Buscar

TAREFA 3 1 Caracteristicas de Contrato Adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TAREFA 3.1
DISSERTAÇÃO
Quais são a s principais características dos contratos administrativos? Explique e fundamente sua resposta.
O contrato administrativo é o objeto do contrato que consiste em uma relação jurídica publicístico, derrogatório e exorbitante, referente a bens, serviços, direito ou obras, compras, alienação, locação, tudo o que seja de interesse da administração pública em seu sentido próprio e restrito. 
Sendo assim o contrato administrativo regido predominantemente pelo direito público, diferente de outros tipos de contratos, que são regidos pelo direito privado. Deste modo iremos citar as características do contrato administrativo.
Os contratos administrativos devem ser formais, escritos, consensuais, onerosos, cumulativos e celebrados intuitu personale, ou seja, com personalidade. Além disso os contratos administrativos devem ser precedidos de licitação, somente inexigível, dispensada ou dispensável nos casos previstos na Lei.
Assim a formalidade, a adesão e a personalidade, fazem parte integrante do contrato administrativo, sendo necessário o seu cumprimento para que este seja considerado válido e possa ser devidamente executado.
A melhor doutrina aponta como principais características dos contratos administrativos:
1 – Presença da Administração Pública como Poder Público: Os contratos Administrativos a administração pública aparece com uma série de prerrogativas que garantem a sua posição de supremacia, superioridade sobre o particular;
2 – Finalidade Pública: Essa característica está presente em todos os contratos da administração pública, pois o interesse público sempre é a visão principal;
3 – Obediência à forma prescrita em lei: Os contratos administrativos devem obedecer uma série de normas referente ao aspecto formal, sendo essencial, não somente para benefício da administração pública, mas também ao próprio interessado, com a finalidade de controle da legalidade;
4 – Procedimento legal: Para a celebração de contratos administrativos a lei estabelece procedimentos obrigatórios, como a autorização legislativa, avaliação, motivação, autorização pela autoridade competente, indicação de recursos orçamentários e licitação, dependendo da modalidade do referido contrato. Estas exigências estão contidas na Constituição Federal, bem como na Lei 8666/1993;
5 – Natureza do contrato de Adesão: Essa característica é o que dá a Administração Pública a fixação das normas de forma unilateral ao contrato, pois as cláusulas são ditadas pela própria administração, cabendo tão somente a aceitação ao interessado no contrato, sem poder fazer nenhuma alteração. Pois o ideia principal é o interesse público sobre o interesse particular.
6 – Natureza Intuitu Personae: Esta característica ocorre com todos os contratos administrativos que são precedidos de licitação, ou seja, todos os contratos administrativos que a lei obriga que seja realizado através de procedimento licitatório. Pois exige a personalidade da contratada para execução do contrato, sendo vedado a fusão, cisão ou incorporação, que prejudique a boa execução do contrato, bem como, a subcontratação, a cessão ou transferência, parcial ou total, do objeto do contrato, conforme previsão da Lei 8666/1993. Onde o descumprimento de tais vedações, gera a rescisão contratual de forma unilateral, além de o contratado ter as sanções e consequências administrativas;
7 – Presença de Cláusula Exorbitante: Essa característica coloca a administração pública em patamar privilegiado, em relação ao contratado. As cláusulas exorbitantes não são comuns em contratos privados e/ou são ilícitas, por proferir prerrogativas a uma das partes em relação a outra. Algumas destas cláusulas são descriminadas na Lei 8666/1993, citando então, a exigência de garantia, a alteração e rescisão unilateral do contrato, a fiscalização, a aplicação de penalidades, a anulação e a reforma do objeto.
8 – Mutabilidade: Essa característica é decorrente das cláusulas exorbitantes, pois garante a mutabilidade contratual de forma unilateral, possibilitando assim a mudança de objeto, alterar as cláusulas reguladoras ou até rescindir o contrato antes do prazo previsto, por motivo do interesse público. Podendo esta mutabilidade decorrer também de outras circunstancias, que dão margem a aplicação das teorias do Fato do Príncipe e da imprevisão.
Estas são as principais características do contrato administrativo, onde que para a devida execução contratual seja cumprida, tais normas devem ser cumpridas. Visando a legalidade e a transparência dos contratos administrativos, ensejando assim a segurança contratual.

Continue navegando