Buscar

AD 1 Geografia

Prévia do material em texto

Aluno: Flávia Carvalho F. Purificate
Matricula: 16216080178
Polo: Saquarema
PRIMEIRA AVALIAÇÃO PRESENCIAL (AD1) - 2019.1
GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO I
Coordenador: Prof. Clézio dos Santos
Questão 1 – A sistematização do pensamento geográfico só ocorreu no século XIX, em função de um conjunto de condições históricas associadas ao processo de avanço do capitalismo na fase imperialista e da própria evolução do pensamento dado, sobretudo, em função de novas filosofias e formas de interpretação do mundo. Dessas condições históricas, Moraes (1997) assinalara alguns pressupostos que favorecem a formação da Geografia como saber sistematizado. Cite os pressupostos e os comente. (2,5)
São eles:
• A ampliação do conhecimento do mundo propiciada pela expansão marítima européia.
• A produção de inventários sobre os lugares realizados em expedições exploratórias e cientificas
• A melhoria das técnicas navegação e, por conseguinte, uma melhora gradual das técnicas cartográficas.
• As correntes filosóficas do século XVIII, valorizaram a explicação racional do mundo, e com isso, valorizaram temas geográficos, especialmente ligados à natureza e fenômenos.
• A formação dos estados nacionais e a necessidade de racionalizar a gestão do território, população e recursos naturais.
• As teorias evolucionistas, que colocaram em discussão a relação entre natureza e sociedade, buscando identificar os efeitos da natureza sobre a sociedade.
Questão 2 – A geografia de Vidal de La Blache sofreu a influência de seu tempo, La Blache foi um defensor do Estado francês, mas com uma diferença, construída sobre dois pilares: uma suposta neutralidade científica e uma crítica em relação à obra de Ratzel. Aponte e descreva as três críticas feitas por La Blache. (2,5)
Vidal irá fazer três críticas em relação à obra de Ratzel.
Primeira: haveria uma politização explícita da parte de Ratzel quanto aos interesses alemães. Para Vidal, uma ciência neutra não poderia se portar dessa maneira.
Segunda: Ratzel valorizou demais o papel da natureza, minimizando o elemento humano. Para La Blache, era preciso valorizar o elemento humano para muito além das infl uências do meio.
Terceira: a relação mecânica entre homem e natureza proposta por Ratzel. Com isso propôs uma postura relativista, a partir da qual o homem pudesse ter algum papel ativo, e não ser apenas um marionete da natureza.
Questão 3 – Dentre as correntes de renovação da Nova Geografia, explique as características da Geografia Crítica e da Geografia Humanística, tecendo suas diferenças em relação ao entendimento do Espaço Geográfico. (2,5)
-------------
Questão 4 – Lobato Corrêa (1995) chama atenção que quando o homem realiza trabalho, ou seja, quando o homem transforma a natureza, ele está produzindo o espaço. Dessa forma, o autor destaca dois pontos fundamentais quanto ao espaço, que denominará de “organização espacial”. Cite os dois pontos, suas características e os exemplifique com exemplos de sua cidade ou região. (2,5)
No primeiro ponto ele chama a atenção para a questão da reprodução. De acordo com Lobato Corrêa (1995) quando produzir seu espaço o homem criar as condições para a sua reprodução social e viabiliza necessidades ligadas à sua própria atividade. 
A cidade de Arraial do Cabo possui muitos moradores que vivem da pesca e são considerados pescadores profissionais. Com isso cada um possui se “barraco” onde é guardado seus materiais e tralhas de pesca.
No segundo ponto, a questão é o formato que essa organização espacial irá assumir. Sabendo que a organização espacial é uma reprodução social e viabiliza necessidades ligadas à própria atividade do homem tendo como resultado de seu trabalho é possível perceber ela refletirá as características culturais, econômicas e sociais do grupo que a criou.
Nessa mesma cidade existe uma colônia de pescadores na Praia Grande que reúne vários desses barracos e assim quando existe uma necessidade ou falta alguma coisa para a execução do trabalho, fica mais fácil de um pescador ajudar ao outro durante a atividade.

Continue navegando