Buscar

Atividadede fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia
O olfato tem a capacidade de perceber odores, sendo possível graças à estimulação do epitélio olfatório, localizado no teto das cavidades nasais. Esse epitélio é rico em células nervosas, mais precisamente em quimiorreceptores. A perda do olfato pode ser causada pela velhice ou por Anosmia é a perda total do olfato, ou hiposmia é a perda parcial do olfato. A perda de receptores do olfato devido ao envelhecimento resulta em uma menor capacidade de percepção dos odores em pessoas idosas
O paladar é responsável por garantir a percepção do sabor e textura dos alimentos. A boca é o local onde esse sentido é percebido, o que acontece em virtude da presença de saliências conhecidas como papilas gustatórias, que são capazes de perceber sensações táteis, além dos sabores doces, azedo, salgado, amargo. Algumas doenças podem fazer com que pessoas percam o paladar como Paralisia de Bell, gripes e resfriados, infecção nasal, sinusite, faringite, infecções nas glândulas salivares, deficiência de vitamina B12 e zinco e até o tratamento para certos tipos de câncer, pessoas que fumam também, uso de medicamentos e ferimentos na boca.
É na visão onde há a presença de fotorreceptores capazes de responder a estímulos luminosos. Esses receptores estão localizados mais precisamente na retina e podem ser classificados em bastonetes e cones. Os bastonetes são sensíveis à luz, mas não são capazes de perceber as cores. É pelos cones que e possível observar as cores e é mais sensível a luz. Algumas pessoas podem perder a visão por causa da idade ou problemas como o glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico, de forma que ele deixa de levar as informações visuais para o cérebro, a retinopatia diabética surge em paciente com diabetes, principalmente quando a glicemia não está controlada, descolamento da retina responsável por transformar o estímulo luminoso em estímulo nervoso, a retina é a membrana que reveste internamente a parte posterior do globo ocular, etc.
A audição, capacidade de perceber sons, é possível graças à orelha humana, que possui mecanorreceptores capazes de captar as ondas sonoras. Esses receptores estão localizados na cóclea, uma estrutura em forma de tubo cônico localizada na orelha interna. As causas de perda auditiva incluem acúmulo de cera no ouvido, infecções, tímpano perfurado, danos no ouvido interno e vias nervosas. Dentre os danos ao ouvido interno estão o natural do envelhecimento e o causado por longos períodos de exposição a barulhos ou sons altos. Além disso, a perda de audição pode ser causada por um tumor, crescimento anormal dos ossos da região ou infecções como sarampo, meningite, caxumba, escarlatina.
O tato é responsável por perceber vibrações, captar a pressão, além de perceber a dor e as diferenças de temperatura. O tato está presente em praticamente todas as regiões do corpo, os receptores localizam-se na pele. Entre os principais receptores encontrados na pele, podemos citar os corpúsculos de Meissner, de Pacini, de Krause e de Ruffini. O que pode levar uma pessoa a per der as funções do tato é a neuropatia periférica é uma condição que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. Isso pode causar perda da sensibilidade, debilidade e atrofia muscular, principalmente em mãos e pernas.

Continue navegando