Buscar

BRÔNQUITE ASMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO SALGADO
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
BRÔNQUITE ASMÁTICA
A bronquite asmática se refere a uma situação de inflamação dos brônquios pulmonares que surge devido a uma alergia ou infecção respiratória e que leva ao surgimento de sintomas como dificuldade para respirar e chiado ao respirar. Suas causas estão relacionadas a algum tipo de alergia respiratória e com infecções do trato respiratório, e a exposição a fumaça de cigarro, poluição e cheiros fortes podem piorar a crise de bronquite asmática. Os principais sintomas da bronquite asmática podem ser: Dificuldade para respirar e sensação de que o ar não chega aos pulmões; Sensação de peso no peito; Tosse persistente; Presença de pequena quantidade de catarro, semelhante a clara de ovo; Chiado ao respirar; Sensação de mal estar no corpo.
O principal para o diagnóstico de bronquite asmática infantil é a história do paciente e os exames subsidiários, e podem ser submetidas aos mesmos exames que os adultos tais como: 
· Prova de Função Pulmonar: No teste de função pulmonar, você assopra em um tubo ligado a um computador que vai medir a função dos pulmões. Se a função pulmonar estiver alterada no primeiro resultado e estabilizada no segundo, tem-se um diagnóstico de asma.
· Espirometria: Esse teste avalia o estreitamento dos seus brônquios, verificando a quantidade de ar que você pode exalar depois de uma respiração profunda e quão rápido você pode colocar o ar para fora.
· Teste de Óxido Nítrico: Embora pouco usado, esse teste mede a quantidade do gás óxido nítrico que você tem em sua respiração. Quando as vias aéreas estão inflamadas um sinal de asma você pode ter níveis maiores de óxido nítrico do que pessoas saudáveis.
· Exames de Imagem: Radiografia de tórax e tomografia computadorizada (TC) dos seus pulmões e cavidades do nariz podem identificar quaisquer anormalidades estruturais ou doenças que estejam causando ou agravando problemas respiratórios.
· Gasometria Arterial: A gasometria arterial mede o pH e os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue de uma artéria. Esse exame é utilizado para verificar se os seus pulmões são capazes de mover o oxigênio dos alvéolos para o sangue e remover o dióxido de carbono do sangue.
A bronquite asmática tem cura quando a alergia ou infecção que causa a bronquite consegue ser eliminada e isto pode ser conseguido com o uso de determinadas vacinas. No entanto, a asma em si não tem cura e, em muitos casos, algumas alergias não podem ser curadas, assim a bronquite asmática também não pode ser curada e, por isso, a pessoa precisa seguir o tratamento por toda a vida.
O tratamento para bronquite asmática pode ser feito com o uso de medicamentos que desinflamam os brônquios pulmonares e que facilitam a passagem do ar, as "bombinhas", com Salbutamol por exemplo, ou aerossóis com soro e medicação, como o Berotec e Atrovent, para reduzir a falta de ar. Além disso, pode ser feito uso de xaropes para alívio da tosse e até de antibióticos, como a Amoxicilina, se houver infecção por bactérias. A fisioterapia também pode ser um recurso para o tratamento da bronquite asmática, sendo útil para melhorar a capacidade respiratória e o condicionamento físico da pessoa. Esta pode ser feita com exercícios respiratórios que fortalecem os músculos envolvidos na respiração, expandindo a capacidade pulmonar e ajudando a expelir o muco dos brônquios.

Continue navegando