Buscar

Prova de história da Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACAM – FACULDADE DO MARANHÃO
SOMAR SOCIEDADE MARANHENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA
CNPJ 04.855.275/0001-68
GRADUAÇÃO – PÓS-GRADUAÇÃO – ENSINO A DISTÂNCIA
	DISCIPLINA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
PROFESSOR: CRISTINNO FARIAS
CURSO: PSICOLOGIA TURNO: VESPERTINO
DATA: 26/04/2020 
ALUNO (A): Walter Lima Pinto Junior
QUESTÕES
QUESTÃO 1: Conforme Freire (2002), em sua obra Raízes da Psicologia, escreva um texto caracterizando os principais pontos das relações entre os filósofos e as primeiras raízes da Psicologia (Idade Antiga). (2 PONTOS)
R= A psicologia teve sua origem junto a filosofia, que foi base de seus estudos e desenvolvimento através dos primeiros filósofos. Nesta época os primeiros filósofos tinham como preocupação a explicação do cosmos, buscando entender e explicar a matéria, buscar o princípio e a lei que regia o universo etc., pois para eles tudo que fosse complexo era constituído no mundo de aparências, buscando explicações através da natureza onde cada filósofo através de seus estudos criou o seu próprio entendimento e teoria, como resultado disto todos eles acabaram contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia desde as suas raízes. As raízes da psicologia tiveram seu início através do período cosmológico e teocêntrico, período filosófico que serviu de grandes contribuições para o início da psicologia que logo após teve a sua desenvoltura na Grécia, através de Sócrates que afirmou que haveria uma distinção entre o homem e os animais por conta da razão, tal afirmação foi de grande importância para o início da psicologia pois através disso buscaram aprofundar-se em entender a alma, corpo e mente.
QUESTÃO 2: De acordo com a obra de Freire (2002), quais as maiores influencias dos filósofos clássicos na origem da Psicologia? (1 PONTO)
R= Os filósofos clássicos tiveram grande influência na maneira de entender o universo e de compreender o homem e sua razão, além de sua essência, eles buscavam a verdade e através dela conquistavam um pensamento crítico, buscando desvendar as verdades do mundo, onde sempre se questionavam afim de desenvolver a razão, ter seus próprios conceitos e métodos; desta forma desenvolvendo suas teorias que serviram de grande influência para a psicologia.
QUESTÃO 3: Aponte as maiores contribuições do Período Teocêntrico para a origem da Psicologia. (1 PONTO)
R= O teocentrismo foi uma doutrina que considerava Deus o centro do universo e responsável por tudo que há nele, além disso foi uma filosofia amplamente defendida na Idade Média e baseada nós preceitos da Bíblia. Teve como influência Santo Agostinho que foi o principal responsável por este modo de pensar, pois discorria sobre a salvação espiritual e sobre a condição do homem no mundo, concluindo que há a dupla origem do homem – origem divina e origem do pecado original, pois Agostinho considerava que a alma e o corpo ligava o homem a Deus. Haviam algumas escolas na época, uma delas foi a escolástica teve grande papel no desenvolvimento do cristianismo, além da união entre fé e razão, afirmando que não poderia ter contradições entre as verdades desta união. As escolas teocêntricas junto aos filósofos contribuíram para evolução da Psicologia.
QUESTÃO 4: Como a ciência colaborou para o desenvolvimento da Psicologia? De que maneiras a experimentação e a quantificação contribuíram com o desenvolvimento do espírito científico da Psicologia? (1 PONTO)
R= Quando a Psicologia começou a adquirir o seu status de ciência, acabou atraindo diversos estudiosos e pesquisadores que acabaram se aprofundando nos seus estudos e assim desenvolvendo diversas descobertas, fazendo assim com que a Psicologia adquirisse um papel na sociedade. A partir dessas primeiras pesquisas, outras ao longo do tempo poderão ser desenvolvidas, sendo assim um ponto de partida para outros experimentos e pesquisas da área. Desta forma a ciência contribuiu ao utilizar a experimentação e a quantificação na organização do processo lógico e sistemático para psicologia, desvendando assim novos métodos e teorias ao longo do tempo.
QUESTÃO 5: Apresente as principais diferenciações entre a Psicologia Pré-Científica e a Psicologia Científica. (2 PONTOS)
R= A psicologia pré-científica aconteceu através dos primeiros filósofos que buscavam sistematizar a psicologia. Isto é, esse termo antecede os estudos científicos da psicologia pois nessa época os filósofos estudavam a alma, o cosmos, o homem e as suas percepções. 
Por outro lado a psicologia científica foi baseada por meio da ciência e não pelo senso comum como na pré-científica, no qual buscava compreender e estudar o homem e seus princípios, além de ser tornar sistemática, com seu embasamento através de experimentos, pesquisas e teorias comprovadas. 
Rua 38, Lote 3, Bequimão – São Luís (MA) – CEP: 65062-340
Fone (98) 3227-1238 / 3227-7912 / 3227-8916
Site: www.facam-ma.com.br E-mail: faleconosco@facam-ma.com.br

Continue navegando