serviço do soldado. Desde então, este costume se manteve e se ampliou. Por exemplo, os reis da Inglaterra nos anos 1500 (Henrique VIII), 1600 (Jaime I) e 1700 (Jorge III), estabeleceram juramentos exigindo que os súditos prometessem lealdade a seu rei específico. Todo cidadão, após ingressar nas Forças ou nas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, presta compromisso de honra, no qual afirma a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares e manifesta sua livre disposição de bem cumpri-los, se preciso, com o sacrifício da própria vida. 
Objetivo
As afirmações, pronunciadas em uníssono, são extremamente profundas em suas expressões de sentimento cívico e patriótico. Alcançam a plenitude da compreensão clara e precisa de devoção absoluta às essenciais manifestações de fidelidade e dedicação exclusiva ao serviço do Estado, além da defesa da honra, integridade e instituições.
Juramento da pmap
LEI COMPLEMENTAR Nº 0084, DE 07 DE ABRIL DE 2014 (Dispõe sobre o Estatuto dos Militares do Estado do Amapá )
Art. 35. Todo cidadão, após ingressar na carreira militar do Estado, prestará compromisso de honra, no qual firmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres do cargo e da função militar.
Art. 36. O compromisso de que trata o artigo anterior terá caráter solene e será prestado em presença de tropa.
§ 1º Tão logo a Praça tenha adquirido o grau de conhecimento compatível com o perfeito entendimento de seus DEVERES como integrante da Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar, proferirá os seguintes dizeres:
“Ao ingressar na Polícia Militar do Estado do Amapá, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral e da lei, respeitar a dignidade da pessoa humana, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente, com lisura e determinação, ao dever militar que me é conferido, mesmo com o risco da própria vida”.
JURAMENTO MILITAR
CONceito
Um juramento (do termo latino juramentu) é uma afirmação de um facto ou de uma promessa, geralmente feito perante ou sobre algo ou alguém que quem o faz considera sagrado, como testemunha da natureza vinculativa desta promessa ou da veracidade desta declaração ou fato. Jurar é fazer um juramento, uma promessa solene 
O juramento, em outras palavras, consiste em afirmação ou promessa solene, em que se toma por testemunha uma coisa que se tem como sagrada. No Brasil existem inúmeros juramentos ou compromissos, inclusive na vida civil. Para ser admitido ao oficialato ou ao ingressar como praça, cada candidato presta um juramento, o qual é decorrente de exigência legal, influência histórica e tradição. O presidente do Brasil presta juramento antes de ser empossado. Os senadores, os parlamentares, os juízes e outros funcionários do governo prestam o juramento do cargo. Os formandos de cursos universitários também prestam compromissos de ética e fidelidade para com suas novas profissões, a exemplo do médico que ao se formar jura cumprir o Código de deontologia médica, atribuído a Hipócrates.
 Policia militar
 
 Centro de formação e 
 aperfeiçoamento
 MACAPÁ-AP
2018
Centro de formação e 
 aperfeiçoamento
Quando temos um sonho, a vida faz mais sentido. Quando temos algo pelo qual queremos e precisamos lutar, ganhamos motivação, planejamos o futuro. Há muito tempo você vem se esforçando e se dedicando para alcançar o tal sonhado objetivo de se formar. E você chegou lá, com determinação, disciplina e vontade você conseguiu. 
Nós acompanhamos a sua jornada e sabemos que em muitos momentos não foi fácil, mas você encarou o sacrifício com coragem e ânimo, pois sabia que a recompensa seria maior. Nós hoje, estamos muito orgulhosos de você, e estamos muito felizes pela sua realização, meu filho! Nós sabemos que você fez tudo isso porque quis, porque sonhou e não porque precisava provar nada para ninguém. 
O seu futuro e o seu sucesso estão só começando. Agora você inicia uma nova etapa da sua vida, serão novos desafios que com certeza você irá superar com proeza.

Outros materiais