Buscar

atividade direito tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna ( a) : Ana Caroline Santos Souza 
Matrícula : 201603203885
1) João, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do Município X, informa que o Fisco Municipal cobrou Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de um imóvel que o sindicato aluga a terceiros e cujo valor é integralmente utilizado para a defesa dos interesses dos trabalhadores sindicalizados. João o consulta, sobre a viabilidade da exigência fiscal.  Na oportunidade, um dirigente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Município “X” (sindicato patronal) indaga se o IPTU deveria incidir sobre imóvel de propriedade deste Sindicato, nas mesmas condições.
Sobre a hipótese apresentada, responda aos itens a seguir.
A) O município está correto em cobrar o IPTU sobre o imóvel de propriedade do sindicato dos trabalhadores? Justifique. (Valor 0,70)
R= Não, vez que, é vedado ao munícipio cobrar IPTU ao sindicato de trabalhadores, em observância que este e beneficiado com imunidade tributária, conforme previsto no art.150, IV, c, ainda que este imóvel esteja alugado a terceiros, vide súmula vinculante 52 STF, desde que os valores auferidos com o aluguel, seja aplicados nos serviços essenciais do sindicato dos trabalhadores, súmula 724 STF.
 B) Haveria incidência do IPTU sobre o imóvel de propriedade do sindicato patronal? Justifique. (Valor 0,55)
R= No caso do sindicato patronal incide a cobrança do IPTU, visto que este não e beneficiário de imunidade tributária previstas no art.150 CF.
2) O Município X, por meio de atuação conjunta do Fisco Municipal e da Secretaria Municipal responsável pela fiscalização sobre os estabelecimentos comerciais nele situados, autuou um restaurante, sob o fundamento de que não estava recolhendo ISS sobre a prestação de serviços de preparação de alimentos e atendimento dos clientes nas mesas. Ademais, também se verificou que o restaurante não recolhera, no último ano, a taxa anual de licença para localização e funcionamento de estabelecimentos comerciais, sendo, portanto, autuado também por esse fato.
Diante desse cenário, responda aos itens a seguir.
A) A autuação do Município X referente ao não pagamento de ISS está correta? (Valor: 0,65)
R= Não vez que tal tributação se caracteriza no recolhimento do ICMS , conforme Súmula 163 STJ. No que se refere a esta cobrança ainda há divergências, afim de saná-las o legislador adotou o entendimento que na atuação de bares e restaurantes o fato gerado do ICMS seria a circulação de mercadorias, não sendo atribuída a atividade de preparação dos alimentos e os atendimentos dos clientes na mesa.
B) Para a exigência da referida taxa anual de licença, é necessário que o Município exerça efetivamente a atividade de fiscalização sobre estabelecimentos comerciais ou basta que o faça potencialmente? (Valor: 0,60)
R= A afirmação acima indicada está correta, nas duas formas, visto que a referida taxa, conforme previsto no art.145, II CF, poderá ser instituída pelos estados, municípios e o distrito federal, pela atuação do poder de policia, que é a fiscalização por parte do ente público, ao fato do contribuinte que exerca determinada atividade que necessita de fiscalização.
Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar as respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.

Outros materiais