Buscar

GRUPOS ESPECIAIS E ADAPTADA PROJETO DE PRATICA

Prévia do material em texto

4
FERNANDO DO VALLE FILHO
8043341
Educação Física Bacharelado
PROJETO DE PRÁTICA- EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS E ADAPTADA
 Professor/Tutor a distância: Antônio Eduardo Ribeiro
Blumenau
2020
FERNANDO DO VALLE FILHO
8043341
PROJETOO DE PRÁTICA- EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS E ADAPTADA
Projeto de Prática apresentado ao professor Antônio Eduardo Ribeiro, da disciplina de Educação Física para Grupos Especiais e Adaptada, como requisito parcial para obtenção da média semestral do curso de Educação Física Bacharelado.
 
Blumenau
2020
DESCRIÇÃO DO PROJETO:
1 - Nome do local: Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Navegantes-SC
2 - Realize a observação de uma aula e descreva os seguintes itens:
A). Início da aula: A partir das 14h.
B). Duração: 1h e 30 minutos por dia.
C). Quantidade alunos com e sem deficiência: 12 alunos com um grau mais elevado de deficiência e 6 alunos com nível mais baixo de autismo (o qual não afeta tanto ao realizar atividade física, segundo palavras do professor.)
D). Tipo de atividade realizada, e como pedagogicamente foi realizada a atividade:
As atividades são realizadas de acordo com a necessidade de cada aluno, geralmente a maior dificuldade encontrada é de equilíbrio, coordenação motora fina. Atividades realizadas são, circuitos Motores e brinquedos educativos que estimulem o desenvolvimento da coordenação fina;
E). Qual o tipo de deficiência apresentada pelos alunos?
( ) Visual. 
( ) Auditiva.
( ) Intelectual.
 ( ) Motora, física.
( ) Múltipla 
( x ) Outros (descreva) TEA - Transtorno do Espectro Autista.
B). Em seguida realize um bate papo como professor acompanhando a sequência a seguir: 
3– Dados pessoais
A) Nome: Rudney Avelino
B). Idade: 30 Anos
C). Sexo: ( ) Feminino ( x ) Masculino
4– Dados profissionais
A). Qual sua formação acadêmica?
( x ) Graduação: 
( x ) Especialização.
( ) Mestrado.
( ) Doutorado.
(x)Outros: Cursos nas áreas de Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual e Motora.
B). Há quanto tempo atua na área de Educação Física?
( ) Menos de 1 ano.
( ) Entre 1 e 5 anos.
( x ) Entre 5 e 10 anos.
( ) Mais de 10 anos.
C). Em sua opinião, quais são os requisitos necessários para um professor de Educação Física poder incluir um aluno com alguma de Deficiência em suas aulas? 
“Acredito que o professor deve ter muito estudo e muito envolvimento nesta área, pois é um grupo que requer muito cuidado para realizar qualquer tipo de atividade física, após isso, deve conhecer o grupo o qual irá trabalhar, após uma análise ele poderá observar as dificuldades de cada um e, com isso elaborar as aulas coletivas com base nas dificuldades individuais de cada aluno.”
Realize a descrição do que foi observado durante a aula, e também sobre o bate papo com o professor, deixando claro os seguintes itens:
Nesta etapa você deverá fazer uma descrição em forma de dissertação, esta descrição deverá englobar a fala do professor, a sua observação, isto é, você deverá descrever aquilo que foi observado durante a aula.
Também em sua descrição como você já estudou nas unidades anteriores, elas trazem questões que fala sobre a inclusão e integração, você deverá descrever seguindo as questões abaixo seguindo as letras A´, B e C
A). Existe ou não alguma dificuldade do professor ou do (s) aluno (s) em desenvolver a atividade que foi realizada, caso você notou dificuldade descreva qual?
As aulas ministradas pelo professor foram extremamente boas e bem fundamentadas, visto que todos os alunos envolvidos estavam felizes ao realizar cada exercício, sabendo que eles já possuem uma grande confiança no trabalho do professor. Penso que a principal dificuldade encontrada pelo professor foi a insegurança ao aplicar alguns exercícios, visto que muitos desses alunos não possuem a força física totalmente estruturada, e com isso, requer muita cautela ao aplicar cada exercício. Já a maior dificuldade da maioria dos alunos, foi a parte do equilíbrio, porém, sempre com grande auxilio do professor e seus ajudantes, nenhum problema grave ocorreu.
B). Em sua opinião, no local observado está ocorrendo quais das modalidades de atendimento a este (s) aluno (s) com alguma deficiência. (Lembrando que, estas modalidades de atendimento já foram estudadas na confecção do primeiro portfólio do qual falamos sobre INTEGRAÇÃO e INCLUSÃO).
Penso que é possível encaixar esta aula que foi observada por mim, como inclusão, pois as aulas ministradas pelo professor atendem igualmente a necessidade de cada aluno, sem deixar que alguém se sinta excluído das atividades, o trabalho que realizam nesta Associação é fundamental para a vida dessas pessoas, nas quais muitas delas não possuem lar, estavam abandonadas e sem rumo, e, esta Associação foi criada justamente para atender essas pessoas.
C). Em relação ao bate papo com o professor, descreva se o mesmo conhece ou não os princípios da INCLUSÃO. 
Ao observar a aula e as respostas do professor durante esta atividade, acredito que o mesmo esteja muito bem situado sobre a importância da Educação Física, a inclusão das pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física, e a importância de tratar cada aluno igualmente, respeitando os limites de cada um.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Para a realização deste trabalho visitei o local Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Navegantes-SC que trabalha com jovens e adultos que tenham algum grau de autismo.
O professor Rudney Avelino que ministra aula teve sua formação no ano de 2010 e sua formação é Licenciado em Educação Física, pós graduado em Psicomotricidade relacional, cursos na área de Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual, motora. 
Em suas aulas tem a participação de pessoas com graus variados de autismo, onde as que possuem um grau maior, tem maior dificuldade em realizar os exercícios, e os que possuem um grau menor de autismo, uma facilidade maior. 
Na minha conversa com o professor ele me disse que para poder trabalhar com pessoas com alguma deficiência é preciso ter vontade em aprender e estudar muito, além da faculdade, o profissional interessado nesta área deve procurar especializações e entender o real significado de inclusão.
Em meu entendimento percebi que no local que realizei este trabalho está ocorrendo um atendimento mais voltado a inclusão pelo fato dos alunos que possuem menor grau de autismo ajudarem os outros que possuem maior grau, e isso faz com que a aula se torne mais dinâmica e que todos possam aproveitar o máximo de cada aula.
Percebi que o professor tem algumas dificuldades em realizar o trabalho com estas pessoas, pois há um pequeno medo ao aplicar alguns exercícios, visto que nem todos os alunos possuem a força física necessária para realizar tais atividades, porém com a ajuda dos outros alunos e de outras pessoas envolvidas com a Associação, tudo ocorre de maneira mais fácil e tranquila.
É muito importante que o professor conheça o verdadeiro significado da inclusão pois assim, é possível entender que cada aluno possui sua dificuldade, e elabora a aula de acordo com as dificuldades de cada aluno e sempre prezando para que todos os alunos fiquem envolvidos com as aulas.

Continue navegando

Outros materiais