Buscar

Termo de Consentimento - Modelo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
Você está sendo convidado(a) para participar, como voluntário, em uma pesquisa. Após ser esclarecido(a) sobre as informações a seguir, no caso de aceitar fazer parte do estudo, assine ao final deste documento, que está em duas vias. Uma delas é sua e a outra é do pesquisador responsável.
Desde logo fica garantido o sigilo das informações. Em caso de recusa você não será penalizado(a) de forma alguma. 
INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA:
Título: Análise comparativa da percepção de saúde no processo de formação – Um olhar sobre os campos: Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física.
Pesquisador Responsável: Ademar Azevedo Soares Júnior
Telefone para contato: (62) 3522-3514 / (62) 9262-9528 / 9090 3522-3514
O presente estudo tem como objetivo analisar o conceito de saúde no processo de formação acadêmica, tendo como princípios a relação do conhecimento de ingressantes e concluintes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física de algumas Instituições de Ensino Superior de Goiânia, contribuindo para fomento de discussões e reflexões sobre as possíveis concepções de saúde, contidos no processo de formação e seus impactos na profissionalização das áreas selecionadas.
Os sujeitos investigados compõem turmas de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem. A pesquisa será realizada nas Instituições de Ensino Superior de Goiânia, tendo como espaço de coleta de dados, as salas de aula das IES selecionadas. A coleta ocorrerá via aplicação de Questionário/Protocolo (38 questões), organizado em três etapas: Informações sócio-econômicas do pesquisado/colaborador; Informações sobre formação; e por fim, Perspectivas conceituais de saúde. 
Após o preenchimento do questionário será realizado a identificação de cada conceito, sua relação com o curso e o comparativo entre as formações em saúde. O somatório de todos estes dados possibilitará analisar o processo de formação em Saúde nos cursos selecionados.
Durante a pesquisa, o participante que se sentir desconfortável no preenchimento do questionário e do presente instrumento (TCLE), terá total autonomia e direito de não compor como sujeito, se ausentando do processo do estudo. Portanto, fica garantida a liberdade do sujeito de se recusar a participar ou retirar seu consentimento, em qualquer fase da pesquisa, sem penalização alguma e sem prejuízo ao seu cuidado. Por isso em nenhum momento o estudo proporcionará algum risco ao colaborador.
Quanto aos benefícios, a pesquisa propiciará discussões e reflexões sobre a noção dos possíveis conceitos de saúde contidos no processo de formação dos cursos e sua relação do processo de profissionalização e suas consequências.
Outro aspecto a ser levantado é que não haverá nenhum gasto ou taxa a ser cobrada para os participantes, como também o colaborador não receberá nenhum tipo de pagamento pelo preenchimento do questionário. Além disto, garante-se que os dados coletados serão usados com fins exclusivamente científicos e acadêmicos, na forma de artigos e textos, porém não serão informados em nenhum momento, as identidades dos colaboradores/pesquisados, garantindo assim, sigilo e privacidade dos sujeitos quanto aos dados confidenciais envolvidos na pesquisa.
Nome e Assinatura do pesquisador _______________________________________
Ademar Azevedo Soares Júnior
· CONSENTIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA PESSOA COMO SUJEITO
Eu, _____________________________________________________________, abaixo assinado, concordo em participar do estudo “Análise comparativa da percepção de saúde no processo de formação – Um olhar sobre os campos: Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física”, como sujeito. Fui devidamente informado e esclarecido pelo pesquisador Ademar Azevedo Soares Júnior, sobre a pesquisa, os procedimentos nela envolvidos, assim como os possíveis riscos e benefícios decorrentes de minha participação. Foi-me garantido o sigilo das informações e que posso retirar meu consentimento a qualquer momento, sem que isto leve à qualquer penalidade ou interrupção de meu acompanhamento/ assistência/tratamento. 
Local e data _____________________, ______/_______/________
Assinatura do sujeito ou responsável: ____________________________________

Outros materiais