Buscar

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Parte superior do formulário
Sua pontuação na prova:
100/100
1 - Na América Latina observa-se que os governos utilizam como principal recurso para sair da etapa de subdesenvolvimento um acelerado processo de industrialização em curto prazo. Com base no texto acima, assinale a alternativa incorreta abaixo:
 O pessoal médico complementa a ação preventiva e de controle, em algumas áreas específicas
 Os programas de proteção para a saúde dos trabalhadores devem condicionar-se a serem planejados levando em conta não só a prevenção de acidentes e doenças profissionais, mas também a proteção, fomento e conservação da saúde no sentido mais amplo como definido pela OMS.
 A engenharia de Segurança deve ter como responsabilidade primária a prevenção de doenças ocupacionais (ou profissionais) e acidentes no trabalho.
 É matéria irrelevante estudar o binômio homem-ambiente de trabalho, reconhecendo, avaliando e controlando os riscos que possam afetar a saúde dos trabalhadores.
2 - A responsabilidade pela vida e saúde dos trabalhadores está ligada ao trinômio Estado-Empresa-Trabalhador, já que os efeitos sobre a saúde se manifestam em três componentes, sendo eles, exceto:
 Aspecto humano
 Aspecto social
 Aspecto econômico
 Aspecto cultural
3 - O estudo das doenças ocupacionais, suas causas e efeitos, levam a desenvolver técnicas de prevenção que junto podem produzir um maior bem-estar do trabalhador, e daí, um aumento da produção. Utilizando o texto acima como base, assinale a alternativa incorreta abaixo:
 É fundamental prestar atenção apropriada à limpeza, higiene e demais fatores que acondicionam os lugares de trabalho, para evitar as doenças profissionais.
 É desnecessário contar com a cooperação das gerências e dos trabalhadores para assegurar um contínuo interesse, supervisão, inspeção e manutenção das práticas de controle.
 O controle das doenças ocupacionais compete primariamente ao pessoal de engenharia que, ao determinar a magnitude dos riscos, conhecer a toxicologia das substâncias químicas e os efeitos sobre a saúde dos demais fatores que acondicionam o ambiente de trabalho, estão em posição adequada para aplicar os diversos métodos e equipamentos de controle.
 O pessoal médico ajuda, para um melhor êxito, o controle das ditas doenças por meio de exames médicos pré-admissionais, periódicos e de diagnóstico precoce, pela seleção e colocação dos operários de acordo com suas habilidades e adequação pessoal, pela educação e ensino de hábitos de higiene pessoal.
4 - Com base nos conhecimentos sobre a prevenção de acidentes de trabalho, julgue as alternativas e marque a opção correta em seguida. I. A prevenção de acidentes é o propósito primário de um programa de segurança, permitindo a continuidade das operações e a redução dos custos de produção. II. A prevenção de acidentes industriais, não só é um imperativo social e humano, como também um bom negócio. III. Como prevenir significa impedir um evento, tomando medidas antecipadas, a análise causal dos acidentes é o menos importante passo na prevenção dos mesmos. IV. Está amplamente demonstrado, que os acidentes na indústria têm uma causa mas não podem ser prevenidos.
 As alternativas I e IV estão incorretas
 As alternativas II e IV estão corretas
 As alternativas III e I estão corretas
 As alternativas III e IV estão incorretas
5 - De acordo com o significado econômico social das doenças ocupacionais e acidentes no trabalho, julgue as alternativas abaixo como verdadeiras ou falsas. (     ) Os danos e custos que produzem os acidentes e doenças ocupacionais na indústria brasileira são de tal magnitude que as próprias indústrias devem compreender a necessidade de preveni-los. (     ) Sem dúvida alguma, as doenças gerais oferecem um sério obstáculo ao desenvolvimento sócio econômico de um país, porque debilitam o trabalhador e restringem sua capacidade produtiva. (     ) Alguns países criam leis dando aos trabalhadores compensações monetárias pelo trabalho com tóxicos ou tarefas insalubres, ou lhes concedem jornadas reduzidas de trabalho, aumento de dias de férias, ou diminuição dos anos necessários para a aposentadoria. (     ) O fato de que os acidentes e doenças ocupacionais reduzem a capacidade de produção da força mais valiosa de uma nação que é a população economicamente ativa, reduzindo-se a geração de riqueza por incapacidade e/ou morte de um jovem trabalhador.
 F V V V
 F F F F
 F F V V
 V V V V
6 - São tipos de acidentes de trabalho, exceto:
 Acidente típico
 Acidente punível
 Acidente de trajeto
 Doenças profissionais
7 - De acordo com os conhecimentos sobre a evolução dos acidentes de trabalho, julgue as alternativas abaixo como verdadeiras ou falsas e, em seguida, marque a opção correta. (     ) Não há notícias sobre a ocorrência de acidentes do trabalho na época em que o trabalho era meramente artesanal. (     ) De maneira análoga, as informações são mínimas sobre os acidentes ocorridos atualmente nas indústrias de artesanato. (     ) Com o crescimento industrial, a proliferação de estabelecimentos empregatícios trouxe a consequente diminuição dos acidentes.
 V V V
 F V F
 V V F
 F V V
8 - Acidente "in itinere” ou de trajeto é aquele que ocorre no trajeto do empregado; é o que decorre não de sua prestação laboral, não enquanto trabalha, mas no trajeto de e para o trabalho. É o acidente de trabalho indireto. Podem ser, exceto:
 A ação de terceiros, em certos casos
 No período das refeições ou descanso
 A viagem do empregado
 Momentos de lazer do empregado fora do horário de trabalho
9 - São consideradas causas de acidentes de trabalho, exceto:
 Recusa do trabalhador em usar o equipamento
 Falta de equipamentos de segurança
 Preguiça do trabalhador
 Defeitos nos equipamentos e maquinas com os quais se trabalha
10 - No intervalo para refeições podem ocorrer acidentes como intoxicação pela alimentação fornecida pelo restaurante do local de trabalho, água contaminada no refeitório, queda no refeitório, nas ocasiões de satisfação das necessidades fisiológicas no local de trabalho, etc. Além de desabamento, inundação ou incêndio. Nesta categoria incluem-se, exceto:
 Sabotagem e terrorismo praticado por terceiros, inclusive companheiros de trabalho
 Ato de pessoa privada da razão
 Automutilação consciente do empregado
 Ofensa física intencional, inclusive de terceiros, por motivo de disputa relacionada com o trabalho
Parte inferior do formulário

Continue navegando