Buscar

PCC didática

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
Pratica como Componente Curricular (PCC)
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Docente: Maria Alejandra Iturrieta Leal
Discente: Marcos Vinicios Teodoro Muniz
Curso: História Licenciatura
 
 
 (
São Gonçalo
 
–
 
RJ
2019
)
INTRODUÇÃO 
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade de planejar em qualquer modalidade de ensino com um plano didático. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnica de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. Ela estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem. A educação é hoje em dia concebida como fator de mudança, renovação e progresso. Por tais circunstâncias o planejamento se impõe, neste setor, como recurso de organização. É o fundamento de toda ação educacional.
 
 
ELABORAÇÃO DO 
ROTEIRO DE ENTREVISTA
Esta entrevista foi realizada com as professoras Dianatha Araújo (Professora do Ensino Fundamental). A entrevista apresentou o seguinte desenvolvimento:
Qual a importância do planejamento educacional para sua prática pedagógica?
O planejamento nas dão diretrizes importantes para o processo de ensino-aprendizagem, nos ajuda a perceber os pontos nos quais precisamos dar novos direcionamentos e traçar estratégias permeadas pela avaliação formativa, com o fim de alcançar os objetivos propostos para aprendizagem significativa.
O que você considera fundamental na elaboração do seu plano de aula?
 
Verificar a necessidade e especificidades do grupo. Delinear estratégias que promovam a otimização dos processos de ensino e aprendizagem.
Ao planejar suas aulas como você aborda os temas transversais propostos pelo BNCC?
Através da contextualização dos temas, abordando-os interdisciplinarmente.
 
Qual o seu objetivo final quando você pensa na realização de um plano de aula?
É que o aluno absorva tudo o que foi dado em sala de aula.
Qual é a didática utilizada no seu plano de aula? 
Trabalho bastante com a participação oral dos alunos. Gosto de atividades com tecnologia, slides, filmes e desenhos, por exemplo.
E as avaliações, como são feitas?
As avaliações são feitas baseadas nos conteúdos dados em sala de aula.
METODOLOGIA
	 A disciplina de Didática refere-se aos princípios gerais da prática em sala de aula, tais como: processo de ensino e de aprendizagem, avaliação, métodos, prática de ensino, formulação de objetivos, etc. A Didática tem seu objeto de estudo: o ensino. Esse objeto de estudo tem um sistema de categorias gerais que estão inter-relacionadas entre si pelas leis gerais didáticas. Essas leis deram lugar aos princípios e resultados que suportam toda a estrutura desta área do conhecimento humano. Tem os seus próprios métodos de pesquisas que permitem a produção sistemática de conhecimentos científicos, esse processo de aprendizagem é chamado de socialização.
	A socialização é o processo de aprendizagem pelo qual passamos durante toda nossa vida e por meio do qual aprendemos as características do meio em que vivemos. O ambiente escolar é um espaço de sociabilidades por excelência. São diversos os tipos de relações sociais que se estabelecem entre os membros de uma coletividade em diversas formas. A construção do imaginário criativo como recurso humanizador deu-se pela ausência de construir uma relação pautada no desenvolvimento da autonomia, da participação dos sujeitos através das interações interpessoais, sociais, interativas e afetivas e as relações com os meios e os indícios de aprendizagem, assim como estas trazem a dinâmica de se trabalhar ativamente com os mesmos instrumentos, instrumentos estes aos quais se englobam as múltiplas linguagens, a imaginação, a curiosidade e a alteridade.
	
 
 CONCLUSÃO
O bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias. Contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os alunos e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.
No processo ensino-aprendizagem a motivação é um elemento fundamental para que os alunos aprendam e obtenham resultados satisfatórios. Logo, o planejamento do professor é um fator imprescindível, pois a forma como ele planeja e conduz sua aula, desperta nos alunos interesse em aprender a temática desenvolvida. É necessário que o professor sempre repense suas atitudes, decisões e ações em sala de aula, pois estas são essenciais para criar um ambiente motivador que propicie oportunidades de aprendizado.
 
REFERÊNCIAS 
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL (SITE)
https://planejamentoeducacional.webnode.com.br/products/portal-do-professor-mec/
 
 
 
5

Continue navegando