Buscar

IED DIREITO

Prévia do material em texto

Atividade preparatória AV1
Vence 6 de maio de 2020 23:59
Pontos: 3 pontos possíveis
Instruções:
ATIVIDADE
O conflito entre o que é justo e o que diz a lei é um tema jamais esgotado pela humanidade, ou seja, de um lado os valores inerentes à natureza humana que compõem uma ordem moral de justiça e de outro as leis escritas, postas pelo Estado.
Senão vejamos: o direito à vida versus a pena de morte ou mesmo o direito à igualdade humana de um lado e de outro as leis de certos países que impedem o acesso à educação e ao trabalho para meninas e mulheres. O que deve prevalecer?
Faça uma pesquisa na Internet, relacione com as informações e os textos lidos e responda:
a) Qual deve ser a relação entre o direito e a moral?
Na relação entre o direito e a moral há muitas semelhanças, distinções e influências recíprocas entre os dois. Especialmente que o direito se manifesta com um conjuto de normas que apontam a conduta exigida e a consequência caso estas regras sejam infringidas, já a moral norteia de um modo generalista sem particularizações , visando apenas o aperfeiçoamento do ser humano, estabeleçe deveres do homem em relação ao outro, conforme sua consciência. Porém a sanção jurídica é dierente da sanção moral. A moral visa á abstenção do mal e á prática do bem, enquanto o objetivo do direito é evitar que se lese ou prejudique a outrem.
b) Que países que possuem pena de morte?
Os principais são:
China; Iraque; Japão; 
Irã; Coreia do Norte; Estados Unidos. 
Arábia Saudita; Iêmen; 
c) O Brasil já teve pena de morte? Por que não tem mais?
Sim. Foi abolida em 1876 com a proclamação da república. Não há mais uso dessa pena porque o art.5 inciso XLVII da Constituição Federal diz que não haverá pena de morte, salvo em guerra declarada. 
d) Existem países que impedem o acesso à educação e ao trabalho para meninas e mulheres? Em caso positivo, quais são e qual o motivo para tal?
Sim. A exemplo alguns paises islamicos : afeganistão; Paquistão;Somália; Iraque; Lêmen; Arábia Saudita; Palestina; Jordânia. A justificativa se dá por bases religiosas, que estabelecem uma discriminação entre homens e mulheres; a mulher permanece como propiedade do marido e cuida dos afazeres domésticos.

Continue navegando