Buscar

AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL

Prévia do material em texto

Disc.: EDUCAÇÃO ESPECIAL   
	Aluno(a): MARILANDE ESTEVÃO CABRAL
	201901013111
	Acertos: 9,0 de 10,0
	04/09/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201903958634)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Concurso Público Secretaria Municipal de Educação SME). O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que visa eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades especificas. Tal serviço é realizado em um espaço físico denominado:
	
	 Laboratório de informática 
	
	 Sala de leitura.
	
	 Sala de orientação e mobilidade.
	
	 Pátio
	 
	Sala de recursos multifuncionais.
	
	2a Questão (Ref.:201901640544)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Fernanda Honorato  trabalha no Programa Especial da TV Brasil desde 2006.  É  dançarina de dança cigana e atleta da Sociedade de Síndrome de Down na modalidade natação. Já foi musa da Portela (Escola de Samba do RJ)  e recebeu das mãos do Príncipe Harry a medalha de Rainha da Bateria - Embaixadores da Alegria.
Podemos afirmar que Fernanda  Honorato, jovem com síndrome de down:
 
	
	é um exemplo, pois em nosso país não temos um sistema legislativo que garanta a inclusão do aluno com deficiência na escola regular. 
	
	não faz parte de um grupo de excluídos,  pois atualmente todas as escolas brasileiras apresentam um sistema educacional altamente inclusivo. 
	
	faz parte da totalidade das pessoas com deficiência no Brasil que são percebidas como produtivas. 
	 
	é  um exemplo, pois a jovem com certeza superou os efeitos da exclusão sob o aspecto político.  
	
	é uma pessoa comum, pois em nosso país é fácil conseguir sair  da condição de dependência e  exclusão  social.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201901056243)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi muito vivenciada em qual período histórico?
	
	Idade Média
	
	Primeira metade da Idade Moderna
	
	Idade Contemporânea
	
	Idade Moderna
	 
	Antiguidade
	
	
	4a Questão (Ref.:201904141140)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, marque a única que representa a concepção que a Antiguidade tinha sobre pessoas portadoras de deficiência.
	 
	Nem sequer eram considerados humanos, pois o ideal de homem era previsto como perfeito pela influência da cultura clássica.
	
	Eram pessoas dotadas de uma inteligência sobrenatural, capaz de compreender o mundo das ideias.
	
	Eram entidades com poderes sobrenaturais e por isso, deveriam ser exorcizados pelos sacerdotes cristãos.
	
	Eram filhos de Deus e mereciam toda a atenção e cuidado de seus pais e comunidade.
	
	Eram provações enviadas pelos Deuses para purificar todos os que convivessem e cuidassem de suas deficiências.
	
	5a Questão (Ref.:201904162722)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta.
	
	O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula. 
	 
	O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas. 
	
	Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante. 
	
	O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos.
	
	Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades. 
	
	6a Questão (Ref.:201904141192)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	7a Questão (Ref.:201901255117)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Fábio cursou o segundo ciclo do ensino fundamental (6ºano de escolaridade) no final da década de 90. Seu processo educacional, neste período,seguiu o modelo de educação especial, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 93934/96). O jovem continuou seus estudos até concluir o curso de jornalismo. Fábio é portador de paralisia cerebral: tetraplégico e impossibilitado de usar a comunicação oral (se comunica, através da escrita com o pé direito). O sucesso educacional de Fábio aconteceu porque a lei 9394/96 garantiu:
		
	
	A matrícula de Fábio em turma regular, sem a preocupação com a implementação de adaptações curriculares necessárias para integração do aluno ao processo educacional.
	 
	A inclusão de Fábio na Escola Regular, garantindo as adaptações necessárias e a matrícula do aluno no centro educacional especializado, no turno contrário ao da sua turma do ensino regular.
	
	A permanência de Fábio no Ensino Regular, desde que a família garantisse todo atendimento necessário para permanência do aluno na escola. A mãe de Fábio, era obrigada a permanecer junto do filho todo o período de aula.
	
	Professores especiais acompanhando o processo educacional de Fábio em sua residência. O aluno recebia atenção individual de professores nas disciplinas: básicas: matemática, Português, História, Geografia e Ciências.
	
	A frequência do aluno somente numa escola especial de qualidade, com profissionais especializados e com todo equipamento necessário para atendimento ao aluno especial.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201901264410)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sabemos que o Atendimento Educacional Especializado é um direito, toda escola deverá oferecer esse trabalho para atender às necessidades do aluno com deficiência. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta um objetivo que devemos trabalhar junto ao aluno com deficiência física:
		
	
	Construir parcerias com toda comunidade escolar para a definição de estratégias pedagógicas.
	
	Disponibilizar os recursos que favoreçam o acesso do aluno ao currículo comum.
	 
	Construir acessibilidade ao espaço físico da escola.
	
	Promover a participação em todos os projetos e atividades escolares.
	 
	Facilitar o trabalho com LIBRAS.
	Respondido em 04/09/2019 14:53:25
	
	
	9a Questão (Ref.:201901056407)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em depoimento à Revista Inclusão n° 4 (MEC, 2007, p.46-47), uma aluna cega resgata sua história de vida escolar contando que: "a descoberta da minha deficiência iniciou-se com o aparecimento de minhas dificuldades, a partir da exigência de se copiar a matéria do quadro. Lembro-me de ter sido colocadaem uma carteira perto do quadro para enxergar as letras. Mesmo assim, sentia dificuldades e acabava por ficar isolada das outras crianças e não queria ir mais às aulas. Devido a essas circunstâncias, passei o restante do ano com aulas particulares, para não ficar sem orientação escolar". Podemos concluir, a partir desse depoimento que:
		
	
	O isolamento da aula é um comportamento esperado pela escola em decorrência de sua deficiência sensorial
	 
	a aluna não foi incluída porque a escola não ofereceu o atendimento educacional especializado adequado.
	
	o trabalho de acompanhamento extra-escolar garantiu a inclusão da aluna na escola regular.
	
	a aluna recebeu as adaptações que a escola poderia oferecer e se beneficiou da inserção na escola regular.
	
	a aluna esteve integrada na escola regular e recebeu apoio especializado.
	Respondido em 04/09/2019 14:54:45
	
	
	10a Questão (Ref.:201901188630)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto ao processo educacional do aluno cego ou com baixa visão é correto afirmar que:
 A - A falta da visão não interfere na capacidade intelectual e cognitiva das crianças cegas. Elas têm o mesmo potencial de aprendizagem e podem demonstrar um desempenho escolar equivalente ou superior ao dos alunos que enxergam, se tiverem as condições e recursos adequados.
 B - Alunos cegos ou com baixa visão podem ser mais lentos na realização de algumas atividades, pois a percepção tátil demanda mais tempo para ser analisada e compreendida do que a visual.
C- Alunos cegos ou com baixa visão possuem a mesma vontade de aprender que as outras crianças, a mesma curiosidade e as mesmas necessidades de carinho, proteção, recreação e convívio social para se desenvolverem de forma harmoniosa intelectual e emocionalmente.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.
	
	As afirmativas A e B estão erradas.
	
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	 
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	A afirmativa A é a única correta.

Continue navegando