Buscar

Relação entre Direito e Moral, Pena de Morte no Mundo, Direitos Potestativos e Interpretação Jurídica

Prévia do material em texto

Atividade 02 
1. aQual deve ser a relação entre o direito e a moral?
1. A Moral é um conjunto de regras que regula a esfera íntima dos seres humanos, sendo aplicável apenas no nível da consciência. O Direito, por sua vez, é um conjunto de regras que apenas regula a esfera externa dos comportamentos humanos, ou seja, a manifestação e a concretização desses comportamentos.
1. B Que países que possuem pena de morte?
1. Encontra-se abolida em quase todos os países da Europa e da Oceania. Na América do Norte, foi abolida no Canadá e no México e em alguns estados dos Estados Unidos. Na América do Sul, Brasil, Chile e Peru mantêm a pena de morte legal em casos excepcionais, como crimes de guerra[2] Os Estados Unidos, a Guatemala e a maior parte do Caribe, da Ásia e da África ainda têm a pena de morte legalizada e a utilizam em diversos casos. Outros países, porém, como a Rússia tem a pena de morte legal, mas na prática, ela não é utilizada.
	
	República Popular da China
	2 400 (estimado, número oficial não divulgado)[9]
	2 
	Coreia do Norte
	0+ (número oficial não divulgado)
	3 
	Irã
	369+
	4 
	Iraque
	169+
	5 
	Arábia Saudita
	79+
	6 
	Estados Unidos
	39
	7 
	Somália
	34+
	8 
	Sudão
	21+
	9 
	Iêmen
	13+
	10 
	Japão
	8
	11 
	Vietnã
	7+
	12 
	Taiwan
	6
	13 
	Indonésia
	5
	14 
	Kuwait
	5
	15 
	Sudão do Sul
	4+
	16 
	Nigéria
	4
	17 
	Palestina
	3
	18 
	Malásia
	2+
	19 
	Afeganistão
	2
	20 
	Bangladesh
	2
	21 
	Botswana
	1
	22 
	Índia
	
1. 
1. C O Brasil já teve pena de morte? Por que não tem mais? Sim e ainda tem porem a Constituição so permite que ela seja aplicada em casos de crimes cometidos em tempos de guerra. É o que diz o inciso 47 do artigo 5º da nossa Constituição: “não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada”
1. D Existem países que impedem o acesso à educação e ao trabalho para meninas e mulheres? Em caso positivo, quais são e qual o motivo para tal? Em 29 países, as mulheres não podem trabalhar à noite e, em 19, são legalmente obrigadas a obedecer ao marido. O estudo também mostra que, em 18 economias as mulheres, não podem ter emprego sem permissão do marido. O motivo e machismo
1. 
Atividade 02
1. Desvendando os segredos da muito especial relação entre direito subjetivo e direito potestativo.
 
O direito potestativo não se confunde com o direito subjetivo, porque ao direito subjetivo se contrapõe um dever, o que não ocorre com o direito potestativo, espécie de poder jurídico a que não corresponde um dever, mas uma sujeição, entendendo-se como tal a necessidade de suportar os efeitos do exercício do direito potestativo. Então, o direito potestativo é um direito sem contestação. eduardoaugusto-irib.blogspot.com
É o caso, por exemplo, do direito assegurado ao dono de prédio encravado (aquele que não tem saída para uma via pública) de exigir que o dono do prédio dominante lhe permita a passagem. 
1. Outro exemplo de direito potestativo é o direito de demitir que o patrão tem em relação ao empregado, bem como o direito do empregado liberar-se do contrato pedindo demissão do emprego, em ambos os casos o outro deve sujeitar-se. www.jornaldocampus.usp.br
Os direitos potestativos podem ser:
a) Constitutivos - produzem a constituição de uma relação jurídica nova.
b) Modificativos - produzem uma modificação de uma relação jurídica preexistente, que continua a existir. 
c) Extintivos - visam a extinguir uma relação jurídica existente.
AGORA, A ATIVIDADE PARA VOCÊ RESOLVER:
Classifique os direitos potestativos abaixo relacionados sendo C para os constitutivos, M para os modificativos e E para os extintivos: 
( e ) anulação do casamento.
( c ) direito de instituir bem de família.
( c ) direito à passagem forçada.
( m ) direito de remover a servidão de passagem.
( e ) direito de revogar a doação.
( m ) direito de escolha na obrigação alternativa.
 Atividade 03
Esse caso foi apresentado pelo autor Recaséns Siches: imagine que numa estacão ferroviária havia o aviso: É proibida a entrada de cães. Chega um homem com um urso e insiste em entrar, alegando que a proibição seria somente em relacçã aos cães. 
Logo depois, chega um mutilado de guerra, cego, conduzido por um cão-guia. Poderia ou não entrar com o cão? O o urso poderia entrar? 
Construa uma resposta utilizando as interpetações: gramatical (literal), lógica e a teleológica.
www.blogdasaude.com.br
Atividade 04
Faça uma pesquisa nas fontes da Internet sugeridas ao final, e responda as questões abaixo:
1. Consulte o site do STF e faça uma consulta: procure o voto de qualquer Ministro em que apareça o PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE ou o PRINCÍPIO DA ULTRATIVIDADE da lei como um dos fundamentos para sua decisão.
1. Consulte o site da ANAMATRA Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e veja a notícia que está lá e diga quais são os artigos da LINDB que estão sendo questionados como sendo inconstitucionais na Ação direta de Inconstitucionalidade (ADI 6146) e por quê?
1. Quais as funções do Supremo Tribunal Federal-STF? Descreva cada uma dessas funções. O STF tem como função principal zelar pelo cumprimento da Constituição. cabe ao STF fiscalizar as ações dos poderes Executivo e Legislativo, garantindo que estes atuem dentro da constitucionalidade.
1. Você sabia que não é obrigatório ser advogado para ser ministro do STF? Então faça uma pesquisa e descubra o que é necessário para ser ministro do STF e se já houve algum ministro do STF que não era advogado.
Acesse os sites: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13655.htm
https://www.anamatra.org.br/imprensa/noticias/28173-stf-anamatra-impugna-dispositivos-da-lei-de-introducao-as-normas-do-direito-brasileiro-que-afrontam-independencia-judicial
https://www.politize.com.br/6-coisas-para-saber-sobre-o-stf/
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=sobreStfConhecaStfInstitucional
 1

Continue navegando