Buscar

2

Prévia do material em texto

Disciplina: GST0085 - CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA II
	1a Questão
	
	
	
	A empresa ABC apurou um lucro de R$ 350.000 no exercício. Considerando que a empresa apura seus impostos com base no Lucro Real e que não haverá nenhuma adição ou exclusão na base de cálculo, o valor do IRPJ apurado no exercício é de:
		
	 
	52.500
	
	53.500
	 
	63.500
	
	62.500
	
	11.000
	Respondido em 04/05/2020 13:21:33
	
Explicação:
Base de cálculo = 350.000
IR: 350.000 x 15% = 52.500
Cálculo do Adicional:
110.000 (350.000 - 240.000) x 10% = 11.000
Total do IR devido = 63.500
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise as assertivas abaixo sobre o fato gerador do Imposto sobre a Renda ¿ IR, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(   ) O Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda
(   ) O Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de proventos de qualquer natureza
(   ) O Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza tem como fato gerador a aquisição de mercadorias e serviços de qualquer natureza
		
	 
	​​​​​​V, V, F
	
	V, F, F
	
	F, F, V
	
	F, V, F
	
	V, F, V
	Respondido em 04/05/2020 13:21:58
	
Explicação:
De acordo com o Art. 43, do Código Tributário Nacional, o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica:
I - de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos;
II - de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais não compreendidos no inciso anterior.
§ 1o A incidência do imposto independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepção.
§ 2o Na hipótese de receita ou de rendimento oriundos do exterior, a lei estabelecerá as condições e o momento em que se dará sua disponibilidade, para fins de incidência do imposto referido neste artigo.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Observe o enunciado abaixo e marque a alternativa que completa corretamente a lacuna.
De acordo com o princípio da ___________________ toda e qualquer renda ou provento deve ser tributado nos termos fixados na lei, ou seja, todas as pessoas que auferiram renda irão se submeter à imposição tributária.
		
	 
	Legalidade
	
	Progressividade
	 
	Generalidade
	
	Anterioridade
	
	Universalidade
	Respondido em 04/05/2020 13:22:08
	
Explicação:
O princípio da universalidade determina que o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc.
O princípio da progressividade estabelece que o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo.
Princípio da Legalidade, que é uma garantia dada pela Constituição Federal a todo e qualquer particular, nenhum tributo pode ser cobrado sem que uma Lei anterior o tenha instituído.
De acordo com o princípio da anterioridade tributária, conforme estabelece o art. 150, inciso III, alínea "b", da CF/88, a lei que cria ou aumenta tributos, salvo as exceções constitucionalmente previstas, deve ser publicada no ano anterior ao de início da cobrança do tributo a que se refere.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) segue os princípios constitucionais e tributários, estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional. Sobre os princípios tributários, analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta:
I. O Princípio da Universalidade estabelece que toda e qualquer renda deve ser tributada nos termos da lei.
II. O Princípio da Generalidade determina que deva ser cobrado de todos o que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, sem distinção de gênero, de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião etc.
III. O Princípio da Progressividade estabelece que deve ser graduado por faixas de renda, recaindo alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda.
		
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	Somente a afirmação II está correta
	 
	Somente as afirmações II e III estão corretas
	 
	Somente a afirmação III está correta
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas
	Respondido em 04/05/2020 13:22:04
	
Explicação:
O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) segue os princípios constitucionais e tributários, estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional. O Princípio da Generalidade estabelece que toda e qualquer renda deve ser tributada nos termos da lei. O Princípio da Universalidade determina que deva ser cobrado de todos o que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, sem distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião etc. O Princípio da Progressividade estabelece que deve ser graduado por faixas de renda, recaindo alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda. Desse modo, somente a afirmação III está correta.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise as assertivas abaixo, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda ¿ RIR/99,
 (   ) São consideradas como pessoas jurídicas, as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior
(   ) São contribuintes do imposto e terão seus lucros apurados as pessoas jurídicas e as empresas individuais.
(   ) O RIR/99 considera como empresas individuais as pessoas físicas que promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos
		
	
	 V, F, V
	
	F, V, V
	
	V, V, F
	 
	V, V, V
	 
	F, F, V
	Respondido em 04/05/2020 13:22:10
	
Explicação:
O RIR/99, no Título I, Art. 146, apresenta como contribuintes do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ, as pessoas jurídicas e as empresas individuais.
Conforme determinado nos artigos 147 e 148 do RIR/99, são consideradas como pessoas jurídicas:
1) as pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no País, sejam quais forem seus fins, nacionalidade ou participantes no capital;
2) as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior;
3) os comitentes domiciliados no exterior, quanto aos resultados das operações realizadas por seus mandatários ou comissários no País;
4) a Sociedade em Conta de Participação
E, por fim, o RIR/99, em seu art. 150, considera como empresas individuais:
I - as firmas individuais;
II - as pessoas físicas que, em nome individual, explorem, habitual e profissionalmente, qualquer atividade econômica de natureza civil ou comercial, com o fim especulativo de lucro, mediante venda a terceiros de bens ou serviços;
III - as pessoas físicas que promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Conforme estabelece a legislação vigente, a escrituração contábil deve ser realizada com observância aos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Analise as alternativas abaixo e identifique o livro que a empresa tributada pelo Lucro Real NÃO está obrigada a escriturar.
		
	
	Diário
	 
	Caixa
	
	Registro de inventário
	 
	Registro de entradas
	
	Razão
	Respondido em 04/05/2020 13:22:37
	
Explicação:
As pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real, obedecendo à legislação comercial e fiscal, devem manter escrituração contábil nos livros:
Diário
Razão
Registrode inventário
Registro de entradas (compras)
Apuração do Lucro Real
Registro permanente de estoque
Movimentação de Combustíveis
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analise as assertivas abaixo sobre os procedimentos necessários para a apuração e cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoa Jurídica (IRPJ), marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(   ) A base de cálculo do IRPJ é o valor do fato gerador do tributo, isto é, o valor da renda ou dos proventos, contido na norma que descreve a hipótese de incidência tributária.
(   ) O período de apuração do IRPJ é trimestral, ocorrendo seu encerramento três vezes durante o ano.
(   ) São contribuintes do IRPJ as pessoas jurídicas e as empresas individuais.
 
		
	 
	V, V, F
	
	F, F, V
	
	F, V, V
	 
	V, F, V
	
	V, F, F
	Respondido em 04/05/2020 13:22:28
	
Explicação:
O período de apuração, conforme determinam a Lei 9.430/96 e o RIR/99, é trimestral. Desta forma, seu encerramento ocorre quatro vezes durante o ano, nos dias 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo sobre os critérios que o Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza - IR deve atender, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(   ) De acordo com o princípio da generalidade toda e qualquer renda ou provento deve ser tributado nos termos fixados na lei, ou seja, todas as pessoas que auferiram renda irão se submeter à imposição tributária.
(   ) Segundo determina o princípio da progressividade o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc.
(   ) Conforme estabelece o princípio da universalidade o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo.
		
	 
	V, F, F
	
	V, F, V
	
	V, V, F
	
	F, V, F
	
	F, F, V
	Respondido em 04/05/2020 13:22:36
	
Explicação:
De acordo com o princípio da universalidade o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc.
E, segundo estabelece o princípio da progressividade o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo.

Continue navegando