Buscar

etica na saude aula 5

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE0622_EX_A5_202001168941_V1 
	02/04/2020
	Aluno(a): JULIANA SANTOS RIBEIRO DO COUTO
	2020.1 - F
	Disciplina: SDE0622 - ÉTICA NA SAÚDE 
	202001168941
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A tecnologia pode ser muito benéfica ou maléfica para o ser humano, dependendo da forma como o homem a utiliza. Novas tecnologias têm beneficiado a saúde em diversos aspectos. O mesmo equipamento de raio x que possibilita uma investigação de doenças, também emite radiação. Não podemos confundir a tecnologia em si, com:
		
	 
	O uso que se fará dela
	
	O tipo de tecnologia fabricada
	
	A máquina a ser desenvolvida
	
	O momento de execução da máquina
	
	A manutenção da máquina.
	Respondido em 02/04/2020 12:05:48
	
Explicação:
O fato é que novas tecnologias implicam em novas ferramentas que podem alterar hábitos, eliminar ou transformar comportamentos, inaugurar novas possibilidades e uma série infindável de ações que se transformam em função delas.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Muitas tecnologias tem sido desenvolvidas a favor da vida humana, apesar da polêmica em relação aos seus possíveis malefícios.  Pensando nas prerrogativas que a tecnologia podem trazer,  assinale a alternativa que apresenta um desses benefícios:
		
	
	Maior disponibilidade de verbas para o tratamento
	
	Facilidade para que os próprios pacientes escolham o melhor procedimento frente a sua doença.
	 
	Técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana.
	
	Facilidade para execução do aborto.
	
	Facilidade para os médicos procederem como a sua necessidade
	Respondido em 02/04/2020 12:06:29
	
Explicação:
Assim tem sido em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Maria é mãe de Francisca. Ela engravidou de sua filha através da doação de gametas. Agora , dez anos após o nascimento da menina, Maria quer que o pai biológico a reconheça como filha. De acordo com a Resolução 1957/10:
		
	
	Maria deve entrar em contato com a clínica onde fez a técnica de reprodução assistida para solicitar que mesma seja intermediadora do processo.
	
	A clínica de reprodução assistida não tem qualquer responsabilidade sobre sigilo ou documentos de doadores de gametas.
	 
	Isso não é possível porque a doação de gametas deve preservar o anonimato.
	
	Isso é possível desde que Maria solicite um exame de DNA.
	
	Maria tem livre acesso aos registros do pai biológico de Francisca, podendo, até mesmo, solicitar pensão.
	Respondido em 02/04/2020 12:07:10
	
Explicação:
A Resolução CFM 1957/10 institui que a doação deve preservar o anonimato 
entre receptores e doadores. O argumento principal é de que isso evitaria problemas futuros relativos às situações emocionais e legais com repercussões no desenvolvimento psicológico da criança.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Acerca da reprodução humana e assistida, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A Resolução CFM 1358/92 institui que, a doação deve ser gratuita e não tem obrigatoriedade de preservar o anonimato entre receptores.
	
	Existem aspectos éticos vinculados à doação de espermatozoides, óvulos, embriões, à seleção dos embriões com bases na evidência da possibilidade de doenças congênitas e à maternidade substitutiva.
	
	A história da medicina relata tentativas de realização de reprodução assistida a partir do final do século XVIII.
	
	Existem aspectos éticos vinculados ao consentimento informado e à seleção de sexo da criança.
	
	Existem cerca de vinte diferentes critérios para o estabelecimento do início da vida humana.
	Respondido em 02/04/2020 12:08:19
	
Explicação:
O artigo IV, parágrafo segundo, aponta que: Os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Paula sofre com o fato de estar tentando engravidar há três anos sem sucesso. Então, resolveu recorrer à doação de gametas para engravidar. A questão da doação de gametas, por exemplo, é indicada para casos de casais inférteis ou no caso de que um dos membros possua doença genética transmissível para os descendentes. A Resolução CFM 1358/92 institui que, além de gratuita, a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores. O argumento principal é de que:
		
	
	a mãe não precisa de um pai para criar seu filho.
	
	com este procedimento o pai poderia solicitar pensão alimentícia.
	 
	este procedimento evitaria problemas futuros relativos às situações emocionais e legais com repercussões no desenvolvimento psicológico da criança.
	
	hoje as mulheres são independentes e têm condições de arcar com todas as despesas de um filho.
	
	O pai pode e deve saber para quem doou o seu gameta.
	Respondido em 02/04/2020 12:10:28
	
Explicação:
Um casal que opta pela recepção de gametas, por questões impeditivas de gestação por vias normais deve estar ciente de que os doadores se mantém anônimos. Isto facilita ao não surgimento de conflitos futuros para as crianças advindas deste tipo de reprodução.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Devemos entender o contexto cultural e social em que estamos inseridos. Desta forma abordaremos as três modalidades que exercem grande influência na reflexão ética: o individualismo, o hedonismo e o utilitarismo.
Qual destas afirmativas se aplica ao Hedonismo?
		
	
	- o parâmetro utilizado é a relação custo/benefício. Ou seja, nesse contexto, o lucro e o prejuízo banalizam as ações morais, pois as ações e as relações são baseadas mediante os interesses, geralmente financeiros, do indivíduo.
	
	- Claramente todos concordam que a liberdade é um bem moral que precisa ser defendido. Porém, especialmente nesse caso, trata se de uma liberdade que se resume à busca de uma independência total. Dessa maneira, se partirmos do princípio que nós somos seres sociais, frutos de relações familiares e dependentes de vínculos sociais, essa independência torna-se impossível.
 
	
	- Em um primeiro momento, valoriza-se algo positivo: o justo desejo de que nossas ações produzam frutos. O problema desse raciocínio utilitarista é que, facilmente, entende-se que ¿só o que é útil tem valor¿. Na sociedade capitalista em que vivemos, rotineiramente vemos que nossas ações são determinadas pelo mercado.
	
	- Nenhuma alternativa está correta.
	 
	- defende que a supressão da dor e a extensão do prazer constroem o sentido do agir moral. Quando se fala em suprimir a dor e estender o prazer, em um primeiro momento, pode parecer algo positivo. Os problemas surgem quando essa busca se torna o único referencial para todas as nossas ações. Reduz o desejo de felicidade a uma perspectiva de nível físico, material, sensorial.
	Respondido em 02/04/2020 12:13:27
	
Explicação:
No pensamento hedonista, quando não é possível encontrar o prazer, é preciso suprimir a dor a qualquer custo, ficando pelo menos, anestesiado. Por exemplo: pelas drogas (cocaína), que não trazem a felicidade ao usuário (muito pelo contrário, lhe cria muitos problemas), mas o tiram da realidade. E este estar anestesiado não é suficiente para manter o sentido de viver do sujeito, para ser feliz não é necessária uma constatação vinda de muita reflexão, mas uma realidade que qualquer um pode ter.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando tratamos da política Nacional de Atenção Integral, estamos tratando de 
		
	
	Doação de órgaõs de paciente falecidos
	
	Epidemias que se alastram no país
	
	Atendimento a pacientes especiais
	
	Maus-tratos, abusos e sanções legais
 
	 
	Reprodução Humana Assistida
	Respondido em 02/04/2020 12:08:59
	
Explicação:
A Política Nacional de Atenção Integral em Reprodução Humana Assistida, que garante o direito à saúdereprodutiva e à justiça social. (BOPP et al., 2014)
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Muitas são as propostas para que um apanhado de tecnologias possa trazer novas possibilidades a vida humana com saúde, porém, muitas também trazem danos a condição de vida do homem. Devemos focar nos benefícios que a tecnologia pode trazer e não_____ Qual alternativa que melhor preenche a lacuna?
		
	
	Com a instituição que fará uso dela.
	
	Com os resultados que ela pode proporcionar ao paciente
	
	Com o material que ela utilizará
	
	Com o paciente que fará uso dela
 
	 
	Com o uso que se fará dela.
	Respondido em 02/04/2020 12:10:01
	
Explicação:
O fato é que novas tecnologias implicam em novas ferramentas que podem alterar hábitos, eliminar ou transformar comportamentos, inaugurar novas possibilidades e uma série infindável de ações que se transformam em função delas.

Continue navegando