Buscar

exercícios aula 06 04 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - No contexto de trabalho podem estar presentes variáveis responsáveis pelo adoecimento físico, que por sua vez, pode desencadear o adoecimento psicológico — a ansiedade e a depressão, por exemplo. Marque verdadeiro ou falso para esta afirmativa. 
Verdadeiro (X ) Falso ( )
2 - A Psicopatologia trata da natureza essencial da doença mental; suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Sobre Psicopatologia é correto afirmar.
A) A psicopatologia é um conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo e desmistificante.
B) Em geral, quando se estudam os sintomas psicopatológicos, exclusivamente dois aspectos básicos costumam ser enfocados: o fenômeno e o conteúdo
C) De modo geral, existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental. M me
D) A entrevista, em psicopatologia, não é um instrumento importante na avaliação do paciente. O principal aspecto da avaliação psicopatológica é o exame psíquico, também chamado exame do estado mental atual.
3 - A depressão é um transtorno psiquiátrico responsável por retirar do mercado de trabalho milhares de profissionais todos os anos. O ambiente profissional foi em muitos casos um dos agentes desencadeadores da doença.
Sobre essa situação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Longas jornadas de trabalho e a competitividade dentro e fora da empresa podem desencadear um quadro depressivo.
( ) A depressão pode evoluir para um quadro crônico e incapacitante levando à aposentadoria por invalidez.
( ) A discriminação e a insegurança no cargo concorrem para um ambiente profissional hostil;
( ) A resiliência pessoal diante de situações adversas e frustrações contribui para o desenvolvimento da dependência química.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
A) V – F – F – V.
B) F – V – F – V.
C) V – V – V – F.
D) F – F – V – F.
E) V – F – V – F.
4 - Em atendimento psicológico, um homem apresentou o seguinte quadro clínico: saíra do serviço público há cerca de cinco meses, o que o fez afastar-se do convívio com amigos, familiares e ex-colegas de trabalho; foi deixando de se alimentar gradativamente, pois lhe faltava apetite; dormia pouco e não tinha preocupações com higiene pessoal e aparência. Perdeu dezesseis quilos em quatro meses. Apresentava anorexia, insônia, apatia e inércia, chegando a fazer suas necessidades fisiológicas nas próprias vestes. Já havia sido internado por tentativa de suicídio por enforcamento. Na enfermaria mostrava-se inibido, com lentificação psicomotora severa, mímica facial contraída. Falava pouco, e quando o fazia era com voz baixa, sussurrando, para afirmar que "nada valia a pena" e que toda a sua vida tinha sido em vão. Sentia-se vazio e afirmava ter cometido todo tipo de vilania.
Com relação ao caso clínico apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
Os sintomas do paciente descritos no referido caso clínico indicam quadro de transtorno depressivo maior.
Verdadeiro ( ) Falso ( ) 
5 – O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) cursa com alterações recorrentes do humor alternando entre fases depressivas e maníacas. A mania é uma síndrome psicopatológica diametralmente oposta à depressão. Caracteriza-se por humor eufórico (ou irritável), excitação psicomotora, elevação da autoestima, aceleração de pensamento e discurso, supervalorização das próprias capacidades e otimismo excessivo. Para seu diagnóstico, destaca-se a importância da diminuição da necessidade de sono, quase sempre presente. 
O TAB é diagnosticado quando o paciente apresenta pelo menos um episódio de mania ou hipomania ao longo da vida. O TAB I é diagnosticado quando o paciente tem pelo menos uma fase de mania e o TAB II, quando apresenta pelo menos uma fase de hipomania. A diferenciação entre mania e hipomania se faz mediante a duração e a gravidade dos episódios, sendo necessários quatro dias consecutivos de diminuição importante da necessidade de sono, acompanhada dos outros sintomas de mania ou hipomania.
Verdadeiro ( ) Falso ( ) 
6 – Texto: O normal e o patológico: contribuições para a discussão sobre o estudo da psicopatologia.
A delimitação entre o que pode ser considerado normal e o que deve ser tido como "patológico" é uma questão que gera constantes discussões conceituais. No terreno da psicopatologia, essa discussão ainda é mais relevante, já que sua demarcação é muito mais flutuante e suas fronteiras pouco rígidas [...] é impossível julgar o normal e o patológico se este estiver limitado à vida fisiológica e vegetativa. Como exemplo é citado o astigmatismo, que poderia ser considerado normal em uma sociedade agrícola, mas patológico para alguém que estivesse na marinha ou na aviação. Desta forma, só se compreende bem que são "nos meios próprios do homem, que este seja, em momentos diferentes, normal ou anormal" Portanto, o patológico não possui uma existência em si, podendo apenas ser concebido numa relação.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

Continue navegando